Acampar pode ser uma das formas mais gratificantes para você passar um período de férias. O relaxamento que vem ao ficar ao ar livre e sentir a natureza, vida selvagem ou paisagens tranquilas podem ser uma ótima alternativa para um passeio de férias. Não importa onde você vá, acampar exige organização, e não há nada pior do que estar no meio do nada e não estar preparado. É ideal saber o que levar para não esquecer as coisas mais importantes.

Acampar em cada estação tem necessidades diferentes, por isso é necessário organizar em conformidade. Por exemplo, quando você acampa no verão, geralmente há mais turistas e insetos com os quais lidar. Na primavera e no outono, você pode ter noites frias. Acampamento de inverno geralmente envolve reservar um chalé, caso o tempo piore.

Escolha o tipo de acampamento que você quer: sob as estrelas em tendas, em um trailer ou carro ou alugar uma cabine em um resort de acampamento, pois todos exigem sua própria preparação. Se você decidir por uma barraca de camping, vai ser em um acampamento ou em uma área remota ? Você pode precisar para trazer madeira para ficar em uma cabana de inverno. Planeje sua rota e horário se você estiver dirigindo uma com uma programação diária de distância.

Busque por pontos de acampamento diferentes e decida sobre a sua localização. Faça as necessárias reservas. Ao acampar com um trailer, você geralmente precisa reservar um espaço de estacionamento. Observe as coisas que estão por perto e o que é ou não permitido no acampamento. Veja o que o acampamento tem: fogueiras? Abrigo para chuva? Lojas? Você também pode ter de reservar atividades extras com antecedência, como rafting ou passeios a cavalo.

Acampamento e conforto

Não esqueça de fazer uma lista de itens para seu acampamento, ou sua experiência poderá ser traumática. (Foto: en.wikipedia.org)

Verifique o seu equipamento. Assegure que todas as peças estão incluídas e que sua barraca é adequada para as suas necessidades de camping. Se você está de carro, verifique o óleo e gás e se os seus documentos estão em dia. Verifique todos os seus equipamentos, se necessário, como queimadores pequenos e lanternas, para garantir que eles estão trabalhando e tem bastante gás ou querosene.

Crie uma lista para isso. Muitas pessoas costumam se esquecer de algo quando organizam um acampamento, mas ajuda verificar novamente. Embalar o seu kit-primeiros socorros e qualquer medicamento necessário para alergias, roupas para todos os tipos de tempo que você pode enfrentar, incluindo a chuva, e um machado se você vai cortar madeira. Faça uma lista de alimentos para a duração da sua viagem e um plano de como você vai mantê-los frescos, se você precisar. Sua lista provavelmente vai mudar a cada acampamento, pois você sempre irá se esquecer de alguma coisa.

Verifique os acampamentos ou áreas de camping para quaisquer necessidades especiais, pois alguns lugares têm regras estritas sobre crianças, animais ou o tamanho de um grupo que pode acampar junto. Se for acampar em outro país, busque informações sobre os locais de acampamentos.

Por fim, divirta-se e relaxe! Você irá esquecer alguma coisa e nem tudo sairá como planejado. O importante é que você saiba se adaptar e se divertir com as diferentes situações que vivenciar.