Uma festa para marcar a passagem da adolescência para a vida adulta precoce. Esse é o significado da festa de 15 anos para as mulheres. É um evento mais formal e realizado para acolher a menina em um outro estágio de maturidade em sua vida e na sociedade. Um ritual importante para as meninas.

Para a maioria das meninas, a festa de 15 anos é uma parte importante da sua transição para a vida adulta, e é considerada tão importante quanto um casamento. É por isso que o planejamento de uma festa de aniversário de 15 anos é algo que não deve ser feito de qualquer jeito, como se fosse apenas mais uma festa de aniversário. Tem que ser uma festa moderna, mas não precisa ser a coisa mais complicada do mundo.

Pais, mães, e filhas: nosso passo a passo vai ajudá-los na tarefa de organizar essa festa da melhor forma possível!

Festa de quinze anos: como organizar?

O pré planejamento deve ter início 2 a 3 meses antes da festa. Como pode demorar tempo o planejamento, quanto antes você começar, melhor será para lidar com imprevistos, e poder fazer uma festa melhor produzida.

Comece o planejamento com uma data específica em mente, que não precisa cair no dia do aniversário. Pode ser um pouco depois, sem qualquer problema nisso. Garanta que tanto pai quanto a mãe tenham pelo menos uma semana de folga antes da festa, ou que mais pessoas estarão disponíveis no dia. Férias é, geralmente, o melhor momento para fazer a festa de 15 anos, já que mais pessoas estarão livres para viajar ou te visitar.

Festa de debutante

Em uma festa de 15 anos, o importante é fazer de tudo para agradar a aniversariante, mesmo que seja uma festa simples. (Foto: Debuteen)

Festa de quinze anos simples: o local da festa

O segundo passo após o planejamento é a escolha do local. Na verdade, isso deve ser feito paralelamente ao planejamento. Escolher um local para um evento tão grande pode ser uma tarefa assustadora. Você precisa ter em mente quantos convidados você vai receber e, claro, seu orçamento. As opções também vão além de salão de festas: você pode usar o seu quintal, uma granja ou sítio, a casa de um amigo ou parente, etc. Ao definir o local, lembre-se que quanto maior, mais cara será a decoração. Portanto, limite o tamanho para não ter problemas.

Quem vai estar presente na festa?

Outro passo importante, deve ser a definição de quem vai estar na festa. Enquanto algumas meninas querem uma festa em família com os amigos próximos e familiares, algumas vão querer um grande baile, bem elaborado. Certifique-se de planejar com antecedência a lista de convidados, pois isso também contribui na definição de em qual lugar fazer a festa. Ao definir os nomes, é bom comunicar aos convidados por um telegrama ou bilhete a data do aniversário, antes de enviar o convite. Dessa forma, ninguém marca eventos para o mesmo dia do aniversário.

Festa de quinze anos: decoração passo a passo

Burocracia fora do caminho, chega a hora de planejar os detalhes importantes da festa. Se você precisa de ajuda, pode terceirizar a organização, ou envolver mais membros da família nessa etapa. Para o passo a passo da decoração da festa, deve seguir a ordem abaixo.

Tema: escolher um tema que vai fazer a festa inesquecível para a aniversariante, bem como os convidados. Certifique-se de perguntar a opinião dela, já que pode ter algo em mente. As meninas podem ser muito criativas com ideias.

Comes e bebes: este ponto é para onde a maior parte de seu orçamento vai. Você pode contratar um buffet ou Fazer o seu próprio. Se o evento for em um restaurante, em seguida, certifique-se de verificar o menu antes. Não se esqueça de encomendar o bolo e fornecer opções de bebidas para adultos e crianças.

Entretenimento: uma festa de 15 anos não está completa sem um programa que homenageia o aniversário da menina. Além de um DJ para as músicas, pode ser uma opção contratar uma banda para a festa. Converse com o DJ sobre as músicas que sua filha mais gosta, e peça para ela sugerir músicas para a lista que tanto ela quanto as amigas gostem.

Lembrança da festa: uma boa anfitriã nunca vai deixar os convidados irem para casa sem uma lembrança do aniversário. Pode ser algo comestível como um cupcake decorado, ou mais elaborado, como bolsinhas de moedas decoradas. As opções são infinitas. Assim, planeje a lembrancinha apropriada para a situação.

Com duas semanas para a festa e depois com uma semana para a festa, confirme com fornecedores e com o local do evento que tudo já está pronto.

Alguns detalhes importantes, para garantir a tranquilidade e total fluidez da festa de 15 anos.

Como posso garantir a segurança dos convidados na festa?

Mesmo se as crianças são grandes o suficiente para saber o que é seguro ou não, eles ainda são menores. Não se esqueça de supervisionar a festa junto com outros adultos, e que nenhum deles toque em bebidas alcoólicas. Contrate a quantidade de seguranças necessária de acordo com o tamanho da festa, para conter possíveis confusões.

Como faço para ficar dentro do orçamento para a festa de 15 anos?

É fácil se esquecer do dinheiro quando você já está se divertindo e tem medo de ficar constrangido na frente de todos os seus convidados. No entanto, se você planejou bem, você não precisa se preocupar em ir acima do orçamento. Certifique-se de incluir algum dinheiro extra na planilha para as despesas imprevistas. Algo como 20% do valor total da festa é indicado. Não se esqueça de definir um horário de término para o partido, para evitar o custo de pagar por horas extras, especialmente se você está em um restaurante ou um salão de festas.

Como faço para manter o controle da organização da festa de 15 anos?

Bem, é sempre bom manter uma lista de todas as coisas que você precisa fazer, as coisas que você já fez, e quanto você já gastou. Mantenha recibos e uma planilha, além de uma pasta com contratos para garantir que tudo será respeitado.

Você já planejou uma festa de 15 anos? Como foi o planejamento? Saiu tudo como foi planejado ou deu algo errado? Como lidou com os imprevistos?