Exercícios simples podem te ajudar a melhorar a memória e até o raciocínio. Assim como qualquer outro músculo no seu corpo, a memória também pode ser trabalhada para ficar cada vez melhor e mais eficiente. Como? Vamos aprender.

Exercícios para a memória: jogo da memória

Quem se lembra do jogo de memória que costumávamos jogar como crianças? A pilha de cartões com pares de ônibus, carros, frutas, legumes e todos os tipos de objetos que foram baralhados e arranjados em linhas puras e tínhamos que combinar os pares exclusivamente através do poder da nossa memória. É um excelente exercício cerebral. Outro jogo fácil para trabalhar com sua memória é prestar muita atenção ao seu entorno em seu caminho para ou para o trabalho e, em seguida, desenhar um mapa da rota com tudo o que você se lembra de ver. E conferir no dia seguinte. Com o tempo, você também se tornará mais atento ao seu entorno.

Exercícios para melhorar a memória: o caminho da aritmética

A maioria de nós odeia matemática, mas a verdade é que é uma excelente maneira de exercitar o cérebro. Não, não estamos pedindo que você adicione números grandes em segundos ou multiplique números de três dígitos rapidamente. Mas fazer operações de matemática simples e desafiar a si mesmo enquanto você progride faz uma grande diferença. Volte ao básico e comece fazendo cálculos simples. Em seguida, faça séries de quadrados e cubos de números. Tudo isso ajudará em uma memória mais saudável.

Exercícios para o cérebro e memória: jogos de treinamento para o cérebro

Alguns de vocês já devem conhecer o Sudoku, que é um fantástico jogo de treinamento de cérebro, e também o campo minado, que a maioria de nós temos nos computador. Pesquise por jogos de treinamento para o cérebro online e você terá vários sites que irão aparecer com uma extensa gama de jogos. Entre em qualquer site e comece a jogar. Simples, não é? A maioria deles são formulados de uma forma para treinar suas habilidades cognitivas, tais como memória, atenção, velocidade, flexibilidade mental, inteligência emocional, etc. Estes jogos incluem cores correspondentes, lembrança de padrões, testes de velocidade, aplicação da lógica e outros jogos simples que também trazem boa diversão e uma boa maneira de passar o tempo.

Como praticar a memória

Exercitar a memória é possível com jogos simples, que qualquer um pode fazer a partir de casa com muitas doses de diversão. (Foto: GianniGolfera.com)

Exercícios para a memória: jogos de palavras

Nomes, lugares, animais, coisas. Qualquer jogo com palavras, tais como a adedanha, não só é uma excelente maneira de aumentar o seu conhecimento, mas de afiar sua memória também. Caça palavras e jogos de palavras cruzadas são também ótimos exercícios. Outra maneira popular de lembrar palavras é por mnemônicos, uma prática onde você tenta conectar um grupo de palavras por frases para lembrá-las melhor. Mnemônicos são uma maneira prática de fixar fatos para a memória. Tente desafiar-se a lembrar todos os nomes dos rios em seu estado, os nomes das cidades, ou capitais de diferentes países usando mnemônicos. Há tantas opções. Faça um todos os dias, e você terá um ótimo jogo para sua memória!

Um bom exercício para memória é cozinhar!

Gosta de cozinhar cozinhar? Esta é uma habilidade que faz uso de todos os seus sentidos para te tornar capaz de criar um prato perfeito: cheiro, visão, gosto, toque e som. Como tal, é um grande exercício para o cérebro. Tente diferentes receitas e cozinhas do mundo, e tentar brincar com ingredientes desconhecidos; Desta forma você vai melhorar a sua atenção também. E ao comer, tente identificar diferentes cheiros e sabores da sua refeição em vez de ir para as receitas mais fáceis para saciar sua fome..

Trabalhe sua memória com exercícios de enigmas e quebra cabeças

Você gosta de resolver enigmas e quebra cabeças? Primeiro, experimente quebra cabeças grandes. É um bom exercício para o cérebro porque ajuda a aperfeiçoar a coordenação mão e olho, e é muito divertido também. Se você não tem tempo para comprar caixas de quebra cabeças, basta ir online e resolver quebra cabeças de graça. Blocos de construção é outro bom exercício. Jogos em que você tem que resolver enigmas complexos também, e como bônus, ainda ajudam a melhorar sua concentração.

Seja feliz para ter uma memória melhor

Uma dica crucial para uma boa memória e desempenho cerebral: emoções infelizes pode atrapalhar sua mente causando medo, depressão, autopiedade, inveja, tristeza, ódio, inquietação, ansiedade. Com esta névoa sobrecarregando sua mente, seus sentidos podem ficar atrapalhados até o ponto onde você não está registrando nem mesmo seu ambiente imediato ou experiências mais próximas. Portanto, é essencial ficar feliz, o que também ajuda a impulsionar o seu cérebro para um melhor desempenho. Libere esses hormônios da felicidade para trabalhar praticando exercícios, meditando ou qualquer coisa que faz de você mais feliz!

Como você trabalha sua memória? Quais dicas daria para quem quer melhorar a memória?