Números que usam iniciais 0300, 0500, 0800, 0900, 3003, 4004 se tornam cada vez mais comuns. Tem empresa que além disso, ainda usa ferramentas de comunicação online para entrar em contato com seus clientes. Destes, o mais popular é ainda o serviço 0800, tido como gratuito, e por isso, as pessoas passam a associar os outros números também com a gratuidade, mas não é bem assim. Entender as diferenças entre estes números pode te ajudar a poupar um dinheiro nas ligações e não deixar que as empresas se aproveitem da sua inocência.

Números com 0300

Este número foi criado com uma tarifa única nacional, ou seja, independentemente da hora da ligação, local ou destino, o preço pago por minuto é o mesmo em todo o território brasileiro. O dinheiro arrecadado com os serviços 0300 não vai para a instituição que usa o 0300 mas sim, para a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC – telefones fixos). Os valores tem que ser divulgados pela instituição que usa esse telefone para os usuários e clientes que o vão utilizá-lo. Nos últimos tempos, a Anatel suspendeu a liberação de números com este prefixo, em uma tendência que provavelmente eles irão acabar em breve.

Números com 0500

Doação a instituições de utilidade pública, como a Unicef, durante o Criança Esperança. O valor da ligação é estabelecido pela Anatel e no momento da escrita deste artigo tem o valor de R$ 0,27 o minuto para chamadas originadas do STFC (telefones fixos) e R$ 0,51 para chamadas originadas de celulares. Independente do valor pago para a doação, o valor da chamada também será pago junto aos valores doados.

Números com 0800

Quem paga por este tipo de chamada é aquele que a recebe. Ou seja, para quem disca este número, a chamada é gratuita, pois normalmente são serviços públicos ou de atendimento de instituições e grandes empresas.

Números diferentes para ligação

Entendendo o que cada número significa irá te ajudar a não ligar para números por engano e ter que desembolsar um dinheiro que você não tem. (Foto: www.luis.blog.br)

Números com 0900

É o número usado pelo Serviço de Valor Adicionao (SVA). São os “disque alguma coisa”, sendo essa coisa amizade, bate papo, serviços esotéricos, e muitos outros. O usuário, neste caso, paga pela ligação e pelo serviço oferecido. O não pagamento pode resultar no cancelamento ou bloqueio da linha telefônica.

Números com 3003 ou 4004

Talvez estes sejam os números que criam mais dúvidas. Não há diferença entre eles. O número 4004 já está saturado, ou seja, todas as combinações possíveis já estão em uso. O serviço foi então continuado usando o serviço 3003 e em ambos, a abrangência é nacional. São consideradas chamadas compartilhadas, onde o cliente paga sempre uma ligação local e a empresa que recebe a ligação, independente de onde esteja, pagará pelo restante da chamada. Há um custo para o usuário, mas é menor do que se ele ligasse diretamente.

Números com 4003

É parecido com o 3003 e o 4004, só que menos abrangente. Funciona da mesma forma, com a redução de custos para quem liga de capitais e regiões metropolitanas que compartilham o mesmo DDD de capitais.

Considerações sobre os diferentes números adotados

Com o advento dos aparelhos celulares e a diminuição de pessoas que preferem ter linhas fixas, os custos de ligações também aumentaram, já que a ligação em redes móveis é ainda mais cara do que a de linhas fixas. Por isso, muitas empresas estão parando de adotar o 0800, pelo menos para celulares, e passando a usar os números 3003, 4003 e 4004. Os usuários pouco percebem estas mudanças, muito mais por inocência ou despreocupação. Mas é importante ficar atento a isso. Imagine por exemplo seu banco: você já paga uma mensalidade pelos serviços prestados e ainda tem que pagar por uma ligação? Pode até ser legal, mas não é justo. E o fornecimento da linha 0800 deve ser um diferencial de empresas que realmente querem fazer a diferença e dar o melhor atendimento aos seus clientes.

Quais destes números vocês já conhecem? Já passaram por algum problema por conta de escolher números errados para ligar? Compartilhem suas experiências conosco nos comentários abaixo!