Como jogar Pokémon Go?

Em Códigos e dicas de jogos por André M. Coelho

Temos que pegar! Os fãs da franquia e os entusiastas de Pokémon são obrigados a reconhecer o sucesso de um jogo que é Pokémon Go. Desde o seu lançamento bem sucedido em 2016, o jogo AR Mobile ganhou imensa popularidade em dispositivos Android e iOS. Pokémon Go ainda mantém sua posição como um dos jogos de smartphones mais populares do mercado.

E se você não verificou o jogo ainda e é novo na franquia, aqui está a essência disso: você encontrará criaturas fictícias com poderes especiais chamados Pokémon que você deve capturar e usar para ganhar batalhas , mas esse é o caso de quase todos os jogos Pokémon existentes. O que faz o Pokémon Go se destacar é o fato de que o aplicativo usa a tecnologia de realidade GPS e aumentada para tornar a ação mais imersiva.

E sim, isso significa que você pode realmente identificar alguns de seus Pokémon favoritos, aparecendo casualmente do mato na calçada ou mesmo dentro de sua casa.

A jogabilidade é bastante simples, mas há algumas coisas que você precisa estar ciente antes de mergulhar. Então, se você estiver indo para o jogo completamente sem noção, não há necessidade de se preocupar, nós vamos ajudar.

Abaixo, preparamos um guia de todos os fundamentos que você precisa saber para começar com Pokémon Go, incluindo como pegar Pokémon, batalha, participar de um ataque e muito mais. Você pode baixar o aplicativo aqui para iOS e aqui para o Android.

AVISO: Por favor, tome extrema cautela ao jogar Pokémon Go e cuidado com o seu entorno, especialmente se você estiver usando o aplicativo ao lado de estradas abertas e vias para bicicletas.

Como jogar Pokémon Go?

Antes de melhorar seus Pokémons, certifique-se de construir seu XP primeiro

Capture tantos Pokémon quanto você puder, não seja exigente

Não se esqueça de transferir seu Pokémon para o professor em troca de doces

Evolua formas menores, mas não desperdice seus doces

Não use o modo AR com muita frequência, pois ele drena a bateria do seu smartphone

Aproveite as academias como é assim que você ganha moedas

Participe apenas em batalhas RAID que você pode ganhar

Aprenda os movimentos de seus Pokémon e seus tipos: água, fogo, fada, fantasma e mais

Viaje mais, a fim de explorar mais áreas para descobrir novos tipos de Pokémon

O modo de economia de bateria é o seu melhor amigo

Jogando Pokémon GO

Pokémon Go é um dos jogos mais divertidos de realidade aumentada, e possivelmente o mais popular entre todos. (Imagem: Nintendo)

Como encontrar Pokémons?

Pokémon Go usa coordenadas GPS como seu personagem no jogo caminha em torno de um mapa do mundo real de acordo com sua localização física.

Quando terminar de configurar seu personagem, você se verá em um mapa, cercado por alguns Pokémon. No canto inferior esquerdo da tela, você verá seu nome de usuário e avatares de você e seu amigo Pokémon (que encontrarão doces durante todo o jogo).

A Pokéball no meio desencadeia um menu, onde você pode abrir seu Pokédex, Batalha, Compra, Veja o seu Pokemon e quaisquer itens adicionais. No canto inferior direito, você pode identificar um ícone de binóculos, que deve indicar quaisquer desafios que você pode concluir como parte de uma missão ou durante um evento especial.

Abaixo desse ícone, há uma pequena barra branca que apresenta três sombras de Pokémon. Toque nele para revelar os locais de Pokémon em alguns pontos de verificação perto de você. Cada localização tem uma fotografia real da vida realizada e selecionando-a, o mapa deve mostrar-lhe como chegar lá.

Pokémons devem aparecer ao seu redor em um mapa, embora sua quantidade e tipo varie dependendo da sua localização, o tempo e se você estiver perto de um Pokéstop. No começo, idealmente, você deve pegar tantos Pokémon como puder para ganhar mais pontos de XP, mas se você está sendo exigente ou se você está fazendo um desafio, vá em frente e selecione um que encontre o olho.

Agora vamos passar para a próxima etapa: capturar Pokémons.

Como pegar um Pokémon?

Se você quiser pegar um Pokémon selvagem que desova perto de você no mapa, basta tocar nele para revelar um novo campo de visão. Isso deve colocar o Pokémon diretamente na sua frente. A pequena aba acima da criatura deve indicar o nome do Pokémon e seu nível de potência de combate (quanto maior, mais difícil é de pegar).

No canto inferior direito, você deve ser capaz de ver um ícone de Pokéball. Ao tocar nele, você pode selecionar um tipo diferente de Pokéball do seu inventário, a fim de aumentar a probabilidade de capturar um Pokémon mais forte. Ao longo do jogo, você será capaz de coletar várias Pokéballs, incluindo o padrão, a grande bola e a bola ultra.

Você também deve ser capaz de ver um ícone de baga no canto inferior esquerdo da tela. Este ícone aciona outro menu, onde você pode escolher uma baga para se alimentar de um Pokémon selvagem, a fim de facilitar a captura. Usar certos tipos de berries também aumentará o número de doces que você recebe de capturar um Pokémon.

Por exemplo, o Razz Berry aumentará as chances de que o Pokémon não vai acabar com a bola Poké, enquanto a Nanab Berry é geralmente usada para desacelerar o movimento do Pokémon para facilitar o sucesso.

