Um endereço IP, abreviação de Internet Protocol (Protocolo de Internet), é um número de identificação para um hardware de rede. Ter um endereço IP permite que um dispositivo se comunique com outros dispositivos em uma rede baseada em IP, como a Internet. A maioria dos endereços IP se parece com isso:

152.102.67.122

Outros endereços IP que você pode encontrar podem ser mais parecidos com isto:

2002: 4861: 4861 :: 8855

Há muito mais sobre o que essas diferenças significam na seção Versões de IP (IPv4 vs IPv6) abaixo.

Para quê serve um IP?

Um endereço IP fornece uma identidade para um dispositivo em rede. Semelhante a um endereço residencial ou comercial que forneça esse local físico específico com um endereço identificável, os dispositivos em uma rede são diferenciados uns dos outros por meio de endereços IP.

Se você vai enviar um pacote para o seu amigo em outro país, é preciso saber o destino exato. Não basta apenas colocar um pacote com o nome dele pelo correio e esperar que ele chegue até ele. Em vez disso, é preciso anexar um endereço específico a ele, o que você poderia fazer pesquisando em listas de endereço ou listas telefônicas.

Esse mesmo processo geral é usado ao enviar dados pela Internet. No entanto, em vez de usar um catálogo telefônico para procurar o nome de alguém para encontrar seu endereço físico, seu computador usa servidores DNS para procurar um nome de host para encontrar seu endereço IP.

Por exemplo, quando você entra em um site como www.meusite.com no meu navegador, minha solicitação para carregar essa página é enviada para os servidores DNS que procuram esse nome de host (meusite.com) para encontrar o endereço IP correspondente (algo como 152.102.67.122) . Sem o endereço IP anexado, meu computador não terá ideia do que é que eu estou procurando.

Diferentes tipos de endereços IP

Mesmo se você já ouviu falar de endereços IP antes, talvez você não perceba que existem tipos específicos de endereços IP. Embora todos os endereços IP sejam compostos de números ou letras, nem todos os endereços são usados ​​para o mesmo propósito.

Existem endereços IP privados, endereços IP públicos, endereços IP estáticos e endereços IP dinâmicos. Isso é uma grande variedade. Para aumentar a complexidade, cada tipo de endereço IP pode ser um endereço IPv4 ou um endereço IPv6.

Em suma, os endereços IP privados são usados ​​”dentro” de uma rede, como a que você provavelmente usa em casa. Esses tipos de endereços IP são usados ​​para fornecer um meio para que seus dispositivos se comuniquem com seu roteador e todos os outros dispositivos em sua rede privada. Endereços IP privados podem ser definidos manualmente ou atribuídos automaticamente pelo seu roteador.

Endereços IP públicos são usados ​​na parte externa de sua rede e são atribuídos pelo seu provedor de internet. É o endereço principal que sua rede doméstica ou comercial usa para se comunicar com o restante dos dispositivos de rede em todo o mundo (ou seja, a Internet). Ele fornece um meio para os dispositivos em sua casa, por exemplo, alcançarem seu provedor de internet e, portanto, o mundo externo, permitindo que eles façam coisas como acessar sites e se comunicar diretamente com os computadores de outras pessoas.

Os endereços IP privados e os endereços IP públicos são dinâmicos ou estáticos, o que significa que, respectivamente, eles são alterados ou não.

Um endereço IP atribuído por um servidor DHCP é um endereço IP dinâmico. Se um dispositivo não tiver o DHCP ativado ou não o suportar, o endereço IP deverá ser atribuído manualmente. Nesse caso, o endereço IP será chamado de endereço IP estático.

IP de site

Pegue o IP de um site com facilidade, seguindo procedimentos básicos. (Foto: Chino.io)

Como encontrar o seu endereço IP?

Diferentes dispositivos e sistemas operacionais exigem etapas exclusivas para encontrar o endereço IP. Há também várias etapas a serem seguidas se você estiver procurando pelo endereço IP público fornecido pelo seu provedor ou se precisar ver o endereço IP privado que o roteador entregou.

Endereço IP Público

Há muitas maneiras de encontrar o endereço IP público do seu roteador, mas sites que pesquisam seu número de IP tornam isso super fácil. Esses sites funcionam em qualquer dispositivo conectado à rede que ofereça suporte a um navegador da web, como seu smartphone, iPod, laptop, desktop, tablet etc.

Endereço IP Privado

No Windows, você pode encontrar o endereço IP do seu dispositivo por meio do prompt de comando, usando o comando ipconfig. Os usuários do Linux podem iniciar uma janela do terminal e digitar o comando hostname -I (que é um “i” maiúsculo), ifconfig ou ip addr show. Para macOS, use o comando ifconfig para encontrar seu endereço IP local. Os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch mostram seu endereço IP privado por meio do aplicativo Configurações no menu Wi-Fi. Para vê-lo, basta tocar no pequeno botão “i” ao lado da rede à qual ele está conectado. Você pode ver o endereço IP local de um dispositivo Android por meio de Configurações -> Wi-Fi. Basta tocar na rede em que você está para ver uma nova janela que mostra informações de rede que incluem o endereço IP privado.

Versões IP: IPv4 vs IPv6

Existem duas versões de IP: IPv4 e IPv6. Se você já ouviu falar desses termos, provavelmente sabe que o primeiro é a versão mais antiga e, agora, desatualizada, enquanto o IPv6 é a versão atualizada do IP.

Uma razão pela qual o IPv6 está substituindo o IPv4 é que ele pode fornecer um número muito maior de endereços IP do que o IPv4 permite. Com todos os dispositivos conectados constantemente à Internet, é importante que exista um endereço exclusivo disponível para cada um deles.

A forma como os endereços IPv4 são construídos significa que é capaz de fornecer mais de 4 bilhões de endereços IP exclusivos. Embora esse seja um número muito grande de endereços, não é suficiente para o mundo moderno com todos os diferentes dispositivos que as pessoas estão usando na Internet.

Pense nisso: existem vários bilhões de pessoas na Terra. Mesmo que todos no planeta tivessem apenas um dispositivo usado para acessar a Internet, o IPv4 ainda seria insuficiente para fornecer um endereço IP para todos eles.

O IPv6, por outro lado, suporta impressionantes 340 trilhões de endereços. Isso significa que cada pessoa na Terra pode conectar bilhões de dispositivos à Internet. É verdade, um pouco exagerado, mas você pode ver com que eficiência o IPv6 resolve esse problema.

Além do maior fornecimento de endereços IP sobre IPv4, o IPv6 tem o benefício adicional de não mais colisões de endereços IP causados ​​por endereços privados, configuração automática, conversão de endereços de rede (NAT), resultando em um roteamento mais eficiente, administração mais fácil, desenvolvimento de privacidade e muito mais.

Como um endereço IP é designado?

A ICAAN – A Internet Corporation for Names & Numbers são o nível superior e governam sobre IP – o protocolo da Internet e executam as políticas por trás dele. A partir daí, passa para a IANA – Internet Assigned Numbers Authority. A IANA é um departamento da ICAAN que coordena e mantém os sistemas numéricos que mantêm a Internet funcionando como endereços IP e DNS.

A próxima etapa são organizações específicas da região que mantêm os endereços IP que fornecem registro e gerenciamento dos mesmos. Na América do Norte, por exemplo, é o ARIN. Uma vez no ARIN, os Provedores de Serviço de Internet ou organizações podem contatá-los para registrar um endereço IP ou um bloco de endereços IP que é onde você entra. Você então compra uma conexão de um provedor ou vai para uma rede aberta local e se conecta à internet.

Endereços IPv4 foram distribuídos da ICANN através da IANA e, em seguida, através do seu registro de internet regional, onde o seu provedor de internet ou empresa pode, coordenar a partir daí e você se conectar a eles.

Existem blocos inteiros que são usados ​​pelo Google, Facebook e similares, o que facilita bastante para esses sites se configurarem ao redor do mundo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!