Limpe as permissões de acesso a suas redes sociais!
Toda vez que você instala um aplicativo no seu aparelho celular, ele pede uma autorização para ter acessos a recursos do seu aparelho, seus dados pessoais, ou às suas redes sociais. Em algum momento, você com certeza perderá o controle de quais aplicativos tem acesso a diferentes informações, o que pode ser potencialmente perigoso para sua privacidade.
Mas como controlar essas permissões? Como “desautorizar” um aplicativo de ter acesso às minhas redes sociais?
Aplicativos e privacidade
Se você tiver dado permissão para vários aplicativos e sites em suas contas pessoais, pode ser bastante incômodo tentar descobrir onde ir para revogar o acesso e excluir esses aplicativos. Você pode achar que não precisa disso, até que um aplicativo começa a fazer postagens na sua linha do tempo do Facebook, por exemplo, usando seu nome.
Leia também
- Como se esconder de pessoas indesejadas no Facebook?
- Roacutan (Isotretinoína) no Orkut – Como acabar com as espinhas
Limpar as permissões de acesso a suas redes sociais
Existem alguns aplicativos que fazem, com facilidade, todo o processo de identificar e filtrar todos as permissões que você já deu para sites e aplicativos. Através de links diretos para suas contas de Facebook, Twitter, Google, Yahoo, LinkedIn, Dropbox, Instagram e Flickr, Você pode gerir todas as permissões que já deu para aplicativos usarem as informações desses sites. É bem organizado e fácil de fazer.
Ou você pode acessar os links de permissões para aplicativos diretamente dos sites das redes sociais:
Permissões de aplicativos no Facebook – Opção “Conectados com o Facebook”, dá para configurar aplicativo por aplicativo. Opção “Aplicativos, sites e Plugins”, você consegue ativar ou desativar a conexão entre apps e o Facebook. Na opção “Aplicativos que outras pessoas usam”, é possível editar a quais informações os aplicativos que outras pessoas usam terão acesso.
Permissões de aplicativos no Twitter – No Twitter, você só tem as opções de “Desconectar” ou “Revogar acesso”. Em cada app, após “Permissões”, o Twitter descreve o que o aplicativo é permitido fazer com sua conta.
Permissões de aplicativos no LinkedIn – No LinkedIn, você tem a opção de “Remover” o aceso a partir de aplicativos externos.
Permissões de aplicativos no Instagram – No Instagram, é possível “Revogar acesso”, além de ver que tipos de informações cada aplicativo tem acesso.
Permissões de aplicativos no Dropbox – Na seção de “aplicativos conectados”, você pode permitir ou remover a permissão dos aplicativos para acessarem ou usarem seu armazenamento no Dropbox. Tem disponível o logotipo e nome de cada aplicativo, bem como o tipo de permissão que ele tem para acessar sua conta Dropbox.
Como limpar as permissões de aplicativos e sites?
As páginas tem informações como nome e logotipo dos aplicativos que tem permissão para acessar sua rede social. Quando você usar o serviço de gestão de permissões de cada uma das redes sociais acima, você provavelmente vai se surpreender ao descobrir quantos aplicativos para os quais você concedeu acesso às suas contas.
Em todas as páginas acima, é possível editar as permissões aos aplicativos individualmente. Em grupos, geralmente, as redes sociais só permitem remover ou permitir o acesso. Individualmente, algumas das redes sociais dão a possibilidade de um “meio termo”, entre permitir o acesso total às suas redes sociais, ou revogar o acesso completamente. Outros, só permitem que você autorize ou revogue o acesso, sem meios termos.
Mas tem problema deixar as permissões dos aplicativos para as minhas redes sociais?
Pode parecer inofensivo que todos os aplicativos tenham acesso direto às suas contas privadas, e na maioria das vezes é inofensivo mesmo. Mas com os crescentes relatos de serviços que estão sendo hackeado e informações pessoais sendo liberadas, é melhor prevenir do que remediar.
Eu sempre dou uma verificada nas permissões das minhas contas e vejo quais aplicativos estão conectados. às minhas contas. Alguns deles, mantenho as permissões. Outros, eu removo. Na maioria das vezes, são aplicativos de sistemas operacionais móveis que dei a permissão sem perceber. Passei a tomar mais cuidado com isso.
Vale a pena também começar a administrar melhor suas redes sociais para expor menos informações pessoais, e correr menos riscos online.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
Como criar um meme?
Como fazer para não aparecer à idade no Facebook?
Como usar o Facebook, YouTube ou Twitter para ganhar dinheiro?
Linha do tempo no Facebook – Como ativar?