Assistir os vídeos de um satélite ao vivo pode ser muito divertido. Porém, pode ser difícil encontrar boas imagens desses satélites, e muitos deles não são tão “ao vivo” assim. Então, onde encontrar imagens de satélite ao vivo, e com qualidade? Vamos mostrar algumas opções para você acompanhar e ver como está nosso planeta.

Onde ver satélite ao vivo?

Existem muitas fontes diferentes de imagens de satélite ao vivo (ou quase, com cerca de 15 min de atraso). A maioria deles vem de satélites geoestacionários para fins de monitoramento climático.

Há também o feed ao vivo da Estação Espacial Internacional. Eles simplesmente conectaram uma webcam à ISS e estão transmitindo a partir dela, 24 horas por dia.

Onde ver satélite em tempo real com alta resolução?

Agora, se você estava procurando imagens ao vivo ou quase instantâneas de um local específico de sua escolha na Terra, em uma resolução em que você possa distinguir entre recursos menores que uma cidade, há uma chance decente de que isso não exista. Atualmente, não há satélites suficientes para cobrir toda a Terra o tempo todo e isso geraria muitos dados.

Como obter imagens de satélite de uma área específica?

O que você precisa saber é que os satélites não estão capturando e enviando dados ao mesmo tempo. Eles estão capturando quando estão acima de uma área de interesse e enviando os dados apenas quando estão acima de uma estação terrestre. A maioria não tem memória suficiente para continuar capturando o tempo todo entre a estação terrestre e está limitada à quantidade de dados que pode enviar de volta no tempo em que está ao alcance da antena, o que dá cerca 10 minutos, pois os satélites passam rápido.

Isso significa que, se você estiver procurando imagens de uma área distante de uma estação terrestre, haverá um lapso de tempo entre a captura e o “downlink”, às vezes horas. Em seguida, os dados precisarão ser processados, às vezes manualmente (dependendo do provedor), o que pode aumentar entre alguns minutos e alguns dias. Alguns dos provedores mais rápidos podem disponibilizar seus dados dentro de 48 horas, mas nem todos podem.

Satélite ao vivo

Visualizar as imagens ao vivo de um satélite pode ser algo legal para passar o tempo. (Foto: Universe Today)

E se você quiser imagens de satélite de alta resolução sem ser de uma área específica?

Agora, se você deseja monitorar ‘qualquer lugar’ na Terra, atualmente há uma empresa de dados de satélite, a Planet, que está trabalhando para capturar o planeta inteiro o mais rápido possível. A atual “taxa de atualização” é de aproximadamente 5 x por semana, com uma resolução de 3 a 5 m. Isso significa que cada pixel representará uma área de 5 x 5 m no chão. O suficiente para distinguir uma estrada de um prédio, mas não o suficiente para contar carros ou árvores. Eles também oferecem dados de alta resolução (80 cm), mas a taxa de “revisita” a um lugar é um pouco mais lenta.

Agora há a questão das nuvens. A Terra está 70% a 80% coberta de nuvens o tempo todo e satélites multiespectrais, ou seja, aqueles que enviam dados de volta como o que você pode ver no Google Maps – não podem ver através das nuvens. Os satélites SAR, no entanto, podem, mas os satélites comerciais SAR ainda são bastante raros. Por esse motivo, os dados podem ser bastante caros.

Curiosidade: o motivo pelo qual não há nuvens no Google Maps é porque é uma mistura de imagens capturadas em vários momentos, com algumas imagens com vários anos e outras muito recentes. Também há imagens de drones e aviões lá.

Onde encontrar dados gratuitos de satélite?

Você pode ver programas de “dados abertos” como o Earth Explorer (NASA / USGS) e o Sentinel Hub (ESA). Muitos dados são armazenados na Amazon, então a AWS criou seu próprio programa de acesso: o AWS Earth.

Você pode entrar em contato diretamente com os fornecedores ou acessar um agregador como o SkyWatch EarthCache para encontrar imagens gratuitas em alta resolução.. Aqui está uma lista de provedores e satélites com resolução. Alguns dos fornecedores incluem: Airbus, DigitalGlobe, Planet, SI Imaging Services, SpaceView,  UrtheCast, entre outros.

Uma opção, para aumentar sua chance de encontrar os dados corretos, é passar por um agregador, pois eles têm acesso a mais conjuntos de dados. Alguns incluem o SkyWatch EarthCache, Geocento, Land Info, LandViewer, Satellite Imaging Corporation

E aí, o que acharam? Já estão pegando as informações dos satélites?