Depois de passar tempo suficiente na companhia de outras pessoas, descobrimos que há pessoas que irradiam negatividade. Essas pessoas negativas são como buracos negros, sugando a luz e energia de que está ao redor delas. Interagir com eles pode te drenar completamente, e te deixar querendo ar fresco, energia positiva.

Se você não quer se sentir constantemente assim, então você precisa encontrar uma maneira de lidar com as pessoas negativas em sua vida. Vamos ver como.

Pessoas negativas fazem mal. Imponha limites!

A primeira coisa que você precisa fazer é definir limites claros para a sua interação com essas pessoas. Qual é a natureza de seu relacionamento? Existe uma maneira pela qual você pode minimizar a interação com eles? Determine quanto tempo você precisa gastar com eles, e seja firme nessas limitações.

Como lidar com pessoas negativas no trabalho ou em qualquer ambiente? Seja compreensivo

Às vezes, quando você entende as motivações e razões das pessoas para tomar certas atitudes, torna-se um pouco mais fácil lidar com elas. Tente entender a causa da negatividade das pessoas. Isso pode ajudar você a escolher a abordagem certa quando falar com elas.

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas: desapegue!

A maior parte da tempo, lidar com pessoas negativas drena sua energia. A chave para não deixar isso acontecer é ser emocionalmente desapegado. Não seja sugado para a conversa negativa. Pessoas negativas falam sobre seus problemas, porque eles querem obter uma reação de você. Em vez de comprar esse papo, não dê a eles a satisfação de puxá-lo para uma espiral negativa. Você tem que estar no controle de suas reações, emoções e sua própria energia. Separe a sua emoção da emoção da pessoa negativa.

Blindagem contra pessoas negativas

Ao se blindar contra pessoas negativas, você protege sua mente e espírito de emoções ruins e que podem arruinar com sua energia positiva. (Foto: www.forbes.com)

Como ajudar pessoas negativas e se blindar melhor? Esbanje positividade!

Não alimente a negatividade com mais negatividade. Quando alguém começa a vomitar coisas negativas ou atitudes negativas, tente esta estratégia: peça-lhes para pensar em algo positivo. Pode ser sobre a situação que estão reclamando. Pode ser sobre o seu dia ou quaisquer experiências passadas. Esta abordagem força a positividade sobre eles, quebrando a realidade de negatividade em que vivem. Eles, de alguma forma, tornam-se conscientes do quão negativo o seu pensamento é.

Pessoas negativas no ambiente de trabalho e em casa: deixe pra lá!

Deixa a negatividade de lado, releve. Não deixe que as pessoas negativas e sua conversa cheguem até você. Você não pode controlar seus pensamentos e palavras, mas você definitivamente pode controlar sua reação. Apenas deixe a energia negativa fora de você. Lembre-se que algumas pessoas vão ser negativas para te levar a limites, ou só para liberar algumas emoções negativas. A negatividade não é um reflexo de você, portanto não deixe ela te afetar.

Mude de assunto quando alguém for negativo

Mais uma vez, as pessoas negativas prosperam a partir das reações que recebem de seus ouvintes. Quando eles começam a reclamar e lamentar  da vida, tente mudar de assunto para algo mais positivo. Você tem que ser assertivo e consistente ao fazer isto. Se você continuar mudando para temas positivos, eles vão começar a perceber que pensamentos negativos não serão aceitos Ou eles poderiam também ficarão cansados de não obter uma reação de você e passarão a importunar outra pessoa.

Positividade como resposta à negatividade

Em vez de reforçar os pensamentos negativos das pessoas, você pode tentar dar respostas positivas. Você não tem que ignorar ou rejeitar a negatividade do outro, você tem é que lhes mostrar o lado positivo das coisas. Às vezes, eles simplesmente não conseguem ser positivos, e sua positividade é o pontapé inicial. Você realmente não pode forçar a mudança, mas você pode esperar que sua positividade passe para eles. Basta imaginar como conversar uma conversa com um estranho, que não sabe nada sobre positividade. Impressione, e a pessoa vai mudar de comportamento.

Converse e force a pessoa fora do “mindset” negativo

Em vez de apenas ouvi-los ir e falar sobre os seus problemas, tome o caminho pró-ativo e ofereça para ajudá-los a encontrar uma solução. Pergunte a eles de onde a negatividade vem e o que eles podem eventualmente fazer para remediar isso. Incentive-os e deixe-os saber que eles podem mudar a situação atual com apenas alguns passos. Quem sabe, esse não pode ser o primeiro passo para uma grande amizade?

Lide com pessoas negativas como professores

Se há pessoas negativas que você simplesmente não pode evitar, tente ver o lado positivo da sua presença. Eles podem ser ferramentas que você pode usar para ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo. Normalmente, eles provocam emoções ruins em você. Use isso como uma oportunidade para analisar e até mesmo resolver seus próprios problemas e fraquezas.

Lide com a negatividade com amor

As pessoas que não podem ver nada de positivo em si tem alguns problemas sérios que precisam trabalhar. Você pode ajudá-los a ouvir o incentivo e palavras de amor para que eles saibam que algo é bom sobre eles. Quando fazem algo digno de reconhecimento, você deve oferecer agradecimento genuíno e elogios. Não basta dar a bajulação vazia e palavras de admiração. Você tem que ser realista, deixando claros os motivos dos elogios.

Não há uma só maneira clara para lidar com as pessoas negativas na vida. Há tantas outras coisas a considerar, tais como a relação dessa pessoa com você, sua proximidade, e de onde a negatividade vem. Você pode ignorar a negatividade que decorre de simples mágoas e raiva. Você definitivamente não pode ignorar a negatividade que decorre de problemas mentais e emocionais. Todas nossas ideias são apenas sugestões de como você pode lidar com o seu relacionamento com pessoas negativo. Mas só você pode realmente avaliar qual deles irá funcionar para sua situação. E claro, pode voltar nos comentários para dar mais ideias de como lidar com pessoas negativas.