Se a minha coleção de jogos só poderia incluir 10 jogos, estes são os jogos mais populares e divertidos que seriam escolhidos. Eles representam uma variedade de gêneros de jogos, lidam com qualquer número de jogadores e geralmente tem excelente valor de rejogabilidade.

Antes de mais nada, você vai perceber que não colocamos jogos brasileiros clássicos, como War, Monopoly, Banco Imobiliário, Detetive, Imagem & Ação entre outros. Não fizemos isso por não achar que são bons jogos. O problema é que estes jogos tem um valor muito pequeno de rejogabilidade, ou seja, a partir de um certo momento eles ficam repetitivos, sem desafios. Mas não deixam de ser clássicos.

Vamos então à nossa lista.

Settlers Of Catan (Colonizadores de Catan)

Para 3 a 4 jogadores. Projetado por Klaus Teuber, publicado pela Mayfair Games e pela Grow no Brasil.

Catan é uma verdadeira obra-prima em design de jogo. A configuração aleatória do tabuleiro garante que cada jogo é diferente e há um bom equilíbrio entre habilidade e sorte. Os jogadores competem para coletar recursos e os usam para construir estradas, vilas e cidades. Várias expansões do jogo estão disponíveis. Se você nunca jogou, você deve isso a si mesmo dar Catan uma chance.

Scrabble

Para 2 a 4 jogadores. Projetado por Alfred M. Butts, publicado pela Hasbro.

Alguns jogadores estudam Scrabble como Garry Kasparov estudava xadrez, mas isso não é necessário para se divertir. É uma escolha forte para satisfazer todos os amantes da palavra que vagueiam por um jogo ou dois. A edição de luxo dispõe de vários recursos de valor, incluindo uma placa que gira e tem letras no lugar. òtimo para praticar seus conhecimentos de português (ou até inglês!).

Puerto Rico

Para 3-5 jogadores. Planejado por Andreas Seyfarth, publicado pela Rio Grande Games.

Este é um jogo de estratégia incrivelmente profundo em que os jogadores podem seguir vários caminhos para a vitória. Os jogadores competem para serem os melhores no cultivo de milho, índigo, café, açúcar e/ou tabaco e levar seus produtos a bordo dos navios. A cada rodada, os jogadores escolhem entre uma variedade de funções disponíveis (por exemplo, construtor, prefeito, colonos) para ajudar a atingir seus objetivos.

Hollywood Blockbuster

Para 2-5 jogadores. Projetado por Reiner Knizia, publicado pela Uberplay.

É um jogo de leilão sobre fazer filmes. Os jogadores competem para contratar atores, diretores e membros de equipes para fazer filmes de Hollywood.

Time’s Up!

Para 4 a 10 jogadores (melhor com 6 ou 8 jogadores). Projetado por Peter Sarrett, publicado pela R & R Games.

Os jogadores competem em equipes de dois mais três rodadas de dificuldade crescentes para identificar o mesmo conjunto de celebridades. Não é tão fácil como parece e é hilário.

Aprendendo com jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro além de serem muito divertidos, podem ser uma ótima forma de aprender sobre os mais diversos temas. (Foto: www.babble.com)

I’m the Boss (Eu Sou o Chefe)

Para 3 a 6 jogadores (melhor com 5 ou 6 jogadores). Projetado por Sid Sackson, publicado pela Face 2 Face Games.

Um grande jogo de  negociação, Eu Sou o Chefe, foi publicado em Inglês pela primeira vez em 2003. Enquanto os jogadores se movem pelo tabuleiro, eles tentam juntar negócios, mas precisam da ajuda de seus oponentes para fazê-lo. Somando-se a diversão, o fato de que esses adversários não são incluídos no negócio pode enviar outros para fora da cidade, ou até mesmo assumir o controle do negócio dos outros. Muito divertido, contanto que não seja levado muito a sério.

Heroscape

Para 2 a 4 jogadores. Projetado por Craig Van Ness, Rob Daviau e Stephen Baker, publicado pela Hasbro.

Subtítulo de Heroscape é “A Batalha de Todos os Tempos” e é certamente verdade. Tudo sobre este jogo é bem feito: os números, o terreno, as regras, os cenários. A diversão começa com a criação de seu campo de batalha. As peças de terreno de bloqueio podem ser montadas em um número praticamente infinito de combinações. Os jogadores então elaboram exércitos formados por dinossauros, robôs, samurais e muito mais.

Xadrez

Para 2 jogadores. Jogo de domínio público.

Alguns jogadores passam a vida inteira tentando dominar o xadrez . E ter um tabuleiro deste fantástico jogo em sua coleção é sempre bom (você também pode jogar Damas e muitos outros). E eu buscaria por um jogo de xadrez que também inclui Gamão.

Smarty Party

Para 3-8 jogadores. Projetado por Aaron Weissblum e Pitt Crandlemire, publicado pela R & R Games.

Smarty Party é o jogo de trivia mais divertido que eu já joguei. Ele mantém todos envolvidos constantemente e ele pode apelar mesmo para aqueles cujos cérebros não são embalados com pequenos detalhes. Um jogador lê e outros respondem a perguntas com respostas múltiplas. Por exemplo, os jogadores podem nomear estados norte-americanos que fazem fronteira com o Rio Mississippi. O sistema de pontuação inteligente praticamente garante a cada jogo vai ter pontuações próximas.

Mystery of the Abbey

Para 3 a 6 jogadores. Projetado por Bruno Faidutti e Serge Laget, publicado pela Days of Wonder.

Eu precisava de um jogo de dedução na lista e este jogo é uma boa para ter. Quem matou o irmão Adelmo? Essa é a pergunta que jogadores tentam resolver neste jogo de dedução, que encoraja os jogadores a fazer revelações (“o assassino é magro”) ao longo do caminho para fazer uma acusação direta (“o assassino é o Padre William”).

Com certeza, tem muitas pessoas que vão preferir um bom jogo de video game, mas nada como um bom momento social com o pessoal. Você concorda com nossa lista ou adicionaria outros jogos? Compartilhe nos comentários abaixo!