Arranhões em uma tela de LED, LCD, ou no seu tablet/smartphone podem afetar significativamente a qualidade da imagem e tornar mais difícil aproveitar seu programa favorito ou assistir ao grande jogo que você estava esperando assistir a semana inteira. Arranhões profundos são mais difíceis de remover, mas existem algumas coisas que se pode fazer em casa para remover arranhões leves de uma tela. Com um pouco de tempo e paciência, a tela fica brilhante e em nenhum risco.

Um cuidado importante: não use produtos abrasivos na sua tela. Exitem kits prontos de reparo para telas LED e LCD que podem piorar a situação, e não melhorar. Nossas dicas não servirão para danificar sua tela, mas protegê-la e “esconder” os riscos da forma mais eficiente possível.

Materiais adequados para uma limpeza de tela LED, LCD, smartphones e tablets

Antes de tentar limpar um eletrônico com tela LED, LCD, OLED, etc, e remover todos os riscos, é importante que você use os materiais adequados. Embora pareça que produtos limpa vidro e toalhas de papel possam ser eficientes, estes são os piores materiais a utilizar. Estes materiais abrasivos podem arranhar a tela ainda mais, deixando uma aparência de arranhado na tela. Em vez disso, use uma mistura de uma parte de álcool para 20 partes de água destilada para limpar impressões digitais e manchas. Use um pano de microfibra macia, sem fiapos, para remover qualquer sujeira e detritos sem danificar a tela. Uma boa limpeza de tela é uma parte essencial de manutenção de computadores que você mesmo pode fazer.

Removendo arranhões com álcool isopropílico

O primeiro método para a remoção de arranhões de uma TV LCD de tela plana é com álcool isopropílico. Comece limpando a tela inteira com a mistura bem diluída. Em seguida, umedeça um pano de microfibra limpa com a solução e esfregue suavemente em um movimento circular. Continue até que o risco desapareça. Só funciona para riscos pequenos, e você não pode ficar insistindo com o álcool sobre a tela, ou corre o risco de danificar a película anti reflexo do seu monitor ou tela LED/LCD.

Problema de arranhão na tela

Nem todo arranhão de um monitor será fácil de remover. Principalmente arranhões mais profundos, frequentemente, você não conseguirá remover por completo, apenas disfarçar. (Foto: www.youtube.com)

Preencha arranhões com vaselina em óleo

Vaselina remove temporariamente arranhões na tela, preenchendo-os. Utilizando um cotonete, peque uma pequena quantidade de vaselina e passe sobre o arranhão. Use um pano de microfibra para limpar o excesso. Tenha cuidado para não esfregar muito pesado para que uma pequena quantidade permanece no arranhão. Limpe a área em torno do arranhão com a solução diluída de álcool. Repita este processo quando a vaselina começar a desaparecer e o risco voltar a aparecer. É o método mais eficiente, de longe, e ainda protege sua tela de outros arranhões.

Apagando arranhões com borracha branca

A borracha branca também ajuda a remover arranhões, preenchendo-os. A borracha usada para reparar o arranhão deve ser nova, já que marcas de lápis sobre a borracha (grafite) pode danificar ainda mais a tela. Basta esfregar a borracha sobre o arranhão até desaparecer completamente. Utilize o pano macio para remover as marcas extras de borracha da tela.

Investir em um Kit de reparo do risco LED: NÃO!

Não pense em investir em um kit de reparo do risco LCD. Estes kits incluem uma solução de limpeza e um creme de polimento abrasivo. Eles geralmente incluem um pano macio ou uma almofada para aplicar o polidor na tela, o que vai, mais de 100% das vezes, danificar sua tela e não consertar seu arranhão.

Mas não dá pra consertar o arranhão da tela?

Infelizmente, o arranhão é algo só reparado com a troca da tela ou a remoção da película anti reflexo, algo que é bem difícil de fazer. A borracha branca e a vaselina são muito eficientes na remoção do arranhão e, apesar de serem soluções temporárias, funcionam bem melhor do que ter que comprar uma tela nova.

Conhece outras dicas que não colocamos no nosso artigo? Deixe nos comentários!