Por que LEGO é um dos melhores brinquedos para crianças?

Em Geral por André M. Coelho

Há mais de 50 anos, LEGO têm animado um número incontável de crianças. Estes brinquedos de construção de pequeno porte são encontrados em casas de todo o mundo, enquanto as crianças passam horas construindo qualquer coisa que a mente pode pensar. Felizmente, todo o tempo que se passa brincando com LEGO não é apenas diversão para as crianças, também é benéfico para que elas aprendam habilidades básicas.

Habilidades de matemática e ciência

Leia também

Construir com blocos LEGO promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões. Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor, como devem ser organizadas e quão grande ou pequena a criação deve ser. Os tijolos básicos de LEGO também ensinam frações e divisão. Do inteiro para a metade e até menores partes, as crianças estão aprendendo frações, mesmo sem perceber. Física e habilidades de engenharia também são sorrateiramente sendo desenvolvida. Quando uma criança constrói um prédio alto ou ponte, que ele ou ela está aprendendo a pensar em três dimensões, peso, equilíbrio e apoios de uso para essas estruturas devem ser pensados. Em modelos mais complexos, as crianças podem inclusive aprender noções de mecatrônica e mecânica.

Desenvolvimento da Criança

O benefício mais óbvio é o desenvolvimento de habilidades motoras finas. As habilidades motoras finas são aquelas que requerem pequenos movimentos musculares. Como uma criança manipula os tijolos de Lego, ele está desenvolvendo a coordenação dos pequenos músculos dos dedos e das mãos. A capacidade de seguir instruções também é um benefício da construção de Lego. Muitos kits de Lego vêm com o passo-a-passo que uma criança deve seguir para completar a tarefa.

Aprendendo com LEGO

LEGO, um brinque que nunca deixa sua popularidade cair, continua educando e divertindo várias gerações. (Foto: kotaku.com)

Habilidades de pensamento

Quando uma criança constrói com LEGO, ela está usando habilidades para resolver problemas. Ela tem que descobrir quais blocos trabalham melhor em sua construção, às vezes usando o método de tentativa e erro. Planejamento e organização são outros benefícios. LEGO requer que a criança tenha um plano antes que ela construa, mesmo que seja apenas uma base. Ela também deve organizar seus pensamentos, assim como as peças de Lego, a fim de trazer a sua ideia para a vida.

Criatividade

A criatividade é, talvez, o mais óbvio dos benefícios da aprendizagem com LEGO. Construção com blocos favorece a criatividade de uma criança. As crianças podem deixar de lado os kits didáticos e usar apenas as peças de Lego para criar qualquer coisa suas mentes podem imaginar. Livre e aberto, LEGO incentiva as crianças a pensar fora da caixa e sonhar infinitas possibilidades.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.