Alguma vez você já sonhou em um dia se tornar um ator famoso de Hollywood? Se assim for, a primeira coisa que você precisa entender é que esse sonho pode se tornar realidade se você estiver disposto a investir tempo, treinamento, dedicação, paixão, paciência e uma boa dose de sorte.

Aprendendo a ser ator

Aprender como ser um ator não é aprender como fazer para ser popular. Mesmo atores muito talentosos podem não se tornar populares. E o começo da carreira de ator ou atriz, não é glorioso. Seja realista: você vai começar ganhando pouco, trabalhando muito, e com condições péssimas de trabalho.

Como atuar?

Como fazer para ser atriz da Globo, por exemplo? Aprenda a atuar. Atuar é, antes de tudo, um ofício. O melhor dos atores de Hollywood entende isso e não importa o quão longe eles chegaram em suas carreiras, eles estão constantemente olhando para melhorar sua atuação. São aulas, trabalhos com treinadores de atuação e de diálogo, estudos de experiências de vida, etc. Atores sabem muito bem que, mesmo depois de uma vida de trabalho e estudo, eles nunca podem alcançar a perfeição absoluta na atuação.

É imperativo que você comece estudando teatro. Trabalhe em uma grande variedade de estilos com tantos grupos diferentes de pessoas quanto você possa encontrar. Vá de Shakespeare até a comédia, da improvisação até o teatro clássico. Quanto mais você sabe, mais versátil você será e melhor preparado você estará para qualquer papel que aparecer no seu caminho.

Em alguns casos, como aprender a ser modelo pode ajudar a ganhar um papel. Mas se você for uma atriz ou ator ruim, você não vai manter sua carreira por muito tempo. Grazi Massafera é um excelente exemplo, e tem sido elogiada por sua atuação. Mas ela estudou muita atuação quando parou com a carreira de modelo. Seguir o caminho que alguns atores famosos brasileiros seguiu pode ser um bom ponto de partida.

More perto de onde as coisas acontecem

Se você esperar trabalhar em filmes e/ou televisão como ator, você precisa ir para onde o trabalho está. Agora, isso não significa, necessariamente, condenar você a morar no exterior ou ir para os grandes centros do entretenimento no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas há também grandes produtoras crescendo no Nordeste e em Belo Horizonte, há uma cultura muito popular dos atores e companhias de teatro. Porém, Rio e São Paulo são onde a maior parte das oportunidades boas aparecem.

Dicas para se tornar um ator ou atriz

A vida de ator vai exigir muito de você. Se esforço bastante, estude, e você vai conseguir ir longe na carreira! (Foto: irelandactorsguide.ie)

Esteja disposto a tudo

Não, isso não significa que você acha que isso significa. Não se preocupe com o “teste do sofá”. Mas você deve estar disposto a fazer o que é preciso para o bem de seu ofício. Você pode, em última análise, sacrificar certos aspectos de sua vida para garantir que você vai ter sucesso como um ator ou atriz. Você deve ter o tempo para dominar seu ofício. Se isso significa sacrificar um relacionamento ou algumas amizades ao longo do caminho, que assim seja. Soa pesado, mas é exatamente o que vai acontecer nessa carreira até ela começar de fato.

O glamour e fama desejada por quem quer ser ator é só debaixo dos holofotes. Fora deles, os atores e atrizes tem que se preocupar com a imagem, envelhecimento saudável, perder peso e ganhar peso para certos papéis, trabalhas mais de 20 horas por dia para conseguir terminar uma filmagem a tempo, se machucar/arranhar/tomar pontos e quebrar ossos. Duvida? Veja qualquer documentário sobre o filme O Senhor dos Anéis e anote quantas vezes e quantos atores se machucaram feio durante as filmagens. E lá fora, pra quem quer fazer intercâmbio para atuar no exterior, as exigências para os atores, mentalmente e fisicamente, são muito maiores.

Comprometimento fará com que as pessoas queiram trabalhar com você

 

Daniel Day-Lewis e Christian Bale são dois exemplos de atores que se dedicam inteiramente para seus papéis. O primeiro ganhou 3 Oscars. O segundo, ganhou 1. Ambos passam por mudanças físicas e mentais extremas para cada novo papel. Bale, inclusive, já explodiu de raiva no set de filmagens de um filme. Muitos creditam essa explosão aos constantes extremos físicos que ele chega. Lewis, no outro extremo, é amado e muito querido por todos que com ele trabalhavam. Ambos são comprometidos ao trabalho, mas isso não significa que você possa descontar suas frustrações em outros. Psicologia, filosofia, meditação e fé são importantes para apoiar sua dedicação até que você alcance seu objetivo de carreira.

 

Seja legal com os outros

São conhecidos já os diretores e produtores que sempre escolhem os mesmos atores para suas produções. No Brasil, José Padilha e Wagner Moura são um exemplo dessas associações. Ao tratar os outros bem, assim que eles crescem, eles vão lembrar de você. Em uma carreira onde a sorte tem um papel muito influente, qualquer pessoa ao seu redor pode “subir” de uma hora para outra. E, com certeza, eles vão lembrar de quem os ajudou e os tratou bem.

Foque na arte e não no agente ou empresário

 

Por mais que ser um ator ou atriz seja algo comercial, os bons atores serão sempre lembrados. Ou você já viu Antônio Fagundes ficar desempregado? Cássia Kiss? Tony Ramos? Fernanda Montenegro? Lógico, um bom agente ou empresário que te dá conselhos e ajuda você a crescer são também importantes. Só fuja de quem “cobra” para te agenciar, ou seja, aquelas empresas profissionais de “caça-talentos”. Não é que elas não funcionam, mas você nunca sabe em qual confiar. Faça você mesmo seus próprios contatos no começo e vá estudando como agenciar sua carreira ou uma empresa profissional que agencie por comissão, nunca por mensalidade.

Não fuja do teatro

 

Por mais que o teatro seja visto com olhos tortos por muitos que almejam alcançar a televisão ou cinema, ele é a forma mais barata e eficiente para você melhorar sua atuação. A resposta do público é imediata, a improvisação ensina muitas sutilezas aos atores e atrizes, e você ainda faz contato dentro do ramo artístico. Porém, uma dica de quem já trabalhou com teatro: cuidado com o ego das pessoas. Lidar profissionalmente com atores, atrizes e diretores é um grande desafio, pois a arte deles está acima de qualquer “ganho capitalista”. Fuja de companhias de teatro que não tenham um plano de negócios e uma gestão administrativa e financeira feita por profissionais qualificados. Quando a companhia de teatro é gerida pelos próprios atores e diretores, você vai se ver, em pouco tempo, contando moedas para pagar o almoço e fazendo 30 tarefas diferentes ao mesmo tempo.

Ajudar a equipe é uma coisa, acumular funções é outra bem diferente. Faculdades públicas e privadas de atuação tem equipes profissionais que ajudam bastante quem quer focar apenas na atuação.

Seja persistente e vá além dos seus limites

 

Você se acha um bom ator de comédia, mas suas habilidades de drama são ruins? Comece a praticar. Insista. Fez um teste para atuar em um comercial mas não foi aprovado? Tente ouvir um feedback do diretor do comercial. Converse com profissionais da área, ouça o que eles tem a dizer. Todo conselho pode te ajudar a crescer, e ser persistente, no sentido de continuar tentando mesmo com os obstáculos à frente, é essencial na carreira de ator.

 

Paciência

Eddie Cantor, ator/comediante/dançarino/compositor (note tudo que ele praticou e aprendeu) norte americano tem uma frase boa para quem está começando como ator: “Leva 20 anos para você se tornar um sucesso da noite para o dia”. A mesma frase já foi atribuída a Lenine, cantor brasileiro. Raro é o verdadeiro “sucesso da noite para o dia”. Claro, existem atores que parecem completamente desconhecidos um dia, apenas para dominar o centro das atenções no outro. Mas a realidade é que foram anos de muito trabalho e preparação que os levou ao sucesso. Continue, persista, melhore. Não abandone os estudos para atuar, seguindo em frente em faculdades, pós graduações, cursos e mais. Seja humilde e nunca deixe o ego te tornar arrogante. Assim, você conseguirá, no tempo certo, se tornar um ator famoso e talentoso.