Você não precisa contratar especialistas e gastar rios de dinheiro para fazer a árvore genealógica de sua família. Tudo que você precisa é um pouco de tempo e paciência para pesquisar a história de seus antepassados, começando desde o simples e indo até etapas mais complexas e complicadas do processo.

Inicie sua árvore genealógica

Sua família imediata, muitas vezes é a chave para iniciar a sua pesquisa da árvore genealógica. Grave os nomes de seus pais, avós, tias, tios, irmãos e primos enquanto você começa a explorar sua árvore genealógica. Peça a cada parente informações sobre indivíduos específicos e reúna detalhes sobre suas vidas, incluindo apelidos, lugares em que viveram, informações vitais (incluindo nascimento, casamento, morte) e as datas, ocupações e outras pistas importantes. Questionários e ferramentas para montar a árvore genealógica online são várias.

Pesquise a sua casa para álbuns de família, diários e documentos

Diários e álbuns de família muitas vezes guardam pistas importantes para a pesquisa da árvore genealógica. Examine sua casa para registros vitais (certidões de nascimento), registros escolares, álbuns de família, diários e cartas, fotografias antigas e caixas de recordações que contam histórias sobre sua família.

Comece com o básico

Use sua pesquisa inicial para suas primeiras buscas e, em seguida, analise os resultados para alcançar uma estratégia de sucesso pessoal. Essa pesquisa vai dar o pontapé inicial para um aprofundamento rumo à partes mais difíceis da sua árvore genealógica.

Pesquisando sua árvore genealógica

Um simples desenho da árvore genealógica pode ser o começo de histórias fantásticas e complexas sobre sua família. (Foto: alzheimersactivities.wordpress.com)

 

Desenhe e visualize melhor sua árvore genealógica

Com os primeiros dados em mãos, construa sua árvore genealógica para organizar os seus resultados. Mantenha sua pesquisa e registros organizada para que você continue a encontrar novos detalhes relacionados com a sua família. Digite ou escreva informações importantes, incluindo nomes, datas e lugares para construir uma base sólida como você continuar a explorar a sua história familiar.

Descubra histórias com sua árvore genealógica

Ao construir a sua árvore genealógica, identifique uma história potencial sobre a família que você esteja interessado em começar a explorar. Arquivos de jornais e registos relacionados com as histórias da sua família em sua pesquisa podem ser anexados para explorar essas histórias, que podem incluir o serviço militar (como explorar os registros do serviço militar da Primeira Guerra Mundial), histórias ocupacionais (memórias de um primeiro salário ou o tempo gasto na Marinha Mercante), memórias de ensino (cursos de ensino médio ou faculdade) ou uma lenda familiar (um antepassado que cometeu algum crime ou recebeu alguma honraria).

Pesquise fontes para construir sua árvore genealógica

Existem grupos, blogs, podcasts e livros sobre árvores genealógicas que podem te ajudar nessa construção. A conversa com familiares é uma das técnicas mais precisas, mas pode ser difícil encontrar parentes distantes, principalmente os mais velhos que não usam a internet.

Procure informações nos censos brasileiros

O IBGE pode ajudar como importante fonte de dados. Muitos museus e a biblioteca nacional mantém registros de imigrantes que chegaram ao país, além de registros de escravos, que podem ajudar a dar continuidade à construção da sua árvore genealógica.

Pesquisa a história de uma família de cada vez

Concentre-se em uma ou duas famílias de cada vez para ajudar a organizar a sua investigação e aumentar a sua produtividade. Selecione uma ou duas famílias que lhe interessam, em vez de tentar resolver toda a sua árvore genealógica de uma só vez. Isso significa escolher se você quer explorar o lado materno ou paterno da família.

Reúna os materiais de parentes

Seus parentes provavelmente terá recursos importantes em suas casas que podem ajudar a sua pesquisa. Álbuns familiares, cartas, certificações e outros materiais importantes pode estar a apenas um telefonema de distância. Alguns membros da família podem ter informações genealógicas de outros parentes que também trabalharam sobre a história da família e que podem ajudar a alavancar a sua pesquisa.

Encontre estudiosos e pesquisadores sobre a história das famílias brasileiras

Conecte-se com outros genealogistas e historiadores de famílias através de grupos locais ou eventos acadêmicos. Você também pode enviar perguntas online para diferentes fontes com o objetivo de buscar mais informações. Assistir aulas sobre a pesquisa de árvores genealógicas, registros de história da família em faculdades é um passo importante para encontrar respostas, tanto para iniciantes quanto genealogistas avançados.

Você já pesquisou suar árvore genealógica? Como ficou sua árvore? Quais foram os desafios que você enfrentou?