Agario ou Agar.io – provavelmente um dos jogos mais simples e mais viciantes para investir seu tempo livre na internet agora. Se você ainda não experimentou o Agario, jogo ainda que vai te viciar, prepare-se para saber mais detalhes e ser convencido de que Agario merece seu tempo livre.

O que é Agar.io?

Como mencionado acima, Agario é um jogo bastante simples e gratuito, que você pode jogar pelo seu navegador ou um celular com sistema operacional Android ou iOS e, em breve, terá uma versão desenvolvida para computadores através da plataforma de jogos Steam. Bem semelhante a um jogo clássico, chamado Osmos, Agario adiciona o elemento dos adversários online com vários jogadores adversários tentando te consumir.

Como você joga Agar.io?

Você basicamente abre o jogo na plataforma de sua escola e cria um nome de usuário, podendo fazer o login também com sua conta do Google+ ou Facebook. Depois de selecionar, você vai começar em uma tela cheia de bolas coloridas, sendo que você terá o controle de uma delas. O objetivo do jogo é consumir as bolas menores em torno de você para absorver outras, evitando as bolas maiores que podem te absorver. Ao atingir um dado tamanho, você pode colidir com bolas verdes com “espinhos” ao redor delas, que divide a bola controlada por você em outras menores, que pode facilitar a absorver mais bolinhas e mais adversários.

Qualidades do jogo Agario

Tome cuidado para que Agar.io não tome todo o seu tempo livre e até do trabalho, pois é um excelente e viciante jogo. (Foto: hackandcrack.fr)

Controles do jogo Agario

Para controlar o jogo, não é necessário se complicar tanto, o que é uma qualidade que grandes jogos de hoje em dia, como Minecraft, possuem. Você só precisa utilizar o mouse ou touchpad de seu computador ou notebook, a tecla “w” e a barra de espaço. O mouse navega sua bola colorida pelo cenário e a barra de espaços permite dividir sua bolinha ao meio (o mesmo efeito com as bolas verdes paradas no cenário com “espinhos”) e a tecla “W” permite que você expulse excesso e massa da sua bola para a alimentação de outros jogadores, vírus ou ajudá-lo a deixar sair algum peso para sair de uma situação difícil. Afinal, quanto menor sua bolinha colorida, maior sua velocidade. Mas assim como s jogos da série Happy Wheels, velocidade nem sempre é tudo.

Estratégias e dicas para Agario

Agora é hora de te ensinar a ser um mestre em Agario.

  • Quando você é pequeno esconda-se atrás dos vírus para salvar sua bolinha

Assim, quando você é pequeno, muitas vezes você vai ver as bolhas maiores agressivas vindo atrás de você para comer você, em situações que você pode ficar cercado. Se você está em uma perseguição e você acha que não pode fugir, mas um vírus está nas proximidades (a bolinha verde com “espinhos”), pode ser a melhor esperança de sobrevivência. Grandes bolas não gostam de vírus, porque uma vez que uma bolha é maior do que o vírus, o vírus pode dividi-lo em vários pedaços, se eles colidem. Escondendo sua bola atrás do vírus, você vai manter a bolinha agressiva maior longe de você.

  • Use bordas e cantos do cenário em sua vantagem

O espaço de jogo Agario tem os seus limites e se você sabe onde ele estão, você pode usá-los para interceptar ou encurralar o seu oponente. Se você encurralar uma bola menor na borda do jogo, você vai ser capaz de absorvê-la facilmente, porque ela não vai ter para onde correr.

  • Use os vírus para dividir os adversários

Os vírus, como mencionamos acima, tem o poder de dividir um blob maior em pequenos pedaços se ele foi alimentado. Se você tem um adversário que está tentando te derrotar, alimentar um vírus pode ser útil. Atire pressionando a tecla w 7 vezes na direção do vírus, e quando ele encontrar a bola adversária que você estava combatendo, o vírus pode cortar o adversário pela metade. Aproveite e absorva os “restos” do adversário.

  • Quando você está grande demais, divida-se para conquistar

A dupla do Tazercraft, famoso canal de YouTube, sabe que um bom trabalho é melhor feito em equipe. Como mencionado no início, quanto maior você é, mais lentamente você mover. Então, para conquistar mais espaço e derrotar mais inimigos, divida-se e tenha várias bolinhas “amigas” para derrotar seus adversários.

Dicas avançadas para Agario

Agario tem um grupo de discussão no Reddit com dicas excelentes para os jogadores mais avançados.

Se você tiver sua bolinha inteira, separe-se com a barra de espaço para conseguir se alimentar mais rapidamente. Tente nunca se dividir em mais do que duas bolinhas, ou você estará muito mais vulnerável. A melhor forma de ter um tamanho muito grande é absorvendo uma bola maior que se dividiu. E para despistar bolas maiores que estão te perseguindo, finja ir em uma direção por menos de um segundo e então, vá para o outro lado. Simples e prático.

Muitas vezes você vai pressionar espaço quando há um monte de bolas/células com tamanho médio e que lutam por uma célula/bola maior destruída. Realmente tenha cuidado com os vírus, que é o seu pior inimigo (quando usado contra você). Se você for atingido por um, tente proteger pequenos pedaços com os grandes. Em outras situações, você precisa apertar W para minimizar suas perdas.

Quando outra célula é ligeiramente menor do que o sua, tentar abusar dos cantos e limites, ou use outras células grandes para prender o adversário. Quando seu objetivo for absorver o adversário em um canto com planejamento, você estará um pouco mais lento. Então, se você estiver se direcionando para o canto inferior direito e está no topo esquerdo, vá direto para baixo, não para baixo e para a direita ao mesmo tempo, reduzindo a rota de escape do adversário.

E se você estiver em uma situação sem escapatória, pressione espaço e tente salvar o que for possível.

Extensões e personalizações para Agario

O melhor lugar para encontrar bons mods e personalizações para Agario é no site do AgarioMods.com, ou instalando a extensão do navegador Chrome Agario Mods. Não é tão personalizável quanto os cenários de Kogama, mas dá para oferecer uma excelente diversão por um bom tempo. Você também pode jogar Agar.io no site da Poki, diretamente no seu navegador.

Baixando a versão de Agario para Android ou baixando a versão disponível para iOS, você também estará muito bem servido, mas sem tanta personalização ao jogo.

Você já joga Agar.io ou fica só nos jogos do Click Jogos mais fáceis? Quais foram seus melhores resultados? Quais dicas você compartilharia com os inciantes?