O que significam os códigos de rastreamento dos Correios?

Escrito na categoria "Dicas de informática e internet" por André M. Coelho.

Os correios tem vários códigos de rastreamento usados internacionalmente e nacionalmente para vários tipos de encomendas diferentes. Entender um pouco sobre estes códigos pode te ajudar a saber de onde vem uma encomenda, se a pessoa encomendou pelo tipo de envio pelo qual você pagou e até alguns problemas que você poderá enfrentar com a alfândega, quando o envio for internacional.

Por que me preocupar com o tipo de envio feito?

Em âmbito nacional, os Correios dão maior importância para encomendas SEDEX. Se o código não corresponder a uma encomenda SEDEX, e você pagou por este tipo de envio, primeiro o vendedor embolsou a diferença e segundo, seu pacote será tratado com menos prioridade. Além de demorar mais, outros serviços dos Correios não tem o “seguro nativo” que o SEDEX tem, sem custos adicionais.

Em âmbito internacional, é mais importante ainda o tipo de encomenda. Encomendas do tipo EMS (Express Mail) tem prioridade através de um acordo entre os correios do mundo inteiro. Além disso, quando calculado o valor dos impostos, o valor pago por encomendas EMS não entram no cálculo dos impostos, ao contrário de todos os outros tipos de encomenda, nas quais o valor do envio entra no cálculo do valor total para os impostos.

Rastreamento de encomendas nos correios

Pelo site dos correios, dá para acompanhar praticamente todos os números de rastreamento oficiais internacionais, já que existe um tipo de “sistema integrado” entre os correios mundiais. (Foto: www.criarfazergratis.com)

O significado de cada código de rastreamento dos Correios

São muitos códigos. Vamos postar todos aqui, como forma de informação e consulta, mas vamos explicar a fundo apenas os mais importantes, com alguns comentários:

Considerações
Encomendas com valor declarado normalmente tem algum tipo de seguro. Os códigos aqui mostrados aparecem antes dos números e depois dos números há duas letras, que significam o país de origem da encomenda, tal como CN para China, KR para Coréia e US para os EUA. Vale lembrar que rastrear sua encomenda constantemente é importante para garantir que ela chegue no destino certo e que você saiba o que está acontecendo com ela.
Uma dica bem legal é que algumas lojas já cobram os impostos na hora do pagamento dos produtos, como é o caso da Amazon. Assim, você já desembolsa o valor cheio pelo produto, ao invés de ficar esperando um valor X qualquer que depende da cotação do dia. Legal isso, não?

Ficou alguma dúvida? Não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.