Agora que você está equipado com o cronograma perfeito, é hora de se levantar e ir para a aula. Quando o primeiro dia de aulas chegar, tome tempo suficiente para tomar banho, beber café, e realizar todos os seus outros rituais da manhã. Você vai ficar animado e um pouco nervoso sobre seu primeiro dia de aula, algo que é totalmente natural. Basta manter a calma e você vai conseguir passar o dia com tranquilidade. E pedir ajuda quando você precisar. Afinal, todo estudante no campus tem experimentado o que você está passando, e todos eles serão capazes de guiá-lo através de seu primeiro dia.

Dicas para seu primeiro dia de faculdade: agenda e programação

Pratique sua programação, passando de uma classe para outra, alguns dias antes do grande dia de estreia. Dessa forma, você vai saber quanto tempo levará para se deslocar de uma classe para outra, e você já sabe onde suas classes serão. Dessa forma, você pode planejar sua mochila de acordo com as matérias do dia.

Faculdade no primeiro dia de aula: faça novas amizades

Você não vai, necessariamente, fazer amigos no primeiro dia, mas é importante estabelecer as bases. Conhecer alguém em cada uma das suas aulas é inestimável: você pode trocar anotações, descobrir o que aconteceu quando você tiver que faltar, e até estudar juntos.

Planejando seu primeiro dia de aula

No primeiro dia, se dedique a organizar as coisas de sua faculdade e otimizar a sua rotina. (Foto: Fastweb)

 

O que levar mochila no primeiro dia de faculdade: organizando os materiais

Para o primeiro dia de aula, você tem que estar preparado para anotar tudo o que seus professores dizem ou, pelo menos, anotar o máximo que puder. O primeiro dia é repleto de informações que você vai precisar por todo o semestre. Para conseguir fazer essas anotações, o kit básico para o primeiro dia de aula consiste em:

  • 3 canetas, uma preta, uma vermelha, e uma azul. Usar cores diferentes no caderno ajuda na organização e visualização das informações.
  • Lapiseira 0.7, e grafite extra. A lapiseira 0.7 é um pouco mais grossa, e resiste melhor do que a 0.5 a muito tempo de anotações.
  • Régua de 15 cm ou 30 cm. Também ajuda na organização das informações, para desenhar tabelas, e mais.
  • Borracha branca, para apagar a lapiseira.
  • Caneta marca texto. Você pode usar mais de uma cor para separar informações.
  • Corretivo, pagar apagar erros cometidos com as canetas.
  • Caderno de 10 ou 20 matérias ou fichário. Não exagere no tamanho. E use apenas um caderno ou fichário para todas as matérias, organizando-as da forma que preferir.
  • Agenda. Pode ser uma agenda digital ou em papel, mas é necessária para organizar sua rotina. Na faculdade, isso é muito necessário.
  • Mochila confortável. Você vai carregá-la mais tempo do que imagina. Não economize na hora de comprar uma, porque você vai se arrepender depois quando ela arrebentar na hora que você mais precisar dela.
  • Bateria extra para celular, tablet, e/ou notebook. Pode ser uma bateria portátil. Vai te salvar muitas vezes.
  • Fones de ouvido, músicas, ou livros (audiobooks, ebooks, ou livros físicos). A viagem de ida para a faculdade é cansativa. Relaxe durante o trajeto colocando um pouco de música pra tocar, ou talvez ouvindo um bom livro, ou lendo um.
  • Pasta de dentes e escova. Você vai almoçar muitas vezes fora de casa. Acredite em mim, a visão romântica de que todo dia você vai voltar para casa da faculdade para almoçar é uma mentira.
  • Dinheiro. Leve pelo menos 5% do valor do salário mínimo vigente no seu bolso. Você vai precisar para as fotocópias que seus professores pedem no primeiro dia de aula.
  • Para os mais organizados, post-its e adesivos coloridos podem ajudar a marcar textos e cadernos.
  • Remédios que você precise usar para emergências.
  • Lanchinho. Pode ser um iogurte uma barra de cereal ou chocolate, ou uma fruta. Você vai precisar de açúcar.

Primeiro dia faculdade: roupa

Para meninos e meninas, vocês devem se lembrar que a faculdade é um ambiente quase profissional. Portanto, bermudas, shorts, roupas muito curtas, decotes muito a mostra, não são apropriados para o ambiente acadêmico. Seja o mais discreto possível. Um traje esporte fino é ideal para já começar um trabalho de marketing pessoal na faculdade, e vai impressionar os professores e colegas de classe.

Porém, sabemos que emergências podem acontecer, tais como o molho de catchup cair na sua camisa, uma lata de refrigerante derramar sobe sua calça, etc. Principalmente para quem mora longe da faculdade, é um grande incômodo ficar o dia inteiro com a roupa suja. Portanto, na sua mochila, acrescente uma calça de tecido leve, uma camisa leve, roupa de baixo, e uma toalha de rosto. Não exagere no kit, ou sua mochila ficará muito pesada. Mas acredite em meus anos de experiência com faculdade, você vai precisar dessas roupas quando menos esperar.

Cuidados no primeiro dia de aula

Faça cópias das suas matérias e deixe uma cópia do seu quadro de horários com você e outra na sua casa. Adquira o programa das matérias que você está fazendo.

Se há algo que o professor pedir para a próxima aula, faça no mesmo dia. Não comece a faculdade já procrastinando, ou você terá péssimas surpresas no caminho.

Evite a biblioteca na primeira semana de aula. Você vai me agradecer depois, se salvando de filas quilométricas. Porém, anote todos os códigos dos livros que você precisa de cópia ou que precise comprar. Vários podem ser encontrados a preços convidativos em sebos virtuais e sebos físicos. Livros de referência, as chamadas “bíblias” da matéria, é recomendado que você tenha os originais.

Anote as informações de cada professor, incluindo nome completo, horário de trabalho, horários das monitorias, horários em que você pode encontrar o professor na faculdade, email para contato. Obtenha também o contato da secretaria do curso e do seu coordenador, para saber quem você pode contatar para informações ou aviso de que você precisará faltar, por exemplo.

Lembre-se também: o trote não é obrigatório, e é lenda a história de que ninguém vai conversar com você porque não participou do trote. Eu fiz uma faculdade sem participar do trote, conheci pessoas de todos os períodos, e ainda fui presidente de uma chapa vencedora do Diretório Acadêmico. Você não vai precisar do trote para conhecer pessoas ou ser bem sucedido na faculdade.

É muita coisa para um primeiro dia, nós sabemos. Mas acredite, esse kit básico de coisas a levar e o que fazer no primeiro dia vai te ajudar bastante. O que você acha que tem que levar para o primeiro dia de faculdade? O que você levou para seu primeiro dia de faculdade.