Existem muitas formas de resolver o cubo mágico. Cada um dos métodos tem diferentes níveis de dificuldades, tanto para quem quer bater o recorde de tempo para resolver o cubo, quanto para um iniciante. Os métodos funcionam até para quem quer resolver o cubo mágico com os olhos vendados.

Como resolver o cubo magico: o método para iniciantes

Normalmente as pessoas podem resolver uma face do cubo intuitivamente. A partir daí, as pessoas começam a precisar um pouco mais de ajuda. O método aqui apresentado divide o cubo em diferentes níveis, e você pode resolver cada uma dessas camadas com a fórmula de resolução que vamos dar, sem estragar as faces que você já terminou.

Para começar, vamos usar uma terminologia que você verá em muitos outros métodos de resolução do cubo mágico

F: mover toda a face que está na frente

D: mover todos os quadrados da face direita

S: mover todos os quadrados da linha superior

T: mover todos os quadrados da face traseira

E: mover todos os quadrados da face esquerda

I: mover todos os quadrados da face inferior

Como resolver o cubo mágico

Na figura, uma descrição melhor dos movimentos da fórmula de resolução do cubo mágico. (Foto: arquivo pessoal)

Você pode usar um cronômetro online para acompanhar seu tempo de resolução do cubo mágico, e ver o quanto você melhorou.

A solução passo a passo segue abaixo

Como montar um cubo mágico: comece fazendo uma cruz branca em uma das faces

Vamos começar com a face branca, apesar de você poder escolher outra cor. Primeiro temos que fazer uma cruz branca, prestando atenção à cor das peças do centro. Por que? Porque a peça do centro é a que determina qual será a cor daquela face. Este passo é bastante intuitivo, você pode fazê-lo com um pouco de prática. Basta mover as bordas brancas para os seus lugares, não estragando as faces brancas que você já colocou na cruz.

Não vamos nos aprofundar muito nessa parte da resolução porque ela é essencial para você aprender, com um pouco de ensaio e erro, como colocar os quadrados brancos no lugar certo. Pode demorar um pouco, mas como você terá que fazer isso mais vezes, é importante saber como fazer.

Lembre-se sempre: o quadrado do meio é que define qual será a cor daquele lado do cubo.

Resolvendo o cubo mágico

Essa é a cruz branca que será a referência para resolver o cubo mágico. (Foto: thekuhnrubikscube.weebly.com)

Como resolver cubo mágico passo a passo: completando as bordas brancas

Nesta etapa, temos de organizar todas as peças diagonais da face branca, o “X” da parte branca, para terminar o primeiro lado do cubo mágico. Esta etapa ainda é intuitiva, e você pode fazê-la sem precisar de uma fórmula. Mas para quem não tem paciência, algumas dicas podem ajudar.

Vou dar um exemplo para resolver uma borda da face branca, depois que a cruz estiver pronta. Veja na imagem abaixo:

Formando as bordas brancas do cubo mágico

Para colocar o quadrado branco inferior no canto branco correto, basta alguns movimentos. Você sabe quais? (Foto: educationalguru.wordpress.com)

Para colocar o quadrado branco inferior na face superior, tenho de fazer os seguintes movimentos:

Mover I no sentido anti-horário

Mover E no sentido horário

Mover I no sentido horário

Mover E no sentido anti-horário

Você vai ficar com 6 quadrados brancos na parte branca do cubo, faltando apenas 3 para completar. O mesmo processo aqui dado pode ser usado para as outras bordas.

Como resolver cubo mágico 3×3: a segunda camada

Até este ponto, o procedimento era intuitivo e bem fácil. A partir de agora, temos de usar fórmulas para mover as peças. Nesta etapa, vamos resolver as duas primeiras camadas. Existem duas fórmulas que usamos, e elas são simétricas. Essa fórmula trabalha para colocar a peça da camada superior na camada do meio, sem bagunçar a face branca já resolvida.

Se um quadrado da borda do cubo ficar no lugar certo, mas com a orientação errada (lado da borda errado), então nós temos que aplicar a fórmula duas vezes, tirando-o do lugar e colocando outro quadrado no lugar. Vamos explicar melhor melhor com o vídeo abaixo.

Não se esqueça de dar uma arrumada na camada do “meio” do cubo. O vídeo abaixo instrui, de forma bem completa, como fazer isso:

Cruz na parte superior no cubo mágico

Agora fazer uma cruz amarela na parte superior do cubo. Não importa se as peças não estão em seus lugares finais, ou seja, que os lados não batem com a cor. Basta fazer uma cruz amarela na face superior. Veja só como é:

 

Bordas superiores do cubo mágico: chegando quase no final!

Depois de fazer a cruz amarela no topo do cubo, você tem que colocar as peças das bordas em seus devidos lugares. Quando a cruz está resolvida, para completar as bordas, geralmente a fórmula seguinte é a solução para resolver as bordas amarelas Cuidado para não mover a face que já foi resolvida! Veja como fazer isso em vídeo:

Com a cruz amarela para cima, você tem que encontrar um quadrado que já está no lugar certo, mover para o canto da face frontal superior direita e, em seguida, aplicar o seguinte algoritmo para mover os três quadrados errados, a partir do modelo abaixo:

Movimentos cubo mágico

Veja as bordas como devem ficar antes de aplicar a fórmula de movimento do cubo mágico. (Foto: divulgação)

A partir do seu cubo mágico estando nesse mesmo estágio de resolução, a fórmula a aplicar é:

S no sentido horário

D no sentido horário

S no sentido anti horário

E no sentido anti horário

S no sentido horário

D no sentido anti horário

S no sentido anti horário

E no sentido horário

Faça duas vezes para uma rotação inversa dos quadrados. Se nenhum dos quadrados amarelos estiver no lugar certo, repita a fórmula para colocá-los no lugar certo.

Arrumando as quinas finais do cubo mágico

Veja o vídeo primeiro:

 

 

Segure o cubo em sua mão para que a peça que deseja orientar esteja no canto frontal direito da camada Superior. Em seguida, faça os seguintes movimentos:

D no sentido anti horário

I no sentido anti horário

D no sentido horário

I no sentido horário

Repita duas vezes ou quatro vezes até que a parte específica fique orientada para o lado certo. Vai parecer que você estragou todo o cubo, mas não se preocupe, ele vai ficar bem quando todos os lados ficarem orientados corretamente.

Feito isso, mova uma peça amarela com uma rotação S no sentido anti horário, colocando o quadrado amarelo que você quer arrumar no topo superior direito do cubo, e repita a fórmula acima. Não mova a linha do meio ou inferior durante a execução da fórmula.

Repita até solucionar o cubo. Essa parte é repetitiva e longa, mas vai te levar à resolução do cubo.

O cubo mágico é um dos melhores brinquedos para crianças, adolescentes, e adultos, ficando bem perto do LEGO, também. Vocês não concordam?

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e ajudaremos você a resolver o desafio do cubo mágico!