Não, não vale a pena, pelo menos para voos domésticos. Já nos voos internacionais, essas experiências muitas vezes podem ser excelentes. Esqueça um assento tradicional:, estamos a falar de sua própria suíte. Enquanto você descansa com uma cama completa, um jantar de qualidade, bebidas únicas, tudo em troca do preço de um carro usado.

Diferença entre classe executiva e primeira classe

A classe executiva é um assento mais confortável, uma poltrona com maior largura também, e sem ninguém do seu lado pra disputar o braço da poltrona. Além do benefício do conforto, na classe executiva você tem acesso a refeições e bebidas de melhor qualidade que na classe econômica.

Já a primeira classe é a melhor cabine que você pode ter em um avião. Estamos falando não apenas de uma poltrona mais confortável ou comidas melhores apenas. Estamos falando de, literalmente, uma suíte no avião, com um sistema de entretenimento completo, literalmente uma poltrona que vira uma cama. Você não terá apenas uma refeição melhor, você terá um jantar completo, com bebidas e comidas de um restaurante da melhor qualidade possível.

Experiência de voo na primeira classe

O voo de primeira classe é uma experiência única, com o maior conforto possível, mas com um preço bem caro também. (Foto: Flightfox)

Vantagens de voar primeira classe: bagagem

Você pode despachar uma quantidade maior de bagagem na primeira classe. A menos que você precise de muita bagagem despachada, ainda é muito difícil para justificar o custo de atualização, a menos que seja similar ou inferior ao custo do que você precise durante o check-in para mais peso de bagagem.

Vantagens da primeira classe: embarcar antes

Ou, pelo menos em frente da maior parte dos passageiros do avião. As possibilidades são de você ainda poder embarcar direto da sala VIP da companhia aérea. Este é provavelmente o pior benefício da primeira classe, uma vez que realmente afeta apenas 20 minutos da sua experiência de voo.

Conforto da primeira classe

Os assentos são maiores e há espaço para as pernas de sobra, mas não substancialmente de modo a justificar a diferença de preço. O assento pode ser feito de um material mais nobre, como o couro. A possibilidade da poltrona ser transformada em uma cama é a maior vantagem, uma vez que para viagens internacionais muito longas, isso pode ser essencial para chegar descansado ao destino.

No entanto, pode ser preferível lidar com o ligeiro desconforto da classe econômica ou executiva do que colocar seu dinheiro suado na primeira classe. Pode ser melhor investir esse dinheiro a mais em um hotel cinco estrelas, onde as camas te farão sentir que está dormindo nas nuvens.

Privacidade na primeira classe

A melhor parte é que todos na cabine da primeira classe geralmente só querem ser deixados sozinhos e sossegados mas você ainda corre o risco de encontrar algumas pessoas pentelhas ou chatas na primeira classe, que vão querer te importunar de qualquer jeito.

Refeições e bebidas da primeira classe

Talvez a maior vantagem de tudo é que você não tem que se preocupar em ficar bem alimentado. Mas enquanto tudo é servido com pratos e talheres, não espere que a qualidade dos alimentos seja tão melhor do que um bom restaurante. Há casos em que servem a mesma refeição para a classe executiva, econômica, e para a primeira classe.

Vale a pena pagar pela primeira classe?

Há duas situações onde a primeira classe vale a pena pagar: quando seu programa de milhagem permite um upgrade grátis para a primeira classe, ou quando sua bagagem excede o peso total permitido na classe executiva ou econômica e a tarifa extra do excesso de bagagem é o mesmo valor da diferença do seu bilhete atual para o da primeira classe. Contando, é claro, que a bagagem extra não exceda o limite da primeira classe. É melhor preparar sua mala de viagem com menos peso do que pagar qualquer valor a mais.

Você já viajou de primeira classe? Recomenda? Valeu a pena a viagem ou foi um gasto desnecessário?