O Quociente de Inteligência ou QI é uma medida desenvolvida a partir de uma série de testes padronizados para medir e comparar inteligência entre humanos. Ter um alto QI realmente não significa que você vai ser bem sucedido na vida, mas certamente pode ajudar a tornar certos aspectos da vida mais fáceis, especialmente quando se trata de atividades escolares. Embora se pensasse que o QI permanecesse estático ao longo da vida adulta de uma pessoa, há evidências de que as pessoas podem aumentar seu quociente de inteligência com certas atividades, hábitos, e práticas. Atividades físicas, suplementos alimentares, meditação, dieta saudável, jogos mentais e certos treinamentos são extremamente importantes para o desenvolvimento do QI.

Atividades que são saudáveis ​​para o seu cérebro estão geralmente relacionadas a ajudar a melhorar o QI. Existem ligações entre os resultados do QI e status social, os pais da pessoa, mortalidade e morbidade. Além disso, as pontuações de QI às vezes podem prever o desempenho no trabalho, progresso educacional, renda, as possibilidades de você cometer um crime e se você é um portador de necessidades especiais. Desde quando foi criado, o QI médio da população humana tem crescido, e não é surpresa dizer que todos estamos cada vez mais inteligentes. E como esses aumentos ocorrem? Bem, usando as dicas que daremos a seguir

Aumente seu QI com exercícios físicos

As pessoas que fazem exercícios físicos tendem a ter maior pontuação de QI