Os binóculos são essencialmente dois pequenos telescópios colocados lado a lado, cada um composto por um par de lentes para trazer objetos distantes para mais perto e um par de prismas em cada câmara para orientar a imagem para cima. Os binóculos podem ser utilizados para a caça, observação de aves, astronomia ou observação da ação em eventos esportivos ou shows. Veja como escolher binóculos para atender às suas necessidades nestas 11 dicas infalíveis:

Entenda os números

Binóculos são referidos por dois números, tais como 7 x 35 ou 10 x 50. O número antes do “x” é o fator de ampliação, ou poder. Lentes 7 x 35 fará objetos aparecem sete vezes mais perto, enquanto lentes 10 x 50 fará objetos aparecem 10 vezes mais perto. O segundo número é o diâmetro das principais lentes (objetivo), em milímetros. Lentes 7 x 35 têm 35 milímetros (1,38 polegadas) de diâmetro, enquanto que lentes 10 x 50 são de 50 milímetros (1,97 polegadas) de diâmetro. Dividindo-se o segundo número pelo primeiro produz o valor da pupila de saída, ou o diâmetro do feixe de luz que atinge o olho em milímetros. (por exemplo, ambas as lentes, 35 dividido por 7 ou 50 dividido por 10, é de 5 mm.)

  • Quanto maior a ampliação, menos brilhante a imagem, e ao mesmo tempo em que a imagem que você vê será maior, o seu campo de visão vai diminuir e, consequentemente, você vai achar que é mais difícil de manter a imagem focada. Se você escolher binóculos com ampliação de 10 x ou superior, obtenha um par com um soquete de tripé para que você possa montar e regular os seus binóculos, quando necessário. Se você precisa de um amplo campo de visão, escolha uma ampliação menor;
  • Quanto maior a objetiva, mais luz ele pode reunir, o que é importante em atividades de pouca luz, como a astronomia ou a caça ao amanhecer ou ao anoitecer. No entanto, quanto maior as lentes são, mais os binóculos vão pesar. Geralmente, a maioria dos binóculos têm lentes objetivas, com um diâmetro de 30 a 50 milímetros (1,18-1,97 polegadas), com binóculos compactos com lentes de 25 milímetros (1 polegada) e binóculos astronômicos com lentes maiores que 50 milímetros;
  • Quanto maior a pupila de saída, mais luz que atinge os olhos. O olho humano dilata 2-7 milímetros, dependendo do modo como a luz é disponível. Idealmente, você deve atirar para um valor de pupila de saída que corresponde a largura de seus olhos para dilatar, informação a qual você pode obter com um oftalmologista.

Considere as lentes

A maioria dos binóculos têm lentes de vidro, que geralmente oferecem melhor qualidade de imagem, mas muitas vezes custam mais do que as lentes de plástico. No entanto, um conjunto de lentes de plástico que oferece a mesma qualidade de imagem que um conjunto de lentes de vidro vai custar mais. Vidro também reflete parcialmente a luz que incide sobre ele, mas isso pode ser compensado com o revestimento certo.

  • Revestimentos de lentes são descritos com os seguintes códigos: C significa que apenas algumas superfícies foram revestidas com uma única camada de revestimento; FC significa que todas as outras superfícies de lentes de vidro foram revestidas; MC que algumas superfícies foram revestidas com camadas múltiplas e FMC significa que todas as superfícies das lentes de vidro foram revestidas com várias camadas. Revestimentos de camada múltipla são geralmente superiores aos revestimentos individuais, mas aumentam os custos;
  • Lentes de plástico, enquanto que, geralmente, de menor qualidade de imagem, são mais resistentes do que as lentes de vidro e devem ser consideradas para situações onde a durabilidade é importante, como o alpinismo.
Escolhendo binóculos

Acredite: há muitas opções de binóculos no mercado e pode ser bem difícil escolher um deles. (Foto: www.portaltotheuniverse.org)

Avalie as lentes oculares

As lentes oculares devem descansar a uma confortável distância de seus olhos, ainda mais se você usar óculos. Normalmente, varia de 5 a 20 milímetros (0,2 a 0,98 polegadas). Se você usa óculos, você vai precisar de uma distância de 14 a 15 milímetros (0,55-0,59 polegadas) ou maiores, como a maioria dos óculos descansam a 9-13 milímetros (0,35-0,5 polegadas) do olho.

Conforto

Muitos binóculos incluem copos de borracha em torno das oculares para ajudá-lo a pousar sobre seus olhos ao usar o binóculo. Se você usa óculos, procure binóculos com copos de olho que retraem ou saiam do caminho. Pense aqui no conforto do binóculo, pois a tendência é que você fique o utilizando por um bom tempo.

Teste a capacidade de focagem

Olhe o quão perto você pode concentrar os binóculos na loja e medir a distância entre eles e o objeto que você está olhando.
Binóculos concentram em uma das duas formas: a maioria dos binóculos têm um mecanismo de centralização, juntamente com um corretor de dioptrias para permitir um de seus olhos ser mais forte ou mais fraco do que o outro. Binóculos à prova d’água, no entanto, costumam ter foco para cada lente individual, com controles em cada ocular.

Alguns binóculos são “sem foco”, sem nenhuma capacidade de ajustar o foco. Estes binóculos podem causar fadiga ocular, se você tentar se concentrar em algo mais próximo do que a distância pré-definida.

Olhe para o design do prisma

A maioria dos binóculos têm suas lentes principais espaçadas mais amplas do que as oculares, graças aos prismas Porro que eles usam. Isso faz com dos binóculos maiores, mas faz com que objetos próximos pareçam mais tridimensionais. Binóculos que usam prismas normais deixam as lentes em sintonia com as oculares, tornando os binóculos mais compactos, mas geralmente à custa da qualidade da imagem. No entanto, binóculos de prisma normais podem ser feitos para oferecer imagens de qualidade igual os binóculos de prisma Porro, mas em maior custo.

Binóculos menos caro usam primas BK-7, que tendem a quadricular fora um lado da imagem, enquanto binóculos mais caros usam prismas BAK-4, que proporcionam mais luz e imagens mais nítidas e mais redondas.

Decida quão pesado um par de binóculos você pode manipular

Como se observa, alta ampliação e grande binóculos com grandes lentes pesam mais do que binóculos normais. Você pode compensar o peso e estabilizar os binóculos, montando-as em um tripé ou com uma alça que permita carregá-los em torno de seu pescoço, mas se você pretende viajar longas distâncias, você pode querer se contentar com binóculos menos potentes, mas mais leves.

Considere impermeabilidade e resistência à água

Se você não planeja usar seus binóculos com mau tempo ou em condições onde eles se molham muitas vezes, você pode conviver com binóculos resistentes à água. Se você pretende levá-los ao longo de trilhas ou florestas, obtenha binóculos impermeáveis ​​no lugar.

Olhe para a reputação e as garantias do fabricante

Pense em quanto tempo o fabricante está no negócio e que outros produtos ópticos que eles fazem, se for o caso, bem como a forma como eles vão lidar com questões quando os binóculos ficarem danificados.

Busque por opcionais

Alguns binóculos têm a capacidade de visualizar imagens em uma série de ampliações, permitindo-lhe tomar uma cena inteira ou ampliar a sua parte favorita dela. Note-se que à medida que aumenta a ampliação, o seu campo de visão vai diminuir e você vai encontrá-lo mais difícil de manter o foco na imagem. Alguns mais caros, binóculos de alta ampliação incluem estabilizadores para ajudar você a manter o foco em uma imagem. Há também binóculos com opção de visão noturna. Estes opcionais deixam o binóculos bem mais caro, mas muito mais eficiente.

Não compre no Brasil

Vá ao exterior, compre lá ou peça a algum amigo para trazer. Com nossos impostos absurdos e a má qualidade dos produtos nacionais, simplesmente não vale a pena comprar aqui.