Você já deve ter visto em algum menu ou parte de seu navegador o termo extensão do navegador. Ao compreender o que são as extensões, você realmente poderá usufruir melhor do que seu navegador tem a oferecer e otimizar seu uso da internet. Vamos entender de forma bem simples e prática o que é uma extensão de navegador.

O que são as extensões dos navegadores?

Extensões do navegador permitem que você adicione novas funcionalidades ao seu browser, literalmente estendendo seu browser para além das funções básicas do acesso a páginas na internet.

Isso significa que você pode personalizar o seu navegador com os recursos que são mais importantes para você. Pense em extensões como formas de agregar novas funcionalidades para que o navegador já pode fazer.

Como funcionam as extensões dos navegadores?

As funcionalidades agregadas ao navegador podem ser mais poderosas ou modestas, dependendo de suas necessidades. Por exemplo, você pode instalar uma extensão de conversão de moedas, que mostra-se como um novo botão ao lado da barra de endereços do seu browser. Clique no botão e ele converte todos os preços em sua página da web atual em qualquer moeda que você especificar. Isso é útil se você é um viajante internacional que faz a maior parte de seu planejamento de viagens e reservas online. Extensões como estes permitem aplicar o mesmo tipo de funcionalidade para cada página da web que você visitar.

Extensões do navegador também pode agir por conta própria, fora das páginas web. Uma extensão notificadora de e-mail pode viver na barra de ferramentas do navegador, verificando constantemente se há novas mensagens em sua conta de e-mail e deixar você saber quando chegarem novas mensagens. Neste caso, a extensão está sempre trabalhando em segundo plano, não importa em que página web que você estiver, e você não tem que fazer login para seu e-mail em uma janela separada para ver se você tem novas mensagens.

Addons e extensões de navegadores

Todos os navegadores já possui algum tipo de extensão ou addon. Pesquise e encontre os melhores para seu computador! (Foto: www.found.co.uk)

A história das extensões dos navegadores

Quando as extensões dos navegadores primeiro apareceram, os desenvolvedores muitas vezes tiveram que construí-las em linguagens de programação incomuns ou em linguagens pesadas, como C + +. Isso dava bastante trabalho, tomava bastante tempo e precisava de muito conhecimento. Adicionando mais código para o navegador também acrescentava preocupações de segurança, uma vez que dava a atacantes mais chances de explorar o navegador através de falhas na programação das extensões. Como o código podia causar algum tipo de conflito com o navegador puro, as extensões eram conhecidas por causar falhas no navegador também.

Hoje, a maioria dos navegadores permitem que os desenvolvedores escrevam extensões nas linguagens básicas e amigáveis de programação da web, como HTML, JavaScript e CSS. Essas são as mesmas linguagens usadas para construir aplicações web mais modernas e páginas da web. Extensões de hoje são primas muito mais próximas dos aplicativos web. As extensões hoje são mais rápidas e mais fáceis de construir, mais seguras, melhoram a cada dia, junto com os padrões web que estão construídas em cima.

Como encontrar uma extensão do Chrome ou do Firefox?

Para descobrir novas extensões, confira galeria de extensões do seu navegador. Você vai ver milhares de extensões que podem ajudar a tornar a navegação mais eficiente ou simplesmente divertida, a partir de extensões que permitem destacar e rabiscar notas em páginas da web enquanto você está fazendo uma pesquisa, jogos e muito mais.

No Chrome, para acessar as extensões, basta acessar a Chrome Web Store. Para o Firefox, acesse a página de add-ons do navegador.

Quais extensões vocês mais usam? Quais vocês sugerem? Não deixem de compartilhar suas opções no espaço abaixo!