Nesta lista, vamos dar uma olhada em uma lista com 10 jogos educativos que irão ensinar a você e seus filhos algumas ótimas lições, além de proporcionar muitas horas de diversão.

Mas esteja avisado: é importante escolher o seu jogo educativo com sabedoria. Só porque ele pode ser usado como uma ferramenta de aprendizagem, não justifica automaticamente o seu valor. Os pais devem testar o jogo, conhecer seu valor, aprender como usar cada um dos recursos do jogo com seus filhos para então podem jogar com seus filhos.

Vamos à lista?

Jogos educativos online: Dragon Box

Por que esperar até o ensino médio para começar a aprender álgebra? Enquanto alguns estudantes se destacam neste assunto, certamente não é o favorito de todos. Muitas crianças aprendem a resolver equações muito mecanicamente ,sem realmente compreender os conceitos subjacentes ao trabalho.

Nos jogos da série Dragon Box, muitos elementos visuais são usados ​​para representar as ideias abstratas da álgebra de forma mais concreta. Isso pode começar com um equilíbrio entre dois lados de uma equação, ou outras brincadeiras mais simples. O mais interessante é que você nem perceberá que está aprendendo matemática. Os desafios são ótimos e divertidos para qualquer idade!

O jogo tem apps disponíveis para as mais diversas plataformas.

Jogos para aprender línguas: Mind Snacks

O Mind Snacks é um aplicativo interativo que ensina palavras e frases em diferentes línguas, como espanhol, chinês, francês, alemão e japonês. Em vez de aprender através de memorização e repetição, são utilizados divertidos jogos na tela.

A maioria das crianças não gostam de ser confinadas a uma mesa com um livro. E a infância é a melhor época para aprender uma segunda língua, sendo que quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Jogos para aprender línguas são essenciais para esse aprendizado, e o Mind Snacks é um dos mais divertidos no assunto.

Diversidade de jogos educativos

São milhares de jogos educativos para todas as idades. Com certeza, nossa lista com 10 jogos é apenas um começo! (Foto: www.amazon.com)

Jogos educativos grátis: Duolingo

Se usar o Mind Snacks para aprender uma língua é um pouco caro, o Duolingo faz o mesmo serviço gratuitamente. O Duolingo, contudo, tem uma diversidade menor de jogos para ensinar uma mesma língua, e os jogos em si são mais voltados ao desenvolvimento de vocabulário e da pronúncia correta.

Porém, ele é bem completo no assunto “ensinar línguas”, e pode ser um bom começo divertido para uma criança, adolescente, ou adulto começar a fluência em uma língua estrangeira.

 

Jogos educativos gratis de matemática: Khan Academy

O site Khan Academy, que agora tem também um aplicativo para plataformas móveis, é excelente no ensino online de várias disciplinas. Suas técnicas inovadores de ensino online, que usam jogos e excelentes explicações práticas, tem sido muito usadas no ensino de matemática e na área de exatas. O melhor de tudo é que o conteúdo é gratuito, e todo o material do site está sendo traduzido para o português.

Jogos educativos grátis para baixar: SimCity

SimCity é um dos primeiros e mais impressionantes jogos educativos a ser criado. As versões mais recentes do jogo são pagas, mas as versões antigas são ainda ótimas, e disponibilizadas gratuitamente em diversos sites na internet. No jogo, você constrói uma cidade virtual, aprendendo sobre planejamento urbano, desenvolvimento sócio-econômico, e gestão ambiental. Os problemas que vão surgindo no jogo ajudam a pessoas de todas as idades visualizarem muito bem os problemas do dia a dia de um centro urbano.

Jogos educativos em português: Minecraft

Milhões de pessoas jogam Minecraft todos os dias. O jogo segue o mesmo princípio do SimCity, de construção de cenários, planejamento, e diversão. Em Minecraft, o jogador precisa minerar elementos e combiná-los em outros para construir as mais diversas estruturas. Comunidades de jogadores se unem para criar estruturas gigantescas, e até universos inteiros dentro do jogo. É como se fosse brincar de Lego, só que no mundo virtual.

Jogo educativo: The Sims

Em The Sims, temos um simulador do dia a dia. O jogador tem de controlar as ações do cotidiano de um personagem, incluindo trabalho, estudos, ir ao banheiro, aceitar ou não uma promoção, cozinhar. O jogador também constrói casas, tem de lidar com planejamento financeiro e familiar e socialização do personagem com os vizinhos. Tudo isso de forma bem simples, o que facilita bastante na hora de aprender o básico sobre planejamento familiar, financeiro, e pessoal.

Em que lugar do mundo está Carmen Sandiego?

Este antigo jogo criado para computadores é ainda um dos melhores para ensinar Geografia e cultura à crianças, adolescentes, e adultos. O papel do jogador, como investigador, é encontrar em qual cidade do mundo está a grande criminosa Carmen Sandiego. Para isso, o jogador deve questionar suspeitos e testemunhas, que vão falar um pouco da cultura, geografia, e outros aspectos do país de destino da criminosa, que o jogador tem de adivinhar para poder encontrá-la. Raciocínio lógico também é muito bem trabalhado nesse jogo! O jogo teve até uma versão de jogo de tabuleiro lançado, que é muito bom.

A lista do vídeo abaixo tem jogos bem divertidos, e com elementos educativos ótimos para crianças!

LittleBigPlanet

Entre os jogos mais recentes de nossa lista, LittleBigPlanet é excelente no lado educacional. O jogo trabalha conceitos como linguagem corporal e espacial, resolução de problemas, e criatividade, de uma forma bem simples e altamente divertida, para qualquer idade. Um dos aspectos mais interessantes do jogo é que para liberar todo o conteúdo, o jogador obrigatoriamente precisará jogar em modo cooperativo, ensinando que trabalhar em grupo é sempre essencial para a vitória. Apesar de ser pago, dá pra pegar esse jogo bem baratinho, e se divertir bastante!

Mystery Case Files

A série da Big Fish Games envolve o jogador em encontrar diversos objetos em um cenário com um cronômetro. É um caminho para a resolução de mistérios, que envolvem também diversos quebra-cabeças desafiadores. É um jogo educacional que trabalha habilidades visuais, de raciocínio. Excelente para quem também gosta de bons mistérios.

Quais são os melhores jogos educativos na sua opinião? Quais desses jogos você já testou?