Os árbitros de voleibol precisam indicar claramente a parada e o início do jogo. Além disso, os árbitros indicam infrações de regras de jogo e reconhecem pedidos de interrupção de jogos. As combinações de sinais de mão de assobio e voleibol permitem que os árbitros mantenham um fluxo suave para a partida. Isso permite que espectadores e participantes compreendam a ação durante a partida e o resultado de cada jogada.

O treinamento dos gestos feitos pela arbitragem de vôlei

Os sinais são a língua dos árbitros e, se eles tiverem um grande domínio desse idioma, eles mostrarão a experiência, o conhecimento sobre o esporte, a compreensão das regras, a confiança, imparcialidade, controle sobre a partida e profissionalismo. Sinais manuais de vôlei são automáticos, mas não robóticos. Pode ser necessário ajustar os sinais para melhor se adequarem à situação, mas essa experiência só ocorrerá com a repetição.

Gestos são combinados, geralmente, com o sopro do apito. Apite imediatamente quando uma falta foi identificada, ou a bola está fora de jogo. O apito interrompe a jogada e chama a atenção para o juiz. O apito indica que o árbitro tem algo para se comunicar. O apito deve ser soprado com autoridade e deve ser alto e nítido.

Os apitos variam em tons e volumes diferentes para situações diferentes. Para situações e faltas comuns no jogo, geralmente é melhor usar um apito mais alto. Para interrupções de jogo, como uma substituição ou tempo limite, geralmente é melhor usar um tom de apito mais longo. Múltiplos assobios rápidos são comumente usados ​​para interromper o jogo por interrupções de jogo, como uma lesão ou uma bola errante na quadra. Especialmente o segundo árbitro pode aumentar o tom de apito para chamar a atenção quando a atenção estiver em outro lugar.

Sequência de sinais do voleibol

Sopre o apito. Como primeiro árbitro, quando ele vê que a bola está fora de jogo ou há uma falha, apite sempre primeiro. Sinalize qual time vence o ponto. Este sinal mostra as equipes qual a equipe servirá em seguida. Por último, mostre o sinal de falha.

Como segundo árbitro, existem falhas específicas para apitar. Como segundo árbitro, a sequência do sinal é diferente.

Primeiro, usa-se o sinal de mão que corresponde à falta que foi apitada. O primeiro árbitro confirmará a decisão, concederá um ponto e sinalizará qual equipe servirá em seguida. Como segundo árbitro, esse sinal deve ser repetido.

Alguns sinais de mão de voleibol exigem duas mãos Quando um sinal requer apenas uma mão, use a mão que corresponde ao lado da equipe que cometeu o erro. Sempre usa-se a mão ou o braço ao lado da equipe que cometeu a falta.

Alguns sinais exigem que se indique o jogador com a falta. Usa-se um gesto de mão aberta.

Sinais do árbitro de vôlei

Conheça os sinais do árbitro de vôlei para entender melhor as regras do esporte ou apitar uma partida. (Foto: Volleyball Alberta)

Sinais de arbitragem do voleibol

Existem variações de acordo com a federação de vôlei, mas os gestos abaixo são os oficiais da FIVB.

Bola não liberada

Este sinal é para quando a bola não é liberada da mão no momento do contato de serviço ou se o servidor não executar o serviço corretamente. O movimento começa na coxa e há menos flexão no cotovelo. Estenda o braço com a palma para cima. Comece na coxa e termine na cintura. Evite fazer com que o sinal se pareça com o sinal de captura.

Atraso no saque

Quando o servidor não entrar em contato com a bola dentro de 8 segundos, levante os dois braços acima da cabeça. Use cinco dígitos na mão direita e o polegar e os primeiros dedos na mão esquerda. Sempre use os mesmos dígitos em cada mão, não importa de que lado a falha ocorreu. Para 14 anos e abaixo, use o sinal de uma mão por um atraso de cinco segundos.

A bola servida não cruza a rede

Um jogador toca na rede e interfere no jogo, incluindo a deflexão da bola do adversário no corpo da rede. Você sinaliza tocando no topo da rede, a palma da mão voltada para a rede com a mão do lado da equipe que cometeu a falta. Como segundo árbitro, você não repete o sinal de uma bola que não cruza a rede no saque. Para uma falha na rede como segundo árbitro, você não precisa tocar na rede, no cabo de rede ou no poste. Uma rede de ar é preferida. Isso economizará tempo e esforço extra necessários para seguir em frente. O segundo árbitro é obrigado a passar para o lado da rede da equipe que cometeu a falta na rede. Isso é verdade em qualquer falha. Lembre-se, o primeiro árbitro não faz sinais de mão com rede de ar. Para uma falha na rede, indique o jogador com a mão aberta e não com o dedo. Você só indica o jogador quando você apitar a falta, não quando o segundo árbitro apita a falta de rede.

Sinais de Árbitro de Voleibol para “Replay”

Toda vez que um rally deve ser repetido, sinalize um replay segurando dois punhos acima dos ombros com os polegares para cima. Um rally pode ser repetido se um objeto ou bola vier na quadra durante o jogo e causar uma preocupação de segurança ou causar interferência ou quando ambas as equipes cometerem uma falta na mesma instância.

Falta de bloqueio ou impedindo a equipe adversária de ver o saque

O mesmo sinal é usado para ambos. Estenda os dois braços verticalmente com as palmas voltadas para a frente. Ao mostrar este sinal, pode ser necessário mostrar o jogador ou os jogadores que cometeram a falta.

Falta de posição

O sinal para uma falta de posição ou falta de rotação é mantido na altura da cintura. Faça um movimento circular no sentido horário com o dedo indicador apontado para o chão. Faça o movimento circular não mais do que duas vezes. Após o sinal, indique os jogadores em falta. Você precisa indicar quais jogadores, a fim de evitar uma ocorrência subsequente no próximo apito de serviço.

Alcançando além da rede

Quando um jogador alcança ilegalmente além da rede, contatando a bola ou o adversário, mostre o alcance além do sinal da rede. Coloque o antebraço na rede sem tocar na rede ou no cabo de rede. A palma deve estar abaixada e perpendicular à rede. Depois de mostrar o sinal, indique o jogador em falta.

Ataque

Quando um jogador ataca a bola ilegalmente, estenda o braço diretamente acima do ombro com a mão aberta. Dobre no cotovelo e faça um movimento descendente em direção ao time adversário. O movimento descendente termina logo acima do nível dos olhos para não bloquear sua visão do tribunal. Após o sinal, indique o jogador em falta.

Quatro toques

Se uma equipe entrar em contato com a bola mais de 3 vezes sem enviá-la de volta pela rede, e os 3 e 4 contatos não forem feitos pelo mesmo jogador, então sinalize 4 acertos. Sinalize estendendo o braço com 4 dedos. Isso deve ser ligeiramente para o lado e acima da cabeça. Lembre-se, se o mesmo jogador faz o 3º e 4º contato, o sinal é 2 toques.

Sanções

Apenas o primeiro árbitro pode sancionar uma equipe ou indivíduo. No entanto, o segundo árbitro pode solicitar uma sanção e o primeiro árbitro deve honrar essa solicitação. Como segundo árbitro, você deve discutir seu método para sancionar antes do início da partida. Como primeiro árbitro, quando você está sancionando uma equipe ou jogador, lembre-se de apitar e chamar a atenção de todos. Em seguida, mostre o sinal apropriado do árbitro de vôlei. Lembre-se, para uma sanção de penalidade, sinalizar ao próximo time para servir primeiro antes de mostrar o cartão. Segure o cartão na mão ao lado do membro da equipe que está sendo sancionado. Evite “empurrar” o cartão para o indivíduo. O segundo árbitro não repete o sinal da mão.

Aviso de atraso / penalidade

Para uma punição por atraso, segure a mão contra o pulso oposto do lado que está sendo sancionado. Isto é para um aviso de atraso. Por uma penalidade de atraso, coloque um cartão amarelo contra o pulso oposto do lado a ser sancionado. Lembre-se, para uma penalidade, mostre primeiro o sinal de ponto. O segundo árbitro não repete nenhum dos sinais.

Interrupções Regulares de Jogo

Substituições e tempos de espera são geralmente de responsabilidade do segundo árbitro. Quando o pedido é reconhecido pelo segundo árbitro, o primeiro árbitro imita o sinal. Quando o segundo árbitro não reconhece o pedido, o primeiro árbitro pode apitar e usar o sinal de início.

Substituição

Quando um substituto entra na zona de substituição, isso constitui um pedido formal de substituição. O apito é soprado, geralmente pelo segundo árbitro para reconhecer o pedido. Sinalize girando os antebraços com as mãos fechadas. Gire em um movimento circular, um ao redor do outro na frente do seu peito. Use apenas uma ou duas rotações. O primeiro árbitro repete o sinal de substituição. Não use as mãos abertas.

Autorização para entrar

Depois de fazer o sinal de mão de substituição como segundo árbitro, faça um sinal para o jogador entrar na quadra. Isso é feito somente depois que os jogadores fizerem contato visual com você. Estenda o braço e no nível da coxa, faça um movimento para frente com a palma voltada para a frente. O primeiro árbitro não repete este sinal.

Sinal de árbitro de voleibol para tempo

Quando uma equipe solicita um tempo fora, o segundo árbitro, ou primeiro árbitro, se necessário, apita e coloca a palma de uma mão sobre a outra na posição vertical para formar um “T”. A mão / braço vertical está ao lado da equipe que faz a solicitação. Após a sinalização, o segundo árbitro estenderá o braço vertical em direção ao banco com a mão aberta. Isso indica que a equipe está pedindo tempo. O primeiro árbitro apontará pela quadra para o banco da equipe com a mão aberta.

Fim do set

Após o último ponto do set ter sido marcado, e você tiver premiado o ponto final e sinalizado a falta, assobie e mostre o fim do set de sinal cruzando os braços sobre o peito. As mãos devem estar abertas com as palmas voltadas para o corpo. Evite fazer punhos.

Mudança de lado

No final de cada set não decisivo, mostre a mudança do sinal de árbitro de vôlei de quadra. Com os punhos fechados, coloque o braço esquerdo na frente do corpo e o braço direito atrás de você. Torça os braços ao redor do corpo uma vez no sentido anti-horário. Também use este sinal para uma troca de lados aos 8 pontos em um set decisivo.

Fim do Jogo

No final da partida, direcione as equipes para as linhas finais sem apitar. Estenda os braços com as mãos abertas. Em seguida, apite e junte as mãos acima da rede para que as equipes cumprimentem.

Conhece outros sinais de árbitros? Quais?