Um plano de estudo é um cronograma organizado que os alunos criam, definindo horários de estudo e objetivos de aprendizagem. Um bom e dedicado estudante deve elaborar um cronograma de estudo onde eles podem separar os dias e horários em seu calendário dedicados para os estudos de diferentes tópicos. Criar um plano de estudo não só ajuda a tornar seus estudos mais organizados, mas também o torna responsável por seus resultados de aprendizagem. Se você é um aluno online, um plano de estudo é ainda mais importante no seu sucesso, já que você precisa ter auto-disciplina e determinação para completar seus estudos sem as lembranças constantes de um instrutor.

Por que preciso de um plano de estudos?

Um plano de estudos é uma forma eficaz de ajudar você a navegar até seu objetivo forma organizada. Cada aluno irá desenvolver um plano de estudo diferente, pois não há nenhum plano de estudo único para todos. Ao criar o seu plano de estudos personalizado, você terá que fazer uma auto-avaliação de sua gestão de agenda e horário atual. Encontre dias em que você tem menos compromissos pessoais e quando você pode espremer algum tempo de estudo. Lembre-se que cada aluno estuda diferente e, por isso, a quantidade de tempo que você precisa para estudar será diferente do tempo que seus colegas se dedicam a estudar. Alguns alunos acham que estudar à noite, durante 30 minutos é mais realista do que estudar algumas vezes por semana, durante um longo período de tempo.

Metas do plano de estudos

Você vai ter que identificar suas metas de aprendizagem para cada sessão de estudo, afim de maximizar estes tempos de estudo programadas. Determine por que você está estudando, e desenvolva um plano que possa ajudá-lo a atingir esses objetivos. Leve em consideração os próximos testes, sua média em determinados cursos e projetos que você antecipa que vão demorar mais tempo do que os outros.

Por último, crie um plano de estudo razoável. Embora você deva reservar tempo suficiente em sua programação dedicada aos seus estudos, estudar cinco horas sem pausa irá prepará-lo para o fracasso. Você pode gastar menos tempo estudando, se você fizer isso corretamente.

Organizando os dias de estudos

Um calendário digital ou de papel é necessário para tornar seu plano de estudos mais organizado. (Foto: divulgação)

 

Plano de estudos passo a passo

Passo 1: Crie um gráfico de tempo de suas atividades atuais. Ele permite que você veja como você gasta seu tempo a cada dia. Para um período de uma semana, tome notas sobre suas atividades diárias. Grave coisas como quando você está no trabalho, na escola ou em casa com a família. Mesmo anote quando você come e dorme. Depois de ter feito isso por uma semana, procure vezes que você pode incluir uma hora dedicada a estudar. Este gráfico pode ser útil para determinar dias e horários que são consistentes a cada semana e que você pode se dedicar aos estudos.

Passo 2: Desenvolva um cronograma. Agora que você determinou dias e horários disponíveis para estudar, faça uma marca em sua agenda ou calendário. Use notas detalhadas para marcar as matérias e assuntos de estudo no calendário. É melhor ter um horário escrito para que você não se esqueça. Vê-lo escrito pode fazer parecer mais importante, como uma consulta médica que você não pode perder. Além disso, é útil anotar que assunto você pretende estudar, de modo que você pode ter certeza de dedicar tempo suficiente para cada uma das matérias a serem estudadas. Por exemplo, às segundas-feiras e quintas-feiras podem ser separadas para estudar matemática, enquanto terças-feiras e sextas-feiras podem ser dedicadas ao estudo do Inglês.

Passo 3: Determine seus objetivos do plano de estudos. No início de cada semana, determine por que você precisa estudar e o que você pretende realizar em cada dia de estudos. Você quer aumentar a sua média em uma matéria especial, afim de manter uma média geral melhor? Você está se preparando para uma grande prova? Por exemplo, se você está estudando para uma prova importante ou concurso, altere o seu plano de trabalho duas semanas antes da prova para incorporar revisão dos testes antigos e notas de suas sessões de estudos. Por outro lado, quando você não tem uma prova próxima, use seu tempo de estudo para ler um capítulo à frente, afim de compreender a próxima matéria. Você vai precisar de adequar o seu plano de estudos, dependendo de suas metas semanais. Por isso, certifique-se de analisar o que você pretende obter de cada sessão de estudo. Embora seja tentador pular a sua sessão de estudos quando não há uma prova próxima, você vai reduzir o tempo de preparação para o teste futuro através da leitura à frente e se preparar para o que vem a seguir.

Passo 4: Mantenha a sua programação. Um plano de estudo funciona melhor se for seguido de uma forma consistente. Você deve tentar desenvolver um plano de estudo que você possa seguir e cumprir, dependendo das matérias e assuntos que pretende aprende. Você vai ter que reavaliar o seu plano e ajustá-lo periodicamente. Lembre-se, a coisa mais importante é seguir o seu plano.

Estratégias para seguir estudando efetivamente

Uma maneira de garantir que você seguirá com seu plano é programar o tempo para outras atividades. Ao atingir uma programação equilibrada, sua mente estará mais receptiva durante o tempo dedicado aos estudos. Se você agendar vários longos dias seguidos estudando, você vai desanimar e será tentado a desistir. É aceitável e até recomendável você agendar um horário para as atividades não acadêmicas, como o exercício, passatempos, e socializar com outras pessoas. Quando você está estudando, lembre-se de fazer pausas, afim de evitar que se sinta sobrecarregado.

Por último, alguns alunos acham que é útil encontrar um parceiro estudo. Estudar com um colega permite a colaboração e discussão. Ao criar o seu plano de estudo, verifique com outros alunos para determinar se você pode coordenar sessões de estudo. No entanto, se você tende a socializar mais do que estudas quando você está perto de outras pessoas, mantenha um plano de estudo independente. Se você optar por estudar com um parceiro, escolha alguém com quem você é provável permanecer focado.

Use ferramentas e aplicativos

Se manter um cronograma de papel e caneta não é útil para você, considere outras maneiras para manter seus estudos em dia e organizados. Use aplicativos e sites para organizar o tempo dedicado às tarefas. E compartilhe nos comentários as estratégias que você usa para estudar e os aplicativos que recomenda a outros estudantes!