A Associação Brasileira de Normas e Técnicas(ABNT) é uma organização dedicada à promulgação de normas e diretrizes para todos os aspectos do trabalho científico e industrial brasileiro. A ABNT organiza a elaboração, promulgação e uso de dezenas de milhares de normas e diretrizes que auxiliam as empresas em todos os setores industrial, comercial e acadêmico, desde de componentes eletrônicos para equipamentos de construção, até tecnologias para tirar leite  de gado, até os livros e trabalhos científicos. Todos eles têm normas que devem ser seguidas, como parte das boas práticas de negócios, segurança e formalização do trabalho.

Padrões de segurança

Existe uma série de normas e técnicas que delineiam as boas práticas de segurança para a preparação, uso e limpeza de todas as máquinas e ferramentas comuns. As normas de segurança incluem as prensas hidráulicas de alimentação, prensas mecânicas, dobradeiras de energia, tesouras, moinhos manuais e furadeiras, máquinas de trituração, máquinas de serrar metal, e outros dispositivos. Isto ajuda uma empresa a estar de acordo com normas do INMETRO e também garante que o produto não será nenhuma ameaça para seus usuários.

Padrões nacionais para produtos

Já percebeu que teclados na norma ABNT tem o “ç”? Isso é padronização da ABNT, que só permite a venda destes produtos se estiverem dentro da norma.

Definição e medição da produtividade dos equipamentos

Também, temos métodos para medir a produtividade do equipamento. Refira-se que, no contexto desta especificação que a produtividade dos equipamentos é significativamente afetada por outros que não apenas o próprio equipamento, incluindo as decisões de operação, configurações, itens específicos para instalação, a disponibilidade de matéria-prima, as questões de programação e assim por diante fatores. O uso correto destas especificações exigem que o desempenho do equipamento seja monitorado usando as métricas de confiabilidade do equipamento, disponibilidade e capacidade de manutenção. Assim sendo, um produto sai para o mercado tendo garantia de usabilidade durante toda sua vida útil para o serviço ao qual foi definido.

Padronização ABNT

Apesar de ser mais conhecida por suas normas técnicas para trabalhos científicos, a ABNT faz parte de muitos outros padrões importantes em nosso dia a dia. (Foto: www.fcnoticias.com.br)

Uso seguro de maquinário e outros produtos médicos

Várias normas focam sobre o uso seguro de maquinários e outros produtos com fins médicos. Estes padrões oferecem informação sobre os tipos apropriados de produtos para alguns fins, a intensidade máxima com que devem ser usados e assim por diante.

Cores de segurança e sinalização de segurança

Organização Internacional para as especificações cobre os tamanhos, formas e cores de vários sinais de segurança. Ela estabelece um sistema de classificação baseado em desempenho para sinais de segurança relativos ao ambiente esperado serviço, materiais, propriedades fotométricas, os meios de iluminação, métodos de fixação e superfícies apropriadas. Note-se que é o equivalente a ISO internacional, uma vez que a ABNT é a representando da ISO no Brasil.

Legitimação de livros e trabalhos acadêmicos

Não apenas um livro, mas trabalhos acadêmicos seguem as normas técnicas da ABNT para terem reconhecimento e legitimação do trabalho. Apesar de muitos torcerem o nariz para as normas da ABNT, são elas que ajudam os pesquisadores a encontrarem os trabalhos de boa qualidade e legitimá-los, além de os usarem como fontes para pesquisas. Quem vai tentar um mestrado ou doutorado vai precisar ainda mais de se familiarizar com as normas e técnicas da ABNT.

Padronização ISO, IEC e COPANT

A ABNT é a representante oficial para a certificação nas normas ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização). Tais certificações são necessárias para exportação, importação e muitos outros fins, garantindo a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.