O que é e como participar do Pronatec SENAI? Inscrições!
O Brasil está precisando a cada dia de mais profissionais qualificados, principalmente no nível técnico. Para suprir, pelo menos parcialmente a esta demanda, o governo criou vários programas de incentivos aos estudos, incluindo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empre, o PRONATEC.
O que é o PRONATEC?
Seu principal objetivo é o de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, levando a capacitação para o mercado de trabalho para cidadãos brasileiros nas mais diversas cidades do Brasil, além de melhorar a qualidade dos recursos educacionais oferecidos aos estudantes de nível médio e àqueles que buscam uma inclusão no mercado de trabalho através tanto de cursos presenciais quanto online.
Leia também
Como o PRONATEC funciona?
O Programa envolve um conjunto de 6 iniciativas básicas: a expansão da Rede Federal, o Programa Brasil Profissionalizado, a Rede e-TecBrasil, o Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI,SENAC, SENAR e SENAT), o FIES técnico e empresa e o Bolsa Formação.
As formas de ingresso e financiamento do PRONATEC dos Serviços Nacionais de Aprendizagem
Tanto à distância quanto presencialmente, as unidades de ensino dos Serviços Nacionais de Aprendizagem dão a formação técnica, de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional através da Rede e-TecBrasil, as unidades presenciais nas cidades. Tudo isso, ampliando as vagas gratuitas a pessoas de baixa renda pelo Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem ou pelo FIES Técnico e Empresa, com o financiamento dos cursos de formação em cursos técnicos para estudantes e trabalhadores. Além destes programas, existe também o Bolsa-Formação para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.
Quais são os tipos de cursos oferecidos pelo PRONATEC para o SENAI?
São dois tipos de cursos possíveis para quem opta pelo PRONATEC do SENAI:
- Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula);
- Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais).
Você pode também procurar as instituições de ensino federais de sua cidade, tais como unidades do SENAI, a prefeitura de sua cidade ou sua própria escola. Para se inscrever, você deve procurar um dos parceiros do MEC: redes estaduais de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional , Científica e Tecnológica (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem. Há critérios próprios para seleção de participantes no PRONATEC de acordo com a instância onde você faz a inscrição, devendo você pesquisar quais deles mais te interessam.
Quem pode se candidatar para o PRONATEC?
Quem não terminou o ensino médio, deve procurar sua instituição de ensino ou uma instituição federal em seu estado para saber sobre as condições de ingresso no PRONATEC. Quem já concluiu o ensino médio pode fazer sua inscrição na modalidade Bolsa Formação Trabalhador. É uma grande e boa chance para profissionais estudarem de uma forma mais prática para entrarem no mercado de trabalho melhor qualificados.
Quando fazer a inscrição no PRONATEC?
As inscrições são feitas com uma boa regularidade. Para saber sobre datas, você deve ir até a secretaria ou rede de educação de seu estado, município; nos institutos federais ou nas unidades dos serviços nacionais de aprendizagem.
Onde posso saber mais informações sobre o PRONATEC?
Basta acessar o site do programa e pesquisar um pouco para mais informações e notícias sobre o PRONATEC.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.
Veja também
O que é um aluno ativo ou passivo no processo de aprendizagem?
Quanto eu preciso tirar no ENEM?
Cursos gratuitos do SENAI! Como se inscrever?
Diferenças entre MBA, PhD, mestrado, doutorado e pós-graduação