Como saber onde eu voto?

Em Dicas de informática e internet por André M. Coelho

A cada dois anos temos uma grande responsabilidade como cidadãos brasileiros. Todos nós, maiores de 18 anos e menores de 65 anos de idade, temos a obrigação de ir para as urnas eleger aqueles que irão nos representar. Quem tem 16 anos de idade e maiores de 65 podem, por opção, votar ou não. Escolher bem seu candidato é apenas um primeiro passo rumo ao exercício da democracia e na construção de um melhor país para o povo.

Esporadicamente, pode ser que você tenha de votar para um referendo nacional, como foi no referendo sobre o porte de armas a alguns anos atrás. Mas estes eventos são raros, sendo a votação normalmente realizada apenas para a eleição de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e para nosso presidente.

Leia também

Porém, seu voto só tem validade se você for capaz de ir até seu local de votação e votar. E não tem como fazer isso se você não sabe onde vota. Para saber isso, o procedimento é bem simples.

Encontrando local de votação

Encontrar seu local de votação é simples, rápido e fácil. Só bastam alguns cliques e alguns dados inseridos e pronto! (Foto: kamaleao.com)

Como saber onde eu voto?

No site do Tribunal Superior Eleitoral, é possível saber o seu título e local de votação tendo apenas como informações seu nome, data de nascimento e nome da mãe. Assim que você digitar os caracteres para confirmar sua solicitação, os seguintes dados irão aparecer em tela:

Você pode fazer a consulta pelo seu título de eleitor também, bastando apenas ter seu título em mãos.

Você pode e deve imprimir ou anotar tais dados para usá-los como referência. Vale lembrar que é importante você saber como chegar ao local de votação antes do dia da votação, evitando assim confusões e trânsito desnecessário.

Verifique também todas as suas pendências com a Justiça Eleitoral e garanta seu direito ao voto. Você pode consultar sua situação por nome ou por título de eleitor. Se você estiver em situação irregular, basta ir até o Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade e resolver a situação de forma simples, rápida e prática.

Não perca a oportunidade de poder votar e fazer nosso país melhor. A democracia agradece!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.