O mais difícil desafio para publicidade e marketing nos dias de hoje não é o custo, mas encontrar uma estratégia para enviar a sua mensagem diretamente ao seu público alvo. Seja através de publicidade gratuita, ou publicidade paga, você tem de investir tempo, estudos, e muita pesquisa para conseguir ter o conhecimento suficiente em publicidade e marketing para não gastar fortunas no caminho para vender seu produto ou serviço.

Publicidade grátis na internet

Não existe almoço grátis. A célebre frase é verdadeira, também para a publicidade. Uma publicidade gratuita na internet é geralmente uma amostra grátis de um serviço, ou um tipo de publicidade que você terá de investir bastante tempo e dinheiro para conhecer e dominar. Mesmo a publicidade através de Redes Sociais tem se tornado mais difícil, dado que as Redes Sociais darão mais destaque às páginas e postagens de empresas que paguem por isso, e não à sua empresa.

Isso não quer dizer que você não possa começar a fazer publicidade grátis na web. Só quer dizer que você precisa ter mais foco e, antes de sair gastando dinheiro ou tempo em publicidade, aprender como ela funciona. Trocando em miúdos: vender sem gastar em marketing e publicidade é quase impossível.

Objetivo principal do Marketing

O principal objetivo de publicidade e marketing é conectar seus produtos e serviços ao público alvo, da forma mais eficiente e barata. (Foto: enterprise54.com)

Torne-se um especialista em publicidade gratuita

Publicidade não é sempre a melhor maneira de “vender seu peixe” nas redes sociais. As pessoas valorizam um bom conteúdo, e pode ser um produto, serviço, ou informação de nicho que agrade aos seu público alvo. Através de blogs, tuítes, compartilhamentos, e atualizações sobre as coisas relevantes para sua área de trabalho, você pode construir credibilidade e um público fiel.

Você provavelmente tem experiências para compartilhar com os clientes em potencial. Você pode escrever artigos em blogs sobre como fazer, criar vídeos educativos sobre os seus produtos em ação, ou postar fotos e tuítes sobre uma feira profissional da qual você participou. Cada pedaço de conteúdo que você postar online, seja em um blog, sua página no Facebook, ou em sites de terceiros, há o potencial de impulsionar a sua marca e busca da unidade resultados e tráfego com muito pouco ou nenhum custo. É usar as redes sociais para fazer dinheiro.

Redes sociais de compartilhamento de vídeos são também grandes aliadas. Com um pequeno investimento em um software de edição e um câmera melhor, você poderá começar a construir conteúdo de qualidade e agregar muitos potenciais clientes ao seu público.

Publicidade grátis de sites: cultive usuários!

A internet mudou muito a comunicação e relação entre o público e os vendedores. Se você entender o ecossistema de mídia sociais, a publicidade grátis é uma consequência desse investimento na dedicação aos seus clientes. Apple, Google, Redmi, são algumas das empresas que investem pesado em “cultivar” e “mimar” seus clientes, ou seja: criar a fidelidade de marca.

Isso significa se dedicar a conhecer as pessoas influentes na sua área de atuação, seja em sites ou em redes sociais. Entenda o que o seu público alvo está procurando, e o que estão falando sobre sua marca. O tempo dedicado nessa pesquisa vai te mostrar onde você precisa mudar ou investir para cultivar um público maior.

 

Melhor publicidade grátis: facilitar que as pessoas te encontrem pela internet!

Google, Yelp e outros sites querem saber mais sobre você e sua empresa. No Maps, do Google, no Nokia Maps, nos mapas do Facebook, e no OpenStreetMap, você pode inserir dados de seu negócio, tais como endereço, telefone, horário de abertura e fechamento, etc. Há vários sites de catálogos e classificados online onde você pode cadastrar seu negócio gratuitamente, e é uma das primeiras coisas que você deve fazer quando quiser investir em publicidade.

O mundo ainda precisa da propaganda tradicional

A Pepsi, quando a febre das redes sociais começou, decidiu que iria investir mais em marketing não tradicional e em mídias sociais. Como resultado, ela perdeu público, teve as vendas reduzidas, e teve de voltar a investir no marketing tradicional.

A verdade é que todos os tipos de publicidade continuarão existindo, tanto online quanto offline. E você tem que divulgar seus produtos e negócios em todos os canais possíveis. Boca a boca, panfletos, cartazes, outdoors. O boca a boca, por exemplo, é uma publicidade grátis, mas que dependerá dos seus investimentos diretos na qualidade de seu produto e serviço.

Curso de publicidade grátis

O SEBRAE, a FGV, e muitas outras instituições renomadas oferecem cursos gratuitos de publicidade online. São cursos simples e fáceis, que vão te dar o conhecimento base para o marketing e propaganda. Livros de marketing, de autores como Lovelock, Writz, e Kotler, podem ser uma boa fonte de referências para direcionar melhor seus esforços de publicidade e assim, garantir que seu esforço, tempo, e dinheiro tenham reais resultados sobre suas vendas.

Como você faz publicidade de seus produtos e serviços? O que recomendaria para outras pessoas? Deixe nos comentários seus conselhos e experiência com publicidade!