Vodka é uma bebida alcoólica forte, tradicionalmente criada a partir da fermentação de batata, trigo ou frutas. Existem diversas variedades de vodca disponíveis para o consumidor em diferentes gamas de preços. Escolher qual a melhor vodka depende, em grande medida, da utilização pretendida.

Escolhendo a vodka mais barata

Vodkas mais baratas podem ser usadas ​​para vários tipos de bebidas mistas, sendo a resposta mais prática para qual a melhor vodka para fazer caipirinha ou para cozinhar. O gosto varia um pouco entre as marcas de vodka mais baratas, sendo recomendável que você compare e encontre a que mais agrada seu gosto.

Os consumidores preocupados com o preço podem querer procurar as nacionais para manter em seu bar em casa ou servir em uma festa. Vodkas baratas podem ser misturadas com refrigerantes ou sucos de frutas para o preparo de bebidas mistas rápidas, como a caipiríssima. Elas também podem ser usadas ​​para fazer shots à base de gelatina e outros tipos de bebidas para festas. A vodka mais barata também pode ser usada no cozimento de receitas que pedem a vodka para deglaçar (dissolver em líquido) os ingredientes.

Vodkas importadas são melhores?

Na hora de escolher qual a melhor vodka importada, é recomendado que você não olhe tanto o “importado”, mas sim, a sofisticação da vodka, ou seja, seu renome perante os bartender profissionais. Vodkas mais sofisticadas são mais apropriadas para consumo direto ou para servir em coquetéis no qual o sabor da vodka vai se destacar. Dentro das vodkas sofisticadas, você tem também as vodkas aromatizadas e vodkas com diferentes sabores, que podem ser servidas sozinhas ou com outros ingredientes em um drink especial.

Não se iludir com preço da vodka

Preço não significa qualidade. Tanto é que uma boa parte das marcas frequentemente listadas nas dez melhores vodkas do mundo tem preços abaixo de R$100. (Foto: www.thekitchn.com)

Qual a melhor vodka brasileira?

Sabendo que a questão da vodka ser importada não é tão importante para a qualidade, uma vodka brasileira pode atender perfeitamente suas exigências. Novamente, vale a pena comparar os sabores antes de descobrir qual a melhor vodka nacional, pois o paladar de cada pessoa muda e uma vodka pode ser ruim pra uma pessoa e boa para outra.

Qual a melhor vodka do mundo?

Assim como o vinho, você terá várias respostas, e o consumidor médio não sentirá uma grande diferença de gosto. Apenas os especialistas realmente diferenciam as vodcas mais baratas das vodkas mais caras. Porém, um bom meio termo são as vodkas que encontramos no “meio termo” entre as vodkas mais caras e as mais baratas. Em geral, vodkas no meio termo são boas o suficiente para ser servidas sozinhas ou como ingrediente de coquetéis que dependem da vodka para muito de seu sabor. Uma pergunta que você terá na hora de escolher uma vodka meio termo será se qual a melhor vodka skyy ou smirnoff, porque ambas estão na mesma faixa de preço. Novamente, destacamos que o que importa é o seu gosto, não o preço da vodka. Só não vá decidir experimenta ruma vodka nova dias antes de uma prova de vestibular, ou os ingredientes e método de preparo diferentes podem resultar em uma ressaca de dias.

Qual a melhor vodka: ciroc ou grey goose?

Ao mesmo tempo em que se responde a pergunta sobre a melhor marca de vodka do mundo, marca como Ciroc e Grey Goose são constantemente citadas, bem como respostas diferentes sobre qual a melhor vodka Absolut, já que esta marca tem várias opções de sabores e misturas para suas vodkas, desde os tipos mais baratos até os mais caros.

Vodkas premium, como Ciroc, Grey Goose e algumas linhas da Absolut podem ser caras, mas podem oferecer uma experiência única para muitos que são mais exigentes. Estes vodkas são melhor apreciados sozinha ou com gelo. Elas também pode ser servido em bebidas mistas, como martinis. O alto custo da vodka premium e o sabor sutil significa que os consumidores que não querem gastar muito podem querer salvar essas variedades para ocasiões especiais. Cuidado na hora de escolher, pois dentro da linha da Ciroc, Grey Goose, Absolut e muitas outras marcas premium existem as vodkas de “entrada” e as “topo de linha”. Compare e pesquise antes de gastar muito em uma vodka. E lembre-se que existem marcas melhores que estas citadas, mas que só são mais conhecidas entre os especialistas, tais como Reika, U’luvka, Snow Queen, Belvedere, Russian Standard, Heavy Water, Crystal Head, Silver Tree, Kauffman Luxury Vintage, só citando alguns exemplos.

E as vodkas aromatizadas/com sabores?

Vodkas aromatizadas são produzidos por misturar a vodka com frutas ou outros ingredientes. Enquanto a infusão ajuda a dar um aroma distinto para a vodka, o sabor adicional pode fazer essas marcas impróprias para uso geral. Os compradores devem lembrar que muitas receitas de coquetéis ficam com um gosto estranho quando misturadas com o tipo errado de vodka com sabor. Em geral, estes tipos de vodka devem ser servido utilizado sozinho sou em coquetéis que foram desenvolvidos com a infusão em mente. Vodcas com sabor, muitas vezes são usadas ​​para criar uma bebida especial para um bar ou restaurante e pode ajudar a fazer uma festa ou evento se destacar.

Qual a melhor vodka na sua opinião? Qual vodka você recomenda e por que?