Substantivos são usados no nosso dia a dia e nem sempre dedicamos qualquer tempo para compreender seu significado. Mas se você quer ter um melhor conhecimento de nossa gramática, é importante conhecer o significado dos substantivos.

O que são substantivos?

A palavra substantivo vem do latim latim, “substância”. Na gramática tradicional, um substantivo é uma palavra ou um grupo de palavras que funciona como um nome ou frase nominal. Em algumas formas de gramática da construção, o substantivo é usado em um sentido amplo que não está relacionado ao significado tradicional de substantivo.

Exemplos e observações sobre substantivos

Um substantivo é um termo gramatical que na Idade Média incluía tanto substantivo quanto adjetivo, mas posteriormente significava substantivo exclusivamente. O termo tem sido usado para se referir a substantivos e quaisquer outras partes do discurso servindo como substantivos.

Um substantivo é um nome que pode permanecer em si mesmo, em distinção de um substantivo adjetivo ou um adjetivo. É o nome de um objeto de pensamento, seja ele percebido pelos sentidos ou pelo entendimento. Substantivo e nomes são, no uso comum, termos conversíveis.

Na terminologia aristotélica e escolástica, ‘substância’ é mais ou menos sinônimo de ‘entidade’. É este o sentido quase obsoleto de “substância” que deu origem ao termo “substantivo” para o que, na terminologia moderna, são normalmente chamados de substantivos.

Os objetos de nossos pensamentos são coisas como a terra, o sol, a água, a madeira, o que é comumente chamado de substância.

Substantivos

Os substantivos são a classe de palavras usada para dar nome às coisas. (Foto: Colégio Web)

Substantivos na construção gramatical

As crianças adquirem a linguagem com base em uma entrada léxica específica. Por exemplo, elas primeiro adquirem construções totalmente substantivas (isto é, estruturas nas quais todas as posições são preenchidas como eu quero bola. Apenas gradualmente elas esquematizam essas construções substituindo uma item lexical substantivo por uma variável (eu quero bola, assim, torna-se eu quero X e X, em seguida, pode ser preenchido por boneca, maçã, etc.).

Como identificar substantivos nas sentenças?

Em uma sentença, um substantivo é uma palavra ou expressão que dá nome a algo. Existem substantivos comuns e nomes próprios. Substantivos comuns são palavras para uma classe geral de pessoas, lugares, coisas e ideias (homem, cidade, prêmio, honestidade). Eles não começam com letras maiúsculas. Os nomes próprios são sempre capitalizados. Eles nomeiam pessoas, lugares e coisas específicas (João, São Paulo, Maria).

Substantivos podem, geralmente, ser pluralizados (mesa -> mesas, menina -> meninas, homem -> homens). No entanto, tenha em mente que nem todos os substantivos podem ser pluralizados, com alguns sendo sempre singulares e alguns sendo sempre plurais, alguns tem as mesmas formas no singular e no plural.

Substantivos podem tomar determinantes antes deles (um, uma, o, alguns, poucos, outros e assim por diante). Além disso, muitos adjetivos vem antes de substantivos (algumas pessoas, uma/a criança, os outros meninos, importantes notícias).

Os substantivos podem ser sujeitos ou objeto de um verbo, com muita frequência (a mesa se movia).

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor os substantivos e te ajude a melhorar suas habilidades de redação como consequência. É importante fazer muitos exercícios após essa leitura para fixar bem o significado de substantivos. Quanto mais você se dedicar, mais fácil ficará para aprender o conteúdo e assim, escrever tendo uma melhor compreensão do que você faz.