Você ama filmes. Você é apaixonado por contar histórias. Você adora ver como seriados, filmes, quadrinhos e peças de teatro se desenvolvem. Se isso soa como você, então você pode querer se tornar um roteirista. Na verdade, você já pode ter alguns grandes scripts na sua cabeça, esperando apenas serem colocados no papel. Mas como você pode começar?

O mundo profissional do roteiro pode ser bastante difícil, e não há um caminho único para o sucesso. Mas a boa notícia é que existem muitas, muitas formas de entrar no mundo do cinema. Aqui estão apenas alguns para você começar.

Faça algum curso de roteirista

Os roteiros possuem um formato e uma estrutura específicos que as pessoas da indústria esperam ver, e é importante que esteja ciente dessas expectativas. A melhor maneira de aprender é fazer um curso de roteiros, que muitas vezes você pode encontrar em faculdades locais, online ou em centros artísticos.

Se você sabe sem dúvida que o roteirismo é o seu destino, considere ir para a pós-graduação e ganhar uma especialização em roteiros ou redação dramática. A maioria dos programas tem dois a três anos e vem com acesso automático a contatos na profissão e na indústria que podem ajudá-lo a começar. Mesmo cursos online podem te colocar em contato com profissionais que vão te ajudar bastante a começar nessa carreira.

Participar de um grupo pode te ajudar a aprender como ser um roteirista

Mesmo se você sentir que está rabiscando as páginas de um script que vencerá i, Oscar, um grupo pode fazer muito bem para seu desempenho, especialmente quando você olha para as mesmas páginas poucos dias depois e determina que elas não são tão brilhantes como você pensou.

Um grupo permite que você ouça seu trabalho lido em voz alta, que pode ser uma ajuda fantástica por conta própria e os membros do seu grupo podem fornecer comentários sobre vários elementos do seu script. Talvez o maior bônus: compartilhar seu trabalho com um grupo pode dar-lhe alguma visão precoce sobre as formas como um público interpreta sua escrita. Se você achar que uma piada é hilária, mas a sala fica silenciosa quando você lê isso para o seu grupo, então você provavelmente precisa fazer alguma edição.

Finalmente, trabalhar com um grupo pode fornecer motivação e suporte quando você se sente menos inspirado. Os roteiros de filmes passam por inúmeras revisões antes de chegar nas telas, então esteja preparado para escrever muitos, muitos rascunhos. Quanto mais você escreve, melhor será o seu trabalho, e um grupo de escritores pode ajudá-lo nesse processo.

Roteirista

O roteirista é um profissional muito procurado pelo seu talento e capacidade de imaginar um mundo completamente novo. (Foto: ScreenCraft)

Esteja antenado com a vida dos roteiristas

Como em muitas profissões, os roteiristas contam com redes já estabelecidas para colocarem o seu trabalho em execução. Isso é ótimo se você já está bem conectado, mas vamos encarar a realidade: a maioria dos iniciantes não está bem conectado, especialmente em uma indústria tão difícil de entrar. Então, se você é uma das massas sem conexão, você precisa começar a conhecer pessoas no mundo do entretenimento.

A boa notícia é que isso não se limita a outros escritores ou diretores. Tente participar de um estágio ou de um trabalho em agências de talentos de campo relacionadas ao entretenimento, estúdios de produção e empresas de gerenciamento de entretenimento, todos possuem departamentos de roteiro e todos os deixarão trabalhar na área. Em troca, você aprenderá mais sobre o mundo do cinema do que nunca imaginou. Mais importante, conheça as pessoas com quem trabalha. Eles podem ser aliados muito valiosos enquanto você faz o seu caminho, e, francamente, o mundo do entretenimento é pequeno. Faça um amigo, e você realmente fez muitos.

Se você não pode sair do seu dia de trabalho para um estágio de entretenimento não remunerado, você ainda pode expandir sua rede. Embora possa ser difícil conhecer as pessoas da indústria em seu tempo de inatividade, especialmente se você não morar em uma grande cidade de cinema ou produção artística, conheça alguns escritores e profissionais assistindo a eventos teatrais e literários. Os artistas tendem a fazer arte onde quer que possam, então você é obrigado a conhecer seus amigos roteiristas nos mais diversos lugares.

Roteirista: salário

O salário de um roteirista varia muito, pois pode ser um salário por trabalho realizado, uma porcentagem do que foi arrecadado na produção de uma obra, ou até um salário fixo para roteiristas contratados. Os salários iniciais podem ser de até 2 salários mínimos, mas os contratados por grandes empresas de entretenimento podem ter salários de até mais de 6 salários mínimos, facilmente. Muitos roteiristas também ganham royalties por suas obras que estão sendo exibidas ou performadas, o que pode aumentar consideravelmente esses ganhos.

Comece a colocar seus roteiros em exposição

Não adianta só fazer rascunhos de roteiro e continuar nessa vida para sempre. Talvez seja hora de começar a enviar seu script para o mundo. Existem competições nacionais e internacionais de roteiros que permitirão que você insira seu script por uma pequena taxa. E alcançar um alto nível em tais competições pode ser uma ótima maneira de avisar a indústria que você é um bom roteiristas.

Ou, se você conhece alguém em uma agência de talentos ou empresa de gerenciamento, envie seu script para uma leitura. Se alguém gosta, ele ou ela pode oferecer para representá-lo e ter um agente ou gerente pode tornar sua vida muito mais fácil.

Se você não conhece ninguém em uma agência, sinta-se à vontade para enviar seu roteiro de qualquer maneira, mas seja avisado que a maioria das agências não lerá scripts não solicitados. Uma melhor tática seria perguntar ao redor em seus grupos de artistas até encontrar alguém com um contato de agência que possa recomendá-lo. Isso pode demorar um pouco, mas vale a pena esperar, e você aumentará massivamente suas chances em consideração real.

A outra opção é levar sua história em suas próprias mãos, reunindo seus amigos e produzindo seu roteiro você mesmo. Muitas coisas interessantes podem ser feitas nos dias de hoje com uma câmera barata, alguns atores dedicados e um canal do YouTube. Isso lhe proporcionará fama e fortuna instantâneas? Talvez não, mas é definitivamente gratificante ver seu roteiro ganhar vida.

Em última análise, não existe uma única maneira de se tornar um roteirista, e todos seguem por um caminho ligeiramente diferente. Mas, seja qual for que você escolher, vá para ele. Boa sorte e tenha uma escrita feliz!