Viajar internacionalmente tem se tornado cada vez mais fácil para os brasileiros. Acordos bilaterais tem facilitado para cidadãos tupiniquins entrarem em vários países sem a necessidade de um visto. Tudo que você precisa é de um passaporte. Mas se você precisa da emissão de passaporte com urgência, ou saber quanto tempo demora para tirar o passaporte e se preparar melhor para sua viagem, é bom considerar alguns elementos que podem atrasar ou acelerar o processo de fazer um passaporte.

Quanto tempo demora para tirar passaporte: primeira vez

O processo de aplicação para um primeiro passaporte requer vários passos. Você deve se inscrever no site da Polícia Federal, informar seus dados, pagar a guia, e ir pessoalmente até um posto da Polícia Federal ou representante para poder entregar alguns documentos. Documentos oficiais de identidade com foto, certidão de casamento, certidão de nascimento, título de eleitor, documento de quitação do serviço militar, CPF, e fotos no formato específico, são algumas das exigências para o primeiro passaporte. Para o passaporte ficar pronto, o prazo é de 6 dias úteis a 30 dias corridos. Anteriormente, o prazo era de 6 dias úteis fixos, mas aumentou devido à alta demanda por novos passaportes e outras questões logísticas.

Prazo para retirar passaporte

O prazo atual para tirar o passaporte é uma importante informação para te ajudar no planejamento da sua próxima viagem internacional. (Foto: Melhores Destinos)

Passaportes para menores de idade

Todos os menores de 18 anos devem solicitar um passaporte em pessoa, mesmo se o passaporte for uma renovação. A criança deve apresentar uma certidão de nascimento listando os nomes completos de ambos os pais. Se a criança for adotada ou sob a tutela legal de alguém que não seja os pais biológicos, será necessária uma ordem judicial ou outro documento legal que estabeleça a relação pai e filho. Além disso, ambos os pais devem apresentar identificação oficial e devem assinar o pedido de passaporte. Se um dos pais não estiver presente, o pai ausente deve preencher uma procuração. Se você tem custódia exclusiva, você deve fornecer uma ordem judicial para tirar o passaporte da criança. O prazo é também de 6 dias úteis a 30 dias corridos para o primeiro passaporte ou renovação.

Quanto tempo demora para o passaporte ficar pronto na renovação?

A renovação do passaporte segue passos semelhantes ao do primeiro passaporte, podendo também ser iniciado online o processo. Se o seu nome mudou, você deve apresentar prova legal da mudança de nome com o seu pedido. As renovações de passaportes demoram entre 6 dias úteis e 30 dias corridos.

Emissão de passaporte com urgência ou de emergência

Se você precisar de seu passaporte rapidamente para uma situação de urgência ou emergência, você pode solicitar o passaporte de urgência. Este serviço exige o pagamento de uma taxa adicional, e a validade do passaporte é menor. As seguintes situações permitem a emissão desse tipo de passaporte:

  • Catástrofes naturais
  • Conflitos armados
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau
  • Para a proteção do seu patrimônio
  • Por necessidade do trabalho
  • Por motivo de ajuda humanitária
  • Interesse da Administração Pública
  • Outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente

Nessas situações, comprovadas em visita a um posto da Polícia Federal, o passaporte será emitido em até 24 horas.

Prazo para retirar o passaporte

Após pronto, o cidadão que solicitou o passaporte terá um prazo de até 90 dias para retirar o passaporte na Polícia Federal, ou terá o documento anulado. Cuide dos prazos para evitar que seu passaporte seja perdido, e todos os esforços invalidados. E sempre se planeje para tirar o passaporte com, pelo menos, 2 meses de antecedência à uma viagem internacional. Assim, você garante maior segurança e evita problemas com possíveis atrasos.

Você já tirou seu passaporte? Quanto tempo demorou? Foi difícil arrumar a documentação?