Eu sou um cara que bebe muito pouco. Na maioria das vezes em que saio, como estou dirigindo minha moto, sequer penso em beber. Foram vários anos de amigos me pentelhando, e muito tempo pensando se não beber era realmente a melhor opção. Mas consegui, em algum momento, descobrir como me divertir de verdade sem ter que colocar uma gota sequer de álcool na boca, e aprendi que não beber me dá um leque muito maior de coisas legais para fazer nas minhas baladas.

Seja extremamente confiante (mesmo se você está fingindo)

A maioria das pessoas bebem porque acalma os nervos e torna mais fácil conversar com as pessoas. Vemos isso em filmes o tempo todo, quando um personagem leva um tiro ou termina uma bebida antes de ir para pedir a linda garota/cara para sair.

O álcool é apenas a “coragem engarrafada”, mas coragem é algo que dá pra fingir muito bem. Mesmo que você esteja em uma festa e não conhecer muitas pessoas, o álcool não muda muito isso. Basta criar coragem logo e ir falar com alguém. Talvez encontrar uma outra pessoa que está sozinha, e se apresentar. Apenas lembre-se, não há realmente problema algum em não beber durante uma festa, e quem bebe tem muitos mais chances de ficar uma pessoa mais chata do que uma pessoa mais sociável.

Mantenha sempre uma bebida em sua mão

Eu gosto de segurar uma água tônica em um copo com gelo e limão quando estou em festas ou bares. Assim, fica parecendo que eu estou bebendo algo alcoólico. Não, eu não estou dizendo que você quer enganar as pessoas a pensar que você bebe, porque isso vai fazer você parecer mais interessante.

Este truque impede que as pessoas fiquem te oferecendo bebidas, e que você tenha que recusar as ofertas o que pode ser desconfortável. Eu também, pessoalmente, não gosto de ter que explicar às pessoas por que eu não bebo, e este pequeno truque é uma maneira fácil de evitar esse problema.

Outra vantagem em segurar uma bebida é que ela afeta a sua linguagem corporal. É mais confortável ficar segurando um copo do que ficar tentando encontrar um bolso para colocar suas mãos, principalmente se você estiver tentando puxar aquele primeiro bate papo com a pessoa.

Estratégias para parar de beber e se divertir

Não beber para se divertir é uma boa forma de perceber quando uma festa está realmente boa, ou quando ela está tão chata que você precisa beber para se divertir. (Foto: lordsofthedrinks.com)

Lembre-se que a maioria das pessoas ao seu redor estão bêbados

Já te dera uma dica antes de uma apresentação para fingir que o público está só de roupas íntimas? Bem, este truque funciona bem também quando você quer ir se divertir sem beber.

Se você se lembrar que um monte de pessoas ao seu redor em um bar ou uma festa já estão alegres, é mais fácil para relaxar e participar da festa, porque você pode assumir que suas companhias não vão realmente notar que você parece um pouco estranho/sóbrio.

Estar sóbrio em bares também pode ser divertido, porque você pode realmente apreciar o lugar, ao invés de ficar se enchendo de bebidas para começar a se divertir. É provável que vários de seus amigos vão acabar fazendo algo vergonhoso em um bar ou festa, quando estiverem bêbados.

Nada é melhor do que ser capaz de realmente perceber a alegria das pessoas ao seu redor, e saber quando um lugar é tedioso ou se é tão divertido quanto seus amigos bêbados fazem parecer. Bônus: você vai se lembrar de tudo que aconteceu, e, assim, ser capaz de recapitular a noite em incríveis detalhes, usando cada informação na hora de ficar pentelhando seus amigos.

Quando você fica sem beber em uma festa, é muito mais fácil encontrar formas de se divertir

Se eu estou em um bar/festa e eu não estou bebendo, eu muitas vezes fico entediado mais rápido do que todos os meus amigos embriagados, mas eu também não quero ser o cara que vai embora pra casa cedo. Minha solução para este problema é sempre encontrar uma maneira de ocupar meu tempo nas festas e baladas.

Para mim, pessoalmente, eu gosto de controlar a música ou ficar na cozinha/churrasqueira. Eu adoro cozinhar, e também gosto muito quando as pessoas começam a ficar mais animadas por causa das músicas que escolhi. Me tornei muito mais confiante depois que passei a fazer isso, porque as pessoas começaram a elogiar algumas habilidades das quais tenho bastante orgulho, principalmente o gosto musical.

Ah, e descobrindo outras coisas para fazer em uma festa, já me deu muitas chances de poder começar a puxar assunto, sem ter que ficar inventando desculpas esfarrapadas para poder dar um oi a alguém.

Dá para aprender um pouco sobre parar de beber com as dicas abaixo.

Fique longe do seu smartphone, e não tenha medo de ir embora de uma festa ou bar que esteja chato

Uma boa maneira de fazer você parecer que está desconfortável e chato é ficar olhando para o seu telefone durante uma festa. Eu sei que isso, porque muitas vezes eu me vejo futicando no smartphone quando estou em uma balada mais “chatinha”. Estar em seu telefone faz você parecer inacessível, entediado, e te faz parecer um cara entediante. Uma coisa é verificar suas mensagens de texto, outra é ficar tentando passar de fase naquele joguinho viciante. Simplesmente não use seu telefone durante festas. E se a festa estiver chata demais, simplesmente vá embora para outro lugar: sua noite será muito mais proveitosa!

Ter que beber para se divertir é uma mentira!

Estar sóbrio vai afetar apenas negativamente a sua vida social se você deixar. Você não precisa beber para conversar com as pessoas. Você não precisa de bebida ficar entretido. Você não precisa de bebida para dançar em uma balada, e nem para conhecer pessoas.

Desde que passei a ser sóbrio em baladas, passei a ir em lugares muito mais divertidos, e a passar muito mais tempo conversando e fazendo novos amigos do que esquecendo de onde estava por estar muito bêbado. Dá pra se divertir em festas pequenas, médias, e até festas grandes sem beber. Só depende de você.

Como você faz para se divertir sem beber? Quando você percebeu que beber não era tão divertido assim para a diversão?