Preparado? Agora toque e segure a bola Poké no meio e tente imitar o movimento de lançamento, colocando-a pela tela do smartphone em um movimento rápido. Você deve ser capaz de ver dois círculos que aparecem no topo do Pokémon. O menor círculo amarelo é a área crítica que você está tentando acertar. Se você conseguir atingir com êxito o círculo menor, você ganhará mais pontos XP. Dependendo do tipo Pokémon e Estágio de Evolução, a criatura pode pular, voar e até mesmo lutar quando você está tentando pegá-lo. Neste caso, você pode usar berries para sua vantagem.

Se você acidentalmente tocar em um Pokémon, poderá usar o ícone “fugir” no canto superior esquerdo da tela para voltar ao mapa principal. Você também pode tirar uma foto do Pokémon selvagem, tocando no ícone da câmera localizado no topo.

Como jogar Pokémon Go usando o modo AR?

Se você quiser que o Pokémon selvagens apareça no seu entorno, também pode ativar o modo AR, tocando no ícone no canto superior direito da tela, que deve transformar a tela em um novo campo de visão. Você deve notar imediatamente que o Pokémon não está mais bem na sua frente. Agora, olhe lentamente ao redor do seu entorno com sua câmera, você deve ser capaz de identificar alguns arbustos e folhas na tela. Em seguida, toque em um dos arbustos. Isso deve revelar o Pokémon escondido. Os seguintes passos para captá-lo são os mesmos que acima. Uma coisa a notar, no entanto, é que você deve usar o modo AR com sabedoria, pois irá drenar a bateria do seu telefone muito rápido.

Como jogar Pokémon Go: Negociação, Raids, PokéStops, Batalhas e Mais

Ginásios são pontos encontrados em todo o mapa, onde os treinadores podem lutar contra os Pokémon de equipes rivais para assumir o controle. Cada ginásio pode chegar a seis Pokémon para atribuir a defendê-lo de equipes opostas. No entanto, um único instrutor não pode atribuir mais de um Pokémon de cada vez. Academias abertas (cinza) estão disponíveis para treinadores de qualquer equipe tomar.

PokéStops são pontos de localização do mundo real (por exemplo, uma loja, um playground, um monumento e etc) que são marcados no mapa como um círculo com uma Pokéball no centro. Toque nele e gire o círculo que aparece na tela para coletar itens como Pokébolas, poções e ovos. Como alternativa, você também pode comprar esses itens com moeda real por meio de uma loja de itens apropriada.

As batalhas de ataque ocorrem quando um chefe Pokémon assume um ginásio. Você tem que se juntar a outros jogadores, a fim de derrotar o Pokémon, e se sua equipe conseguir fazê-lo, você receberá itens especiais, bem como uma chance de capturar o Pokémon do chefe derrotado. No entanto, tenha em mente que não é tão fácil quanto parece, e você poderia potencialmente desperdiçar muitas de suas poções e remédios tentando restaurar a saúde de Pokémon, então não participe de um a menos que você possa realmente ganhar.

Batalhas também podem acontecer fora das academias sempre que um companheiro convida você a participar de um. A questão é simples: selecione o seu Pokémon (o jogo geralmente recomenda os mais poderosos) e se preparar para se afastar.

Negociação é outro recurso de jogo em Pokémon Go, que permite que os treinadores estejam próximos no mapa para negociar Pokémon um com o outro. Então, se você quiser organizar um comércio de Pokémon com um amigo, certifique-se de que está a 100 metros separados um do outro na vida real. Ambos os treinadores são obrigados a usar o Stardust. Uma coisa a notar: você deve alcançar o nível de treinador 10 para negociar com outros jogadores e você não pode trocar seus Pokémon favoritos (estrelados).

Nivelamento torna seu Pokémon mais poderoso e resistente aos ataques do seu rival. Para evoluir seus Pokémon, dê-lhes Stardust e Doces. Ambos são geralmente coletados sempre que você pegar um novo Pokémon. Seu amigo Pokémon encontrará doces de vez em quando e o aplicativo deve notificá-lo sempre que isso acontecer. Cada tipo de Pokémon exigirá uma determinada quantidade para evoluir. Você também pode usar doces para aumentar o nível de potência de combate do seu Pokémon.

Poções e Medicamentos são usadas para restaurar a saúde do seu Pokémon, após dano de batalhas anteriores. Você pode obter várias poções que todas têm diferentes capacidades de cura em todo o jogo. Você sempre pode obter mais através de compras no aplicativo. Há também um revivo, que (como o nome indica) revive Pokémon desmaiado. Além disso, você também pode usar itens como o incenso para atrair Pokémons Selvagens até a sua localização.

Ovos acabam por se tornar um novo Pokémon. Eles podem ser encontrados em PokéStops. E se você se deparar com um, certifique-se de usar a incubadora de ovos na sua lista de itens. Seu novo Pokémon vai eclodir dependendo da distância que você andou ao longo do jogo, então não há sentido para se sentar e esperar até que ele se abra. A quantidade de distância varia com base no tipo de Pokémon, mas geralmente começa a cerca de 1 milha/2 quilômetros. Quanto mais tempo demora, mais raro o Pokémon será.

E aí, ficou ainda alguma dúvida sobre Pokémon Go? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia e gosta de educar e aprender. Encontrou através do blog Palpite Digital BR uma maneira de repassar seus conhecimentos e aprender mais sobre diversos tópicos. Além disso, ele também é um entusiasta de jogos digitais, tendo começado com um Master System 3 no início da década de 90 e indo pro mundo dos computadores ao final da década. Desde então, não parou mais e continua jogando, aprendendo, e ensinando.