Um caderno é o melhor amigo da pessoa bem organizada para anotar tudo, desde planos de longo prazo a devaneios ao diários e principalmente, a matéria de escola. Organizar o seu caderno de uma forma que irá ajudá-lo a lembrar os seus registros e acessar as informações rapidamente é necessário para você encontrar e acessar essas informações sempre que precisar. Mas como organizar um caderno escolar? Como organizar um caderno de estudos? Como organizar um caderno de receitas? E o caderno da faculdade?

Calma, calma! Nossas dicas abaixo funcionam para qualquer caderno que você tenha e que queira organizar.

Coisas que você vai precisar para organizar seu caderno

  • Fichário ou caderno (o fichário é melhor e mais fácil para organizar);
  • Folhas de caderno para fichário ou o caderno em si;
  • Adesivos divisores coloridos.

Como organizar seu caderno: escolhendo o caderno ou fichário

O caderno ou o fichário tem que ser grandes o suficiente para acomodar várias seções, ferramentas organizacionais e papeis diversos. Escolha um tamanho conveniente que seja mais fácil de transportar, leve e resistente. Tanto o fichário quanto o caderno tem que ter capas duras, sejam elas de papelão ou plástico. Invista bem no caderno ou fichário pois você provavelmente ficará com ele um bom tempo.

Como organizar seu caderno: planejamento

Faça uma lista dos itens que você gostaria de colocar no caderno ou fichário. Considere seções para as tarefas diárias, um calendário semanal ou mensal, cronograma de atividades e atribuições (lazer, estudos, trabalho), um planejador de cardápio diário e lista de compras, contatos e até mesmo um diário pessoal. Deixar uma seção de páginas em branco para anotar notas rápidas. Separe uma seção para cada matéria da escola, faculdade ou cursinho extra curricular que esteja fazendo.

Compre páginas coloridas para separar as seções para fichários. Se não tiver um fichário, use no caderno adesivos coloridos identificando cada seção. Coloque as categorias que você vai acessar mais frequentemente na frente para facilitar o acesso (calendário, anotações, coisas para fazer etc). Anote nos adesivos os nomes ou siglas de forma que você entenda, colocando uma legenda na primeira página do fichário ou caderno, se necessário.

Como organizar seu caderno: acessórios e ferramentas

Mantenha ferramentas de escrever como lápis e canetas, em um bolso com zíper ou estojo perto do fichário ou caderno sempre. Dessa forma, quando você está com pressa, você pode pegar o seu caderno ou fichário e ir direto para as necessidades. Se você está constantemente adicionando panfletos ou papéis da escola, inclua também um furador de papel para ajudar na organização do fichário.

Como organizar seu caderno: a dificuldade em permanecer organizado

Uma das partes mais difíceis de qualquer educação colegial e universitária é se tornar e permanecer organizado. A manutenção de hábitos de estudo eficazes é extremamente importante também, mas não importa o quanto um aluno estuda se ele não tem organização. Assim, será impossível ganhar as melhores notas. Conhecendo alguns truques fáceis de se organizar focados para os estudos pode ajudar um aluno puxar para cima suas notas e manter o ano letivo indo bem.

Marcando pontos importantes

Ao usar uma caneta marca texto, você também pode ajudar na organização do seu caderno de anotações. (Foto: lifeyourway.net)

Como organizar seu caderno: como fazer boas anotações nas aulas da faculdade, na escola ou no vestibular?

Se um aluno tem anotações inúteis, confusas ou ilegíveis, toda a organização do mundo não vai resolver esse problema. O primeiro passo para se organizar é ter certeza de tomar anotações claras, concisas e arrumadas durante as aulas. Em alguns casos, pode ser útil ter dois cadernos para cada classe: um para fazer anotações durante a aula e um em que as notas podem ser organizadas durante as horas de estudo.

Tirar boas anotações em sala de aula deve ser feito de forma rápida e simples. Se um professor diz algo mais do que uma vez, é provável que aparecer em um teste ou exame, por isso deve ser escrito e dada uma atenção especial no estudo. Destacando ou sublinhando os principais pontos discutidos em palestras vai ajudar os alunos a se concentrar e lembrar fatos importantes quando estudando mais tarde.

Como organizar seu caderno: mantenha o controle de todas as folhas e programa das matérias

Professores vão entregar um currículo com trabalhos de casa, projetos e as datas dos exames neles. Mantenha estes currículos e programas das disciplinas em um local de destaque dentro do caderno ou do fichário, de forma a ajudar como um lembrete do que falta estudar.

Cada turma deve ter seu próprio caderno, pasta ou fichário, dependendo de quantas apostilas e atribuições da escrita serão dadas. Mantenha o controle de importantes datas de entrega de trabalhos, dicas de estudo e principais informações de aula, destacando-os para lembrar os alunos de que precisam mais atenção e quando.

Se um aluno começa o período de provas, com apenas uma pasta ou fichário sem a classificação devida para várias disciplinas, nos momentos de pressão será impossível localizar documentos e notas importantes. Usando pastas, separadores, adesivos coloridos e clipes de papel vai ajudar a manter os alunos organizados.

Como organizar seu caderno: coloque as anotações de classe em seu lugar

Quando os alunos começam manter notas, documentos e currículos organizados, também é importante mante-los em locais facilmente acessíveis e convenientes, mesmo que isso acabe por ser em um armário ou empilhados ordenadamente ao lado de uma mesa. Consistência é a chave na organização. Manter notas perto de um espaço de estudo vai ajudar os alunos a acessar informações da classe de forma rápida e facilmente.

Não jogue fora as anotações de semestres passados. Essas informações podem ser importantes no futuro. Além disso, não se preocupe tanto com as notas e sim em aprender o conteúdo dado.

Como organizar seu caderno: escaneie as folhas para um computador ou tire fotos

Se um estudante traz um laptop para a aula ou transfere anotações a um ambiente de trabalho mais tarde, os mesmos princípios se aplicam a critérios organizacionais. Cada turma deve ter sua própria pasta e local no computador sobre trabalhos, as atribuições e papeis de escola ou faculdade. Ter um lugar específico para guardar as informações para cada classe vai ajudar os alunos a encontrar informações rapidamente quando chega a hora de estudar ou escrever trabalhos acadêmicos. Qualquer coisa guardada em um computador deve ser armazenada ou em um pendrive, na nuvem e/ou disco rígido externo para que um acidente imprevisto não vá deixar você sem nada quando você precisa estudar ou usar para referências.

Como organizar seu caderno: seja consistente em manter-se organizado

Uma vez que você tem um sistema de organização, continuar com ele é vital. fazer anotações, guardar papéis e folhetos organizados pode ser um desafio, mas constantemente mudar a maneira como as coisas são organizadas só vai levar a confusão. Trabalhar no sentido de organização pode ser difícil e muitas vezes envolve mudar as coisas ao longo do caminho, mas uma vez que um aluno tem um sistema que funciona, ficar com ele é o que vai permitir a facilidade de trabalho e estudo ao longo do resto do ano.

Vale lembrar que esses mesmos critérios de organização valem para qualquer tipo de caderno ou fichário de anotações como diários, cadernos de receitas e muito mais.

Você tem mais técnicas de organização? Compartilhe nos comentários abaixo!