Pode ser difícil lembrar que itens você pode e não pode trazer para aviões. Ao se preparar para uma viagem de avião, é preciso saber o que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão, segundo as regras de segurança de voos nacionais e internacionais.

O que não pode levar na bagagem de mão?

Ferramentas pequenas: ferramentas, tais como chaves de fenda, chaves philips e alicates, não são permitidos. Caso precise transportá-los, devem ser embalados de forma segura na bagagem a ser despachada.

Líquidos não inflamáveis, géis e aerossóis: quase todos os líquidos, géis e aerossóis, são permitidos, desde que tenham sido obtidos no Duty Free do aeroporto. Há algumas exceções, tais como líquidos médicos, insulina, e papinha/leite para bebês.

Isqueiros e fósforos. apenas um iqueiro e cujo combustível seja fluido.

Baterias e pilhas: são permitidos na bagagem de mão.

Agulhas de tricô: materiais para tricotar não são permitidos na bagagem de mão.

Itens inflamáveis. latas de aerossóis (exceto quantidades limitadas de itens de cuidado pessoal de quantidades específicas), combustíveis, gasolina, fluido de isqueiro, fósforo, tintas inflamáveis, diluente de tinta e réplicas de incendiários não podem ser transportados em linhas aéreas de passageiros, nem na bagagem despachada.

Materiais explosivos: passageiros não podem trazer itens como fogos de artifício, chamas, explosivos, dinamite e réplicas de materiais explosivos a bordo de aeronaves.

Químicos: produtos químicos puros não podem ser levados na bagagem de mão. Alguns são permitidos na bagagem despachada, mas devem ser consultados com sua companhia aérea previamente.

Armas: nenhuma delas. Armas como espingardas de chumbinho, armas de paintball ou de ar comprimido devem ser enviadas com a bagagem despachada. Porém, é bom verificar com a companhia aérea antes do voo, para garantir que a arma pode ser transportada.

Por que verificar bagagem de mão

Antes de fazer sua bagagem de mão, é altamente recomendado ver a lista de itens permitidos e aqueles que são proibidos, para não ter que se desfazer dos itens na triagem do aeroporto. (Foto: BT.com)

O que você talvez possa levar na bagagem de avião?

Presentes: presentes embrulhados podem ser transportados a bordo, desde que o conteúdo cumpra os regulamentos de segurança. É aconselhável deixar presentes desembrulhados até chegar ao seu destino, pois os pacotes podem ser abertos na triagem.

Eletrônicos: pequenos itens eletrônicos portáteis que são menores do que um laptop de tamanho padrão, como telefones celulares e tablets, não precisam ser removidos da bagagem durante a triagem, mas itens maiores, incluindo laptops, consoles de videogames de tamanho normal, players de vídeo de tamanho grande, câmeras de vídeo de médio ou grande porte, devem ser enviados com a bagagem a ser despachada. Algumas companhias permitem câmeras na bagagem de mão, verifique antes da viagem para as regras específicas da sua companhia aérea.

Objetos pontiagudos e objetos afiados: objetos afiados incluem uma grande variedade de itens, tais como estiletes, pás, agulhas, facas, lâminas tipo navalha e tesouras. Há limitações específicas para esses itens, e você deve saber quais são elas pelo site da sua companhia aérea antes do voo.

Artigos esportivos: com exceção de bolas e outros itens menores, a maioria dos equipamentos esportivos deve ser transportada na bagagem despachada.

Itens da defesa pessoal:spray de pimenta, tasers, e outros itens, tais como bastões, tonfas e outras armas de artes marciais, não são permitidos. Podem ser transportados na bagagem despachada com algumas exceções, que devem ser verificadas diretamente com a companhia aérea.

Cristais e outros itens delicados: podem ser transportados na bagagem de mão, mas pode haver companhias que não permitem o transporte a partir de um tamanho específico.

Enchimentos de sapatos: enchimentos de sapatos de gel devem ser removidos dos calçados antes de viajar ou embalados na bagagem despachada.

Velas: velas de cera podem ser colocadas na bagagem de mão, mas suas contrapartes tipo gel precisam ser verificadas.

Bebidas alcoólicas: os passageiros podem embalar até cinco litros de bebidas para adultos em garrafas ou frascos seláveis, desde que o teor de álcool não exceda 70%.

Alimentos líquidos ou semelhantes a gel: qualquer alimento ou bebida que você traga ou compra antes do ponto de verificação de segurança com uma consistência gelatinosa ou semelhante a gel, como iogurte, sopa, molho, compota, manteiga de amendoim, creme de queijo ou um smoothie, será confiscado pelos verificadores de segurança. Se eles atenderem à especificações exatas, podem ser enviados junto da bagagem despachada.

O que pode levar na bagagem de mão?

Medicamentos: todos os medicamentos, geralmente, podem ser transportados a bordo da aeronave em qualquer quantidade. Outras necessidades médicas incluindo mas não limitado a nutrição líquida para passageiros com uma deficiência e itens usados por razões médicas ou cosméticas, como produtos de mastectomia, também podem ser colocados na bagagem de mão. Esses itens devem ser declarados na triagem.

Necessidades do bebê: são permitidas papinhas e bebidas para bebês, leite materno, sumos, alimentos em gel ou líquido para bebês em lata, jarros, etc a bordo do avião, caso um bebê ou uma criança pequena estiver viajando com os pais. Esses itens devem ser declarados na triagem antes de passar pela segurança e estão sujeitos a triagem adicional.

Itens caros: embora não seja uma exigência oficial, jóias, moeda e outros itens valiosos devem ser sempre levados consigo, desde que atendam aos regulamentos de segurança e aos limites de peso da companhia aérea.

Posso levar perfume na bagagem de mão? Pode levar desodorante na bagagem de mão? E comida?

Você pode levar perfume, desodorante, e comida a bagagem de mão. Os dois primeiros precisam atender às exigências da companhia aérea, ou terem sido comprados no Duty Free do aeroporto. Já sobre a comida, as regras variam, mas geralmente não há limitações para quem quer levar seus próprios alimentos.

Ficou alguma dúvida? Esperamos que não. Caso você tenha ainda alguma pergunta sobre qual bagagem pode levar na mão durante um voo, deixe suas questões no espaço de comentários abaixo!