Como um adolescente, as pessoas tem muitos sonhos. E o sonho de muitas meninas no Brasil tem se sido se tornar jogadoras de futebol. Essa é uma carreira complicada, com muitos obstáculos, principalmente para as mulheres. O salário, é menor do que o salário dos homens, mas dá pra viver até bem.

Buscamos as informações mais importantes sobre se tornar uma jogadora de futebol, os principais obstáculos, e como superá-los para seguir uma carreira nesse esporte.

Quero ser jogadora de futebol feminino: esteja sempre motivada

Se você quer se tornar uma jogadora de futebol profissional para o dinheiro ou fama, comece apenas jogando por diversão. Você precisa ter o tipo de unidade e paixão, onde jogar em um time profissional é mais importante para você do que o salário, inicialmente. Para ter o tipo de coragem e determinação para passar por todas as tensões e pressões de jogar profissionalmente, você precisa ter um amor verdadeiro pelo jogo ou você só vai acabar sendo muito infeliz.

Por exemplo, você pode importar menos sobre o quanto ganha no time X de sua cidade, mas o importante a se preocupar em um primeiro momento é a experiência de treinamento e instalações de do clube, para adquirir experiência, técnica, e ter todo o treinamento necessário para se tornar uma boa jogadora.

Se tornando uma jogadora de futebol profissional

Ser uma boa jogadora significa treinar muito, correr atrás, e mostrar que você quer crescer nessa carreira. (Foto: dailybruin.com)

Jogadoras de futebol feminino mais bem pagas do mundo treinaram mais de 10.000 horas

Estudos recentes descobriram que a chave para o sucesso em qualquer campo está em praticar uma tarefa específica por um total de cerca de 10.000 horas. A jogadora deve treinar e/ou jogar futebol, pelo menos 10.000 horas antes de alcançar um nível profissional internacional. Isso significa cerca de 3 horas por dia de treinamento, e 20 horas por semana, durante 10 anos. Sem contar os treinos de força, flexibilidade, resistência, etc.

Treino inteligente para maiores ganhos de técnica

O treino inteligente é tão importante, se não mais importante do que treinar duro. Em treinamentos de equipe, o treinador vai dar direcionamentos para os treinos de grupo, mas não o que você precisa treinar como uma jogadora individual. Cada jogadora tem seu próprio conjunto de habilidades, e é por isso que é extremamente importante treinar por conta própria ou com pequenos grupos, para que possa melhorar suas deficiências específicas e fortalecer seus pontos fortes.

O treinador e o preparador físico do time são bons profissionais para auxiliar as jogadoras no programa de treinamento ideal para melhorarem as técnicas.

Para ser a melhor jogadora de futebol feminino, é preciso acreditas em você mesma

Treinadores dizendo que você não é boa o suficiente, comete muitoss erros e as jogadoras gritando com você. Esta é uma ocorrência diária no futebol profissional, e você deve ter uma crença profunda para atravessar toda a negatividade que vai encontrar. Essa crença tem que vir de algum lugar.

Amizade, fé, família, trabalho duro, planejamento de carreira, estudos. Esses são os pilares da vontade e da crença em você mesma como jogadora.

Para ser jogadora de futebol profissional, invista em marketing pessoal

Um vídeo promocional de si mesma nos dias de hoje é essencial para obter tanto interesse quanto possível em suas habilidades. Se você tem um bom vídeo que torna mais fácil para as pessoas a avaliarem suas habilidades, é mais fácil obter oportunidades com equipes. Peça para sua família ou amigos para filmarem seus treinamentos e jogos, e certifique-se de que a qualidade do vídeo é excelente. Talvez, possa ser uma boa ideia contratar um editor de vídeos profissional, ou aprender algumas manhas de edição de vídeo online, para fazer uma montagem com seus melhores momentos.

Veja o vídeo abaixo para ter um pouco mais de motivação!

Faça um bom currículo profissional para jogadora de futebol

Assim como quem se candidata a um emprego, uma jogadora de futebol deve ser capaz de explicar a um treinador, clube, agente, tudo sobre quem você é como uma jogadora, em menos de um minuto.

No currículo, devem ser incluídas fotos, altura, peso, posições em que joga, experiência, links para notícias em que foi destaque, e estatísticas de jogos. Você pode até criar um site ou blog para acompanhar o desenvolvimento da sua carreira.

Encontre oportunidades nos times de futebol

Agora que você tem as habilidades e as ferramentas, você tem que encontrar maneiras de mostrar o seu talento.

  • Se você é menor de 18 anos, procure treinos em times locais.
  • Mande e-mails e entre em contato com tantos clubes quanto puder, mas não espere respostas (você pode precisar enviar e-mail para mais de 50 clubes antes de receber uma resposta).
  • Confira oportunidades no exterior, principalmente as que envolvem bolsas de estudo em escolas. EUA e Canadá, principalmente, são países com uma ótima cultura de futebol feminino. Países europeus são também uma boa opção.
  • Considerar contratar um agente. No entanto, muitos agentes podem ser aproveitadores. Cuidado! Pesquise bem antes.
  • Algumas jogadoras têm sido notoriamente aceito em equipes profissionais, apenas aparecendo a uma sessão de treinos com as chuteiras e perguntando se eles poderiam treinar com elas.

Tenha uma boa performance nas partidas e treinos

É fácil pensar apenas em chegar ao próximo nível, em vez de se concentrar em suas performances nos jogos. Planeje sua carreira no futebol jogo a jogo. Cada partida, se concentre em jogar bem e dar seu máximo, porque um olheiro pode estar assistindo. Certifique-se de construir um bom relacionamento com suas companheiras de equipe, treinadores, e pessoal do clube, obtendo o apoio fora de campo que contribui para bons desempenhos e um ótimo marketing pessoal.

Se você teve um jogo ruim, faça uma lista de coisas que você pode melhorar, e treine para melhorar.

Seja persistente e muito paciente

Tentar se tornar uma jogadora profissional era mais difícil do que qualquer coisa que você possa ter imaginado. Isso porque se tornar uma jogadora de futebol profissional não acontece de repente. São anos e uma vida inteira de dedicação. Quando você ouve as pessoas dizer que o sucesso depende de “sangue, suor, e lágrimas”, estão totalmente certas no caso do futebol.

Às vezes você tem que esperar pela oportunidade certa. Às vezes é preciso um pouco de sorte para te dar uma direção. Ser persistente e ter a capacidade de nunca desistir irá determinar se você é bem sucedido ou não.

Assine um contrato e seja feliz

O passo final na realização de seus sonhos profissionais é a assinatura de um contrato profissional com um clube. Os contratos devem ser cuidadosamente lidos em detalhes, e se é o seu primeiro contrato, peça a alguém com experiência na área para ler (advogados especializados em esportes são uma boa opção). Seja cauteloso ao lidar com agentes, e anote cuidadosamente sobre a compensação por treinos e questões de propriedade do jogador.

Ainda tem dúvidas sobre como crescer nessa carreira? Deixe nos comentários suas perguntas sobre como se tornar uma jogadora de futebol.