Quando você está planejando estudar Inglês, o que você deve procurar em uma escola? Qual a melhor escola de inglês para aprender essa segunda língua, tão importante hoje em dia? O preço tem sido um critério muito importante para boa parte das pessoas, mas você pode acabar pagando muito mais caro, no longo prazo, por aulas de inglês de péssima qualidade. Os critérios abaixo, quando bem respondidos, vão te dar a melhor escola de inglês para seu perfil de aluno.

Por que você quer aprender Inglês?

Você quer aprender Inglês para estudar no exterior? Talvez você queira aprender inglês para negócios, de modo que você possa ter sucesso em sua carreira internacional, ou mudar para outro país a trabalho. Você pode querer aprender Inglês para viajar. Quando você sabe o seu objetivo, você pode olhar para os tipos de escolas de inglês e o que elas oferecem, para ver como os cursos oferecidos se encaixam nos seus planos. Alguns programas têm cursos de inglês instrumental, outros oferecem cursos de inglês para aeromoças e pilotos. Quanto mais específico, mais motivado você estará para aprender inglês.

Estudar inglês por conta própria ou ir para escola

Se você gosta de estudar e aprender sozinho, uma escola de inglês pode até não ser necessária, mas é recomendável para te ajudar em tópicos mais avançados. (Foto: www.biglivelook.com)

Será que o currículo do curso de inglês oferece o que você precisa?

Todas as escolas de inglês devem oferecer instrução em leitura, escrita e fala. Mas algumas escolas podem estar mais focadas em leitura e escrita do que na fala. Se o seu interesse em Inglês é em grande parte profissional ou pessoal (ou seja, carreira ou viagens) você definitivamente vai querer encontrar uma escola onde falar é uma prioridade e onde são dadas muitas oportunidades para falar em sala de aula. E mesmo se o seu interesse é acadêmico, tendo fortes habilidades de fala irá ajudá-lo a aprender o inglês cada vez mais rápido.

Como é o ambiente escolar?

Alguns programas de cursos de inglês são escolas inteiramente dedicadas ao ensino de Inglês. Outros são departamentos dentro de uma escola maior, que também oferece outras matérias, como no caso de escolas técnicas. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que o ambiente escolar inteira apoia a aprendizagem do inglês. Isto é, todos no ambiente escolar entendem e gostam de interagir com as pessoas que estão aprendendo Inglês, desde a secretária até o aluno mais básico da escola.

Qual é a qualidade dos professores?

Alguns programas contratam professores que não têm muita experiência e/ou que não são certificados no ensino da língua inglesa. Tente encontrar uma escola de inglês com professores experientes e onde eles entendem que o ensino da língua inglesa é um assunto especial, diferente de ensinar inglês/português para as pessoas que já falam a língua. E, claro, você quer encontrar uma escola que seja credenciada por organizações nacionais e internacionais, tais como as universidades de Michigan e Cambridge, conhecidas pelos seus certificados de fluência na língua inglesa.

Onde você quer estudar?

Se o seu interesse é em aprender Inglês americano, você provavelmente vai querer frequentar uma escola que ensine o Inglês norte americano ou que tenham programas de intercâmbio para os EUA ou Canadá. No caso de escolher o inglês britânico, Austrália, Irlanda e Inglaterra são ótimas opções, apesar de não ser obrigatório que um curso de inglês possua um programa de intercâmbio integrado. Depois de ter decidido, você deve considerar qual programa e integração de intercâmbio (caso exista) mais lhe agradam. Escolas em grandes centros proporcionam mais oportunidades de interação, principalmente quando você está fora do Brasil. Ao escolher tanto a cidade para intercâmbio ou unidade da escola na qual você quer estudar, você pode escolher um local próximo de uma indústria que lhe interessa procurar trabalho. Por exemplo, se você está interessado em trabalhar na indústria de tecnologia, que seria inteligente buscar uma escola de inglês no Brasil com intercâmbio para cidades perto do Vale do Silício, como São Francisco.

A escola te dá oportunidades para conhecer estrangeiros?

Escolas que fazem programas de interação com estrangeiros, tais como brunches, festas em datas comemorativas, grupos de estudo e demais exercícios para integrar seus currículos, proporcionam uma experiência cultural muito mais rica do que escolas de inglês que tenham apenas professores brasileiros. Professores estrangeiros, entretanto, não são melhores que professores brasileiros, e as melhores escolas de inglês no mundo possuem professores de diversas nacionalidades.

A escola oferece atividades extra curriculares?

Uma parte importante de qualquer experiência escolar é a sua vida social. E quando você está aprendendo Inglês, usar o Inglês em situações reais, fora da classe, é muito importante. Procure uma escola que oferece muitas atividades fora de encontros organizados em classe para participar, seja em shows, visitas a museus, galerias de arte, festas, jantares, entre muitos outros.

Os coordenadores e a equipe da escola de inglês são amigáveis?

Converse, procure, ligue, mande emails, faça perguntas. Tudo isso antes de assinar um contrato com uma escola de inglês. Algumas escolas de inglês famosas podem ter um atendimento péssimo, enquanto outras menos conhecidas podem oferecer um atendimento personalizado e de alta qualidade, mesmo quando você não é um aluno. Pesquise com muitas perguntas e comparações, antes que você se arrependa na escolha da melhor escola de inglês.

Qualquer que seja a escola de inglês, é obrigatório que você leve a sua curiosidade, seu entusiasmo, dedicação aos estudos, e sua coragem para as aulas. A melhor maneira de aprender Inglês é praticar todos os dias. Sem a prática, mesmo a melhor escola de inglês do mundo não será capaz de te ensinar esta segunda língua.

Qual a melhor escola de inglês em sua opinião? Qual você não recomendaria? O que você procura em uma escola de inglês?