Os agentes da polícia são normalmente empregados por agências de aplicação da lei estaduais e locais para fazer cumprir a lei. Eles são responsáveis por aplicar e manter as leis e investigar atividades suspeitas dentro de suas jurisdições de trabalho. Os policiais podem também trabalhar em prisões guardando os presos e pode, testemunhar em tribunal sobre casos em que eles estiveram envolvidos. Danos pessoais e potenciais perigo podem causar estresse para esses oficiais. Com essa informação, como fazer para ser policial federal? E como fazer para ser policial civil?

Para começar nesta carreira, você vai ter que estudar um bom bocado no começo, tanto para a prova do concurso quanto durante os estudos durante o treinamento.

O que você precisa para ser um policial?

Se você quer crescer na carreira de policial, necessariamente, precisará fazer um curso de Direito. Além desse curso, são necessárias algumas habilidades básicas para ser um policial exemplar: fortes habilidades de comunicação; conhecimento dos governos federal, estadual e leis locais; empatia, percepção, bom senso, capacidade de liderança, habilidade com uma arma de fogo, habilidades de forte intuição, paixão e dedicação para manter a lei. Algumas dessas habilidades você terá que praticar todos os dias, como habilidades com arma de fogo, para não ser pego de surpresa. Tanto quem quer aprender como fazer para ser policial feminina, quanto quem quer aprender como fazer para ser policial masculino, precisarão de treinamento em artes marciais, musculação, e contenção de grupos e indivíduos. Pode parecer nem tão importante esses últimos tópicos, já que é comum ver muitos policiais “barrigudos”. Porém, muitos desses “barrigudos” nunca precisaram sacar a arma para gerir um conflito. É ouvir, conversar e estar disposto a aprender muito com a experiência de outros.

Carreira policial

A carreira de policial é um tanto difícil, e vai exigir habilidades que você sequer imaginava possuir. (Foto: trainingandcareerexplorer.wordpress.com)

 

Obtenha a educação necessária

Quem está querendo aprender como fazer para ser policial florestal, ou como fazer para ser policial ambiental, terá que seguir os mesmos caminhos que um policial militar normal, através de concurso. Porém, nas áreas ambientais, os profissionais interessados podem se beneficiar ao fazer cursos de engenharia ambiental, técnico em meio ambiente, entre outros. A exigência para a polícia ambiental é de, pelo menos, ensino médio completo, mas já há concursos onde o nível mínimo é superior completo. É mais comum ser aberto um concurso de polícia militar e dentro dele, estar especificado o direcionamento para polícia florestal, mas pode ser aberto concurso específico para a carreira.

Quem está aprendendo como fazer para ser policial rodoviário federal, note que apenas o nível superior completo é aceito. Recomendamos uma graduação em direito, para quem quer ter uma carreira mais promissora na área.

Para aqueles que querem se tornar guardas municipais ou querem aprender como fazer para ser policial militar, ensino médio completo é uma exigência. Novamente, o curso de direito pode ajudar bastante a subir na carreira e facilitar o dia a dia como profissional. O mesmo vale para quem quer aprender como fazer para se tornar um policial civil.

Todas as instituições (guardas municipais, polícia militar, polícia civil, polícia federal) oferecem treinamentos e cursos constantes, além dos planos de carreira, que dão aumentos para quem continua estudando. Cursos e treinamentos também podem resultar em um bônus para o profissional. Por isso, é importante continuar os estudos sempre na carreira policial, mesmo que seja em faculdades à distância, pois fará uma grande diferença na sua carreira.

Dicas de Sucesso na carreira policial

Construa a resistência física e atlética – Oficiais de polícia precisam permanecer em plena forma física devido às exigências e os perigos envolvidos com a posição. Oficiais têm regularmente que perseguir ativamente e capturar criminosos que fogem cenas de crime. Participe de esportes de alto nível, juntamente com exercício regular, para construir a resistência e capacidade atlética necessária para se tornar um policial. Faça isso com o devido acompanhamento profissional, ou você pode acabar com problemas de saúde.

Faça cursos de línguas estrangeiras – Os agentes da polícia regularmente tem necessidade de trabalhar com pessoas de uma variedade de origens culturais, incluindo as pessoas que não falam o português, principalmente em cidades turísticas. Proficiência em língua estrangeira pode ajudar um policial a se comunicar de forma mais eficiente com testemunhas ou suspeitos, além de ganharem um bônus salarial por isso.

Concurso

Como dissemos, você terá que passar em um concurso para Polícia. O tempo necessário para você passar varia entre 6 meses a até 5 anos, dependendo de seus esforços e tempo de estudos. Durante esse tempo, continue também seus estudos normais, tais como um curso de graduação ou pós graduação, de forma a começar sua carreira policial com bônus por educação, além de expandir seus horizontes de concursos aos quais você poderá se candidatar.

Academia de polícia

Assim que você passar em um concurso e for chamado, você irá para o treinamento na academia de polícia. Geralmente, será necessário que você viaje para outra cidade para receber este treinamento, que envolve desde estudo das leis até a prática de exercícios físicos, uso de armas brancas e armas de fogo, e defesa pessoal. Prepare-se para ficar longe da família ou levar ela com você.

Dicas de sucesso para a carreira policial

Continue a estudar e seja amigável com seus colegas de trabalho, seus subordinados e seus superiores. Networking é importante mesmo em cargos públicos. Portanto, pratique a amizade ética e honesta, e você tem a garantia de um futuro promissor!

Você é policial? Quanto tempo levou para você ser aprovado? De quanto tempo foi o treinamento?