O método de Rose Gottlieb é uma forma de determinar a quantidade de gordura em uma amostra de leite, e também separar as proteínas e outros nutrientes. Da forma certa, é possível dissolver e precipitar as proteínas, para aproveitá-las na sua dieta e otimizar seus ganhos de músculos. Apesar de ser um processo complexo, se você tiver a paciência para fazê-lo, vale a pena. Mas aqui, vamos focar no teste para você fazer apenas sobre a quantidade de gorduras, para você ter certeza da quantidade de gordura que o leite que você toma tem.

Método de Rose Gottlieb: amostra e tratamento

A amostra de leitre é tratada com amoníaco e álcool etílico. A primeira solução é usada para dissolver a proteína e a segunda para ajudar a precipitar as proteínas. A gordura é extraída com éter dietílico e éter de petróleo. Éteres mistos são evaporados e o resíduo é pesado. Este método é considerado adequado para fins de referência. Você precisa ficar bem atento aos aos detalhes para obter resultados confiáveis.

Método de Rose Gottlieb: aparato

Para fazer a extração das proteínas e da gordura do leite, você vai precisar de:

  • Balão de extração de Mojonnier ou qualquer outro tubo de extração adequado
  • Cortiça, que geralmente não é afetada pelos solventes de gordura
  • Balão de fundo chato de 100 ml com junta G/G comum; ou um prato inoxidável de aço/alumínio de altura 5,5 cm e 9 cm de diâmetro de 9 centímetros; ou uma tigela de vidro.
  • Centrífuga e agitador (dá para improvisar ou fazer uma separação mais impura com apetrechos caseiros)
  • Bico de Bunsen
  • Termômetro
  • Dessecador
Separação da gordura do leite

Com o Rose Gottlieb, é possível separar do leite as gorduras e aproveitar suas proteínas na forma mais pura possível. (Foto: divulgação)

Método de Rose Gottlieb: reagentes

Além do leite, você vai precisar de:

  • Solução de amônio concentrado: gravidade específica de 0,8974 a 16 ° C
  • Álcool etílico 95% -96%
  • Dietil éter: gravidade específica isento de peróxido 0,702
  • Folha de zinco úmido (para isentar a reação de peróxidos): cerca de 80 cm/l, cortado em tiras de comprimento suficiente para ocupar, pelo menos, metade do recipiente) completamente imerso em diluída de sulfato de cobre acidificado, durante 1 minuto e subsequentemente lavado com água.
  • Éter de petróleo: com intervalo de ebulição entre 40º e 60º
  • Mistura de solventes: preparado de volume igual de éter e éter de petróleo.

Procedimento do Método de Rose Gottlieb

Pese com precisão cerca de 10 g de amostra de leite líquido e faça a transferência para o tubo de extração. Adicione 1,0 ml de amoníaco e misture bem no bulbo inferior completamente. Adicione 10 ml de álcool etílico e misture, permitindo que o líquido flua para trás e para a frente entre os dois bulbos. Permita que o tubo se esfrie em água fria rodando o tubo ou fazendo a imersão do mesmo em água gelada. Adicione 25 ml de éter etílico (livre de peróxido), e feche com a tampa de cortiça casca ou rolha de vidro, molhando com água antes da inserção, e agite vigorosamente durante 1 minuto. Abra o tubo e em seguida, adicione 25 ml de éter de petróleo leve. Feche o tubo e agite novamente vigorosamente durante um minuto. Deixe o tubo de suporte sobre o fundo plano do bulbo inferior até que a camada de éter superior esteja clara e completamente separada da camada aquosa, normalmente não inferior a 30 minutos, ou até estar límpida em uma centrífuga. Se houver uma tendência para formar emulsão, um pouco de álcool pode ser adicionados para ajudar a separação das camadas.

Decante tanto quanto possível da camada superior num frasco adequado, trazendo gradualmente a parte cilíndrica do tubo para uma posição horizontal. Quando tanto quanto possível foi decantado, lave o exterior do gargalo do tubo e a rolha de cortiça com solvente misto, e recolha o enxaguamento no balão de ensaio.

Com o tubo Mojonnier numa posição vertical, lave o interior do gargalo com 4 a 5 mL de solvente misto, e decante. Repita duas vezes a extração dos líquidos que permaneça no tubo de extração com 15 ml de éter e 15 ml de solvente de petróleo de cada vez. Destile cuidadosamente os solventes a partir do frasco e seque o balão contendo a gordura de leite residual numa estufa de ar a 100 ° C durante duas horas (pode usar um fogão). Esfrie em um dessecador. Aqueça o recipiente de novo em uma estufa por 30 minutos. e esfrie no dessecador novamente e pese. Repita a operação até que a diferença das pesagens consecutivas não exceda 1 mg.

Lave a gordura do balão com éter de petróleo cuidadosamente deixando qualquer resíduo insolúvel no balão. Seque o balão na estufa, deixe arrefecer e pese como antes. A diferença de pesos representa o peso da gordura extraída do leite.

Para o cálculo da porcentagem de gordura, basta fazer o seguinte = Peso da gordura x 100 / peso de leite

Pode parecer um exagero, mas para atletas de alto desempenho, nutricionistas, estudantes, cozinheiros profissionais, e quem busca saber mais sobre seus alimentos, esse tipo de teste pode te levar a conclusões e descobertas fantásticas sobre seus alimentos e tornar sua alimentação ainda mais saudável.

Você usou o método de Rose Gottlieb para pesar a gordura do seu leite? Como foi seu teste? O que você descobriu?