Estudar ao longo do semestre é o melhor curso de ação para a aprendizagem, mas os alunos muitas vezes se encontram em um momento difícil logo antes de uma prova. Estudar no dia anterior a um exame tornou-se uma forma comum de estudar. Mas será que fazer isso é certo? Vamos mostrar como isso pode fazer mal pra você .

Estudar um dia antes da prova faz mal se você dormir bem

Além da falsa crença de que estudar um dia antes da prova funciona, o maior problema com isso é a falta de sono. Em um estudo realizado, foi descoberto que sacrificar o sono para fazer provas é realmente contraproducente. Na verdade, eles descobriram que não importa o quanto um aluno estuda um dia, se eles sacrificam o sono, tais alunos são susceptíveis de ter mais problemas acadêmicos no dia seguinte. Não importa o participante o aluno for, as horas de estudo até altas horas da noite estavam associadas com problemas acadêmicos, porque geralmente significava menos sono para o aluno. Estudar até altas horas da noite pode parecer motivo de orgulho, mas eles não fazem nada para melhorar a aprendizagem ou para os exames do dia seguinte. De acordo com a pesquisa, todo o seu desempenho acadêmico durante a semana de estudos sem um bom sono pode ser comprometido. Especialistas também afirmar que estudar as partes mais difíceis logo antes de adormecer encoraja uma melhor lembrança no dia seguinte.

Como estudar rápido para a prova? Distribua os estudos

Outro estudo descobriu que o espaçamento nos estudos foi mais efetivo do que concentrar todo o conhecimento em um dia. Outras pesquisas demonstraram que tomar pausas por períodos mais longos entre as sessões de estudo dá aos alunos uma melhor lembrança do que estudar desesperadamente para uma prova. Quando você é capaz de rever o material mais de uma vez, você é capaz de compreender e lembrar mais do mesmo. A ideia não é esperar para estudar muito perto do exame, mas não tão longe que você não vai se lembrar do que você estudou.

Se você ficar sem outra opção antes de um exame, faça o seu melhor para estudar sem sacrificar o sono. A falta de sono é o que pode prejudicar mais seu desempenho nos exames, não o quanto você estuda. E quando o próximo período de estudos começar, lembre-se que os períodos regulares de estudos vão lhe poupar todo o estresse e noites sem dormir e vai realmente dar-lhe um melhor desempenho no dia do teste. E ainda mais importante, vai lançar as bases para realmente lembrar o que você aprendeu quando você precisar deste conhecimento no seu trabalho.

Estudar antes da prova

Estudar um dia antes da prova pode fazer mal se você não fizer com um bom planejamento para evitar excessos e problemas para sua saúde. (Foto: HSC PDHPE)

Estudar antes da prova é ruim, mas uma boa alimentação pode ajudar nesses estudos

Aumente a capacidade de trabalho do seu cérebro dando-lhe o que ele precisa para funcionar corretamente. Além disso, comendo algo antes de começar a estudar, você estará menos tentado a ficar com fome (e distraído), sentindo menos fome durante os estudos. Coma alimentos saudáveis, como frutas, legumes, e proteínas leves (aves e peixes). Evite alimentos gordurosos, café, e lanchinhos doces.

Não se esqueça das suas necessidades físicas durante os estudos

Vá ao banheiro. Beba água, Vista-se confortavelmente, mas não de forma relaxada demais que possa te fazer querer dormir. Prepare o seu corpo o máximo que puder para a sessão de estudo sentado à frente de você, então você não terpa desculpas para se levantar e ir a outro lugar.

Estudar um dia antes da prova adianta, com organização

Obtenha todos os materiais que se relacionam com o teste que você está para fazer, tais como anotações, folhetos, questionários, livros, projetos, e coloque-os cuidadosamente em sua mesa, chão ou cama, para que você possa ver o que você tem que trabalhar.

Você vai estudar em incrementos de 45 minutos seguidos de intervalos de 5 minutos. Use um cronômetro para te ajudar. Se você tentar estudar indefinidamente por horas e horas, seu cérebro vai se sobrecarregar e você terá que trabalhar para recuperar o foco nos estudos. É melhor ter objetivos menores com mini recompensas (os intervalos) para que você possa durar o tempo que for necessário para aprender o material.

Um guia de estudos é essencial para estudar antes da prova

Se o seu professor lhe deu um guia de estudos ou você tem sua própria orientação, comece a aprender o máximo possível a partir desse guia. Consulte as anotações, folhetos, questionários, livros, etc.e quando você não estiver familiarizado com um item no guia, pesquise sobre ele. Memorize tudo nele, usando diferentes ferramentas para seu aprendizado. Consulte tutores e amigos para te ajudar com o material que você tiver dúvidas. Fóruns online e grupos de redes sociais são também ótimos lugares para resolver suas dúvidas de estudos.

Faça uma folha de revisão rápida

Anote todos as dicas, datas importantes, fórmulas e fatos rápidos em uma folha de papel, para que você possa consultá-la na manhã antes do grande teste. Essa referência tem que ser bem personalizada para que sua memória seja estimulada pela folha de revisão.

Durma bastante para evitar problemas

O mais importante de tudo é dormir na noite antes do teste. Não ter o descanso suficiente pode prejudicar todo o seu desempenho, e fazer com que o dia que você passou estudando não valha nada. Faça do momento do sono uma parte de seus estudos, ou todo o esforço irá para o brejo.

Como você estuda antes de um teste? Como é seu planejamento de estudos?