É quase que uma lenda urbana: uma pessoa aquece a água no microondas em uma xícara de café instantâneo. Enquanto tira a xícara do microondas, ele percebe que a água não tem bolhas. Nesse ponto a água ferve e explode, causando queimaduras no rosto e nas mãos. Existe alguma verdade nesse mito?

Por que não pode ferver água no microondas?

Tecnicamente e um pouco surpreendentemente, sim! As microondas são projetadas especificamente para aquecer as moléculas de água e aquecê-las muito rapidamente. Isso pode acabar aquecendo a água mais rápido do que ela pode se transformar em vapor, fazendo com que ela fique superaquecida. Bolhas de vapor de água podem se formar rapidamente quando a água é empurrada quando a xícara é retirada do microondas. Isso faz com que ferva, parecendo “explodir”, quando todo o vapor é liberado repentinamente.

Pode esquentar água no microondas, com cuidado

Mas, na realidade, as condições que fazem isso acontecer são relativamente raras. A menos que seja novinha em folha, as xícaras que usamos para aquecer a água no microondas provavelmente têm arranhões que criam uma superfície irregular onde bolhas de vapor d’água se formarão. O superaquecimento também só acontecerá se a água for para o microondas por um tempo excessivamente longo, muito mais longo do que o necessário para aquecer a água, que é de 2 a 3 minutos.

Ferver água no microondas

Cuidado ao aquecer água no microondas para evitar que ela exploda e cause ferimentos. (Foto: Greenwood Calendar)

Como esquentar água no microondas?

Para se segurar contra o ferver, você pode colocar um espeto de madeira ou outro utensílio não-metálico no copo de água para ajudar a difundir o calor e agir como uma superfície para a formação de bolhas. Você também pode deixar a água esfriar por um minuto no microondas antes de mover a xícara ou adicionar qualquer coisa nela. Ou você pode ferver a água no fogão.

É importante não reaquecer a água do microondas também enquanto ela estiver quente. Isso pode fazer com que a explosão ocorra rapidamente e cause ferimentos e queimaduras que podem deixar marcas e pior, te faz correr um risco desnecessário.

O passo a passo para esquentar a água no microondas é bem simples.

Primeiro, coloque a quantidade de água que você quer aquecer em um recipiente apropriado para ir ao microondas, preferencialmente um recipiente que não seja de plástico. Coloque o recipiente no microondas com uma colher de madeira ou algum outro utensílio de madeira dentro.

Segundo, programe o microondas para aquecer a água por 2 a 3 minutos. A quantidade de tempo que demora para a água ferver pode varias de acordo com o microondas usado mas, geralmente, não passa de 5 minutos. Use a potência máxima para aquecer a água mais rápido.

Terceiro, espere 1 a 2 minutos antes de remover o recipiente de dentro do microondas com cuidado.

Quarto e último, remoca o utensílio de madeira, com cuidado, do recipiente. Use então a água para a finalidade desejada.

Recomendamos que você aqueça a água em um fogão ao invés de aquecer a água em um microondas. Mesmo com todos os cuidados, as chances de você ter uma queimadura usando um microondas para aquecer a água é muito grande, e não vale o risco que a economia de tempo fará.

Esse fenômeno de “explosão de água” já aconteceu com você? Como aconteceu? Alguém se machucou?