Não importa se você está tentando tirar a poeira do monitor ou as impressões digitais do seu filho em seu novo e lindo conjunto de HDTV, remover poeira, sujeira e óleo da infinidade de telas ao seu redor exige as ferramentas certas e o toque certo. Vamos aprender a limpar um monitor sem o risco de ter problemas ou causar danos ao seu dispositivo.

Por que limpar o monitor da forma correta?

Quando você limpa a tela de forma inadequada, seja o monitor do computador ou a televisão, é só uma questão de tempo antes de danificá-lo. A HDTV moderna e as telas de computador são mais brilhantes, mais nítidas e mais responsivas do que nunca, mas também são mais delicadas. É preciso um pouco de magia de manufatura para criar uma imagem nítida em um formato tão fino, e um pano que você pegou da cozinha e um spray limpa vidros é uma maneira garantida de encurtar a vida da sua tela e arruinar a imagem. Não custa muito para limpá-lo corretamente e evitar que sua tela seja descartada prematuramente.

Como NÃO limpar o monitor?

Normalmente, iniciamos nossos guias apresentando o tópico, listando as ferramentas de que você precisa e descendo para enfatizar como fazer a tarefa. No entanto, uma vez que muitas pessoas tem limpado suas telas incorretamente por tanto tempo, estamos adotando um tato diferente hoje, começando com uma lista das coisas que você não deve fazer, porque há uma boa chance de que todos nós as tenhamos feito antes. Você pode até ter feito essas tarefas erradas por muito tempo, e elas vem dado certo. Mas não reclame quando seu monitor começar a apresentar problemas, ou quando um arranhado aparecer na sua tela.

Nunca aplique fluido de limpeza diretamente na tela

A pulverização de fluido de limpeza diretamente em seu monitor ou HDTV é uma receita absoluta para o desastre. Monitores de tela plana e conjuntos de HDTV são feitos com camada sobre camada de material, incluindo vários plásticos, vidros, adesivos, matrizes de elementos de exibição e outros materiais finos e muito finos. Quando o líquido toca a borda dessas telas em camadas finas, o líquido pode facilmente escorrer, através da ação capilar, bem no interior das camadas, assim como a água se move rapidamente através de um pedaço de tecido que a toca. Embora o ponto danificado possa encolher levemente, as chances de o líquido se evaporar estão próximas de zero e as chances de ele evaporar sem deixar danos residuais são zero.

Nunca use álcool ou fluido de limpeza à base de amônia na tela

Entendemos por que muitas pessoas usam limpadores de janelas em seus monitores, muitos monitores de computador de tela plana e aparelhos de HDTV têm uma bela tela de vidro brilhante. O problema, porém, é que tanto os limpadores à base de amônia quanto os limpadores à base de álcool (álcool diluído ou limpadores de álcool especiais vendidos em lojas de eletrônicos) podem remover tintas anti-reflexivas das telas, causar turvação ou caso contrário, danificar a tela. Mesmo que você tenha uma tela de vidro brilhante, é provável que a tela seja revestida com coisas que não são tão resistentes e quimicamente resistentes quanto o vidro. Não corra o risco de usar álcool ou fluidos de limpeza à base de amônia.

Nunca use papel toalha ou panos de limpeza de uso geral

Correndo o risco de parecer que estamos repetindo a mesma cautela várias vezes, as telas modernas são muito delicadas. Toalhas de papel não são projetadas para limpar superfícies delicadas, elas são projetadas para limpar gorduras, óleos e bolas de pelo de seus gatos; a superfície da toalha de papel, em um nível microscópico, é bastante abrasiva e pode levar a manchas e arranhões no monitor. Uma única minúscula especificação de qualquer coisa abrasiva no pano (por exemplo, uma minúscula lasca de metal da garagem ou um grão de areia da praia) causará um estrago completo na tela. No momento em que você fazer um passar ou dois com o pano contaminado, você já deixou um arranhão na tela.

Se você puder obedecer firmemente a essas três regras: nunca borrifar produtos químicos na tela, nunca usar produtos de limpeza à base de amônia e álcool, e nunca usar toalhas de papel ou panos domésticos, você automaticamente evitará quase todas as tragédias relacionadas à limpeza que possam acontecer um monitor desavisado.

Limpeza de monitores

Limpe seu monitor com cuidado para evitar danos para sua tela. (Foto: YouTube)

Como limpar com segurança seu monitor?

Antes de prosseguir, vale a pena observar que a melhor maneira de limpar sua tela é evitar a necessidade de limpá-la. Isso significa treinar seus filhos para não colocarem as mãos cobertas de salgadinhos contra o aparelho, e treinar seu cônjuge a não tocar na tela do laptop com a ponta do dedo para enfatizar o que eles estão tentando te mostrar. Quanto menos você limpar sua tela, melhor, e coisas como óleo de pele e outras coisas presas na tela são muito mais difíceis de se soltar do que coisas simples como partículas de poeira. Dito isto, mesmo nos domicílios mais arrumados, uma pequena limpeza deve ocorrer de vez em quando.

O passo mais importante é arranjar um pano de microfibra, estando disponíveis bem baratos em qualquer loja de limpeza ou lojas online. As seguintes instruções de limpeza devem ser seguidas em ordem do início ao fim; pare no passo que faz o trabalho específico listadoe só prossiga se ainda houver poeira ou óleo na tela que precisa ser removida.

Prepare a tela

No mínimo, desligue o dispositivo, mas o ideal é desconectá-lo. Não limpe a tela até que fique fria ao toque. A limpeza de telas quentes torna-as mais difíceis de limpar e podem danificá-las na pior das hipóteses.

Espane a tela

Seu primeiro passo na limpeza de uma tela deve ser sempre remover o máximo possível da tela sem realmente tocá-la. Para este fim, uma lata de ar comprimido (mantida em pé e a pelo menos 30 cm a partir da tela) pode ser usada para desalojar a maioria das partículas de poeira aderidas eletrostaticamente. Mais ideal do que uma lata de ar comprimido (que pode potencialmente explodir sua tela com propelente residual da lata) seria usar um bulbo de borracha simples com uma borrifada de ar.

Limpe levemente a tela com um pano de microfibra seco e limpo

A microfibra é um milagre da tecnologia moderna. Sem toalhas de papel, sem toalhas de cozinha, sem panos domésticos; Apenas a microfibra deve tocar sua tela. Para poeira persistente que não vai sair da tela e, ocasionalmente, uma impressão digital, um passe simples com um pano de microfibra limpo e seco geralmente é suficiente. Ao limpar a tela, evite sempre fazer movimentos circulares de “polimento”. Limpe com um toque lento e leve movendo-se em um movimento tão amplo quanto possível, da esquerda para a direita ou para cima e para baixo na tela. Embora a microfibra deva representar pouco ou nenhum risco para a tela, evitando a limpeza em pequenos movimentos circulares, você evita o risco de criar manchas polidas ou marcas de espirais na superfície da tela. Pressão leve e movimentos amplos são os mais seguros.

Limpe levemente a tela com um pano de microfibra umedecido com água destilada

Embora a microfibra seja geralmente muito boa para remover a poeira e o óleo por conta própria, se você precisar de algum poder de limpeza extra, sinta-se livre para umedecer levemente o pano com água destilada (evite água da torneira, pois pode deixar depósitos minerais e camadas de sujeira na tela ). Água destilada está disponível em drogarias, mercados e supermercados e é comumente usada para umidificadores. O pano deve estar úmido o suficiente para que pareça molhado ao toque, mas não tão úmido que possa ser removida a água. Lembre-se: você não quer que uma única gota de água escorra pela tela e entre na moldura.

Limpe levemente a tela com um pano de microfibra umedecido com uma mistura de 50/50 de água destilada e vinagre branco

Para 99% da sua poeira diária e impressões digitais, um pano de microfibra úmido vai salvar o dia. Mas digamos que isso não esteja sendo feito porque seu filho tentou alimentar um bichinho na tela com um pedaço de torrada com manteiga de amendoim na televisão. É aqui que é necessário ter um agente de limpeza adicional para cortar a sujeira. Álcool e amônia estão fora, mas uma mistura de 50% de água destilada e 50% de vinagre branco caseiro está dentro Depois de diluir a mistura e umedecer levemente o pano de microfibra, use a mesma pressão leve e movimentos amplos que discutimos anteriormente. Não há necessidade de seguir a mistura de vinagre com água pura ou com um pano de microfibra seco (a menos que você tenha feito a tela ficar muito úmida, então limpe imediatamente qualquer excesso de umidade com um pano de microfibra seco).

Isso é tudo: sopre a poeira solta, use apenas microfibra e nunca use nenhum líquido de limpeza, mas água destilada e/ou vinagre branco diluído em 50/50 com água destilada. Ao fazer isso, você evitará os danos líquidos, arranhões e turvação que mandaram muitos monitores e televisões para um túmulo prematuro.

Quais procedimentos de limpeza de monitores vocês usam? Quais funcionam melhor?