Tutoria online pode ser um método mais fácil de obter um diploma ou fazer um curso sem ter que sair de casa para ir para uma sala de aula lotada. Através da tutoria online, você pode aprender diretamente de casa, ou ensinar a outras pessoas usando apenas um dispositivo com acesso a internet. Mas o que é, afinal, a tutoria online?

O papel da tutoria em ambientes de EAD

EAD é uma sigla para Ensino à Distância. No ambiente de EAD, a tutoria online exerce um papel fundamental para facilitar o método de aprendizagem no EAD. A tutoria online é o meio de ensinar as pessoas dentro de um ambiente virtual online, agindo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Este tipo de abordagem ao ensino é feito usando muitas metodologias diferentes, formas e meios e permite que um tutor ensine uma matéria ou assunto sem qualquer interação face a face.

Existem muitos ambientes online disponíveis que permitem que os indivíduos sejam educados, e esses tipos de ambientes normalmente incorporam o uso de um sistema de gestão de aprendizagem especial ou ambiente de aprendizagem virtual. As duas maneiras em que um serviço de tutoria online podem ser oferecidos às pessoas é através de chats, bate papos, emails, e através de um ambiente de aprendizagem virtual fornecido por um serviço de tutoria ou EAD. Para usar um ambiente de aprendizagem virtual com tutoria online, você provavelmente terá que se inscrever para um serviço pago antes de poder acessar a plataforma, seja pagando mensalidades para uma universidade ou centro de ensino EAD ou pagando a um tutor online particular.

Papel do tutor EAD

A tutoria online é uma forma moderna de haver uma interação entre o estudante e um professor que auxilia na obtenção do conhecimento necessário para completar um curso ou atingir um objetivo. (Foto: blogger)

Papel do tutor na EAD: as formas de tutoria

A tutoria online pode assumir muitas formas. Um método comum é com os alunos entrando em uma plataforma e receber materiais de cursos, projetos, e outras instruções ou guias de tutores. Muitos estudantes podem estar se registrando em uma mesma plataforma e fazendo provas do mesmo curso que está sendo orientado por um tutor, ou vários tutores. Por exemplo, em uma matéria de universidade EAD, você pode ter um tutor que apresenta a matéria e outros tutores que ajudam os alunos em exercícios e trabalhos, geralmente de forma assíncrona (mensagens em fórums, emails, etc). Essa é a forma mais tradicional de tutoria, intermediada por uma instituição de ensino.

A tutoria online também pode assumir sua forma através do tempo com um tutor de um serviço de tutoria online. Esse tipo de serviço é muito comum entre professores de línguas que dão aulas online, ou professores de outras matérias que oferecem essa modalidade de tutoria aos alunos.

A tutoria online funciona pra todo mundo?

Tutoria online definitivamente requer um aluno motivado e independente, mas também requer muito tempo investido pelo próprio tutor. Este tipo de aprendizagem é geralmente altamente focada em atingir metas de aprendizagem de forma independente, além de boas doses de auto reflexão e auto aperfeiçoamento, colaboração, aprendizagem em grupo ou discussões online. Isto é muito diferente dos programas de aprendizagem tradicionais, como cursos universitários técnicos, e às vezes pode oferecer um grande valor extra do que os serviços educacionais tradicionais.

As diferenças entre ensino online e ensino presencial em sala de aula é que existe um certo nível de intervenção pelos tutores online em discussões em um ambiente web, além de orientação constante, bem como o apoio de grupos de aprendizagem para facilitar o aprendizado. Mas se você não tem a disciplina de auto motivação melhoras no desempenho por conta própria, a tutoria pode não ser o caminho certo para você.

Quais são as vantagens da tutoria online?

Tutoria online é, naturalmente, uma maneira inteligente de aprender e além de ser um mercado em crescimento, também oferecem excelentes benefícios para quem procura essa modalidade de ensino. Entre os benefícios, os principais são:

Acesso aos recursos: ao aprender online, você pode acessar recursos com mais facilidade. O acesso a uma grande variedade de materiais online torna muito mais simples navegar em seu curso de aprendizado.

Interação: a tutoria online permite aos alunos interagirem através de uma plataforma ao vivo com seus tutores ou de forma assíncrona. Independentemente de sua localização, sistemas de gerenciamento automatizados, tutoriais online e ferramentas de videoconferência ou bate papo por voz podem ser usados ​​para interações em tempo real.

Estudar a partir de casa: a tutoria online possibilita os estudos a partir do conforto do seu próprio ambiente, o que pode ser muito mais benéfico para as pessoas que desejam ter sucesso. Ela permite que você converse com tutores a partir de sua casa, algo que promove significativamente a aprendizagem. Não há absolutamente nenhuma diferença no nível de engajamento entre a aprendizagem presencial e a tutoria online, pois os alunos podem interagir facilmente através da web.

Economia de dinheiro: o aprendizado online reduz o custo de matricular-se em um curso presencial, pois os custos de operação de um curso online são muito menores em relação a cursos presenciais. Geralmente, os custos envolvem no máximo um pólo de EAD próximo a sua casa.

É importante pesar os prós e contras da tutoria online em relação a um aprendizado presencial, mas se você ainda não tiver certeza de qual opção escolher, aprofunde mais sua pesquisa. Certifique-se de que sua escolha definitiva é ideal para você e seu estilo de vida. Fale com pessoas que já estudam ou estudaram através de plataformas de aprendizagem online ou à distância, e obtenha a opinião delas. Desta forma, você vai saber que você está fazendo a escolha certa.

Como ser um tutor EAD?

Um tutor EAD precisa ter formação na área para a qual está prestando tutoria. Por exemplo, uma tutoria online de matemática exigirá que o tutor seja formado em matemática, normalmente. Mas pode ser exigido do professor uma formação mais especializada. Por exemplo, tutores de cursos de ensino superior provavelmente terão de possuir um mestrado ou doutorado para poderem oferecer seus serviços. Enquanto isso, tutores online de línguas e matérias de ensino médio podem nem sequer precisar de formação, apenas certificados ou testes próprios da plataforma de tutoria para poder dar as aulas.

Quanto ganha um tutor EAD?

Um tutor EAD ganha uma média de 2,5 salários mínimos, podendo ganhar mais ou menos dependendo de seu grau de especialização e formação. Em alguns casos, o tutor pode receber por hora de trabalho ao invés de um salário fixo. Em todos os casos, o salário do tutor vai variar de acordo com o curso que ele dá, a região do Brasil onde ele está, e em qual instituição o tutor está atuando.

Ficou alguma dúvida sobre a tutoria online? Se você ainda tem perguntas, deixe nos comentários e faremos o possível para responder rapidamente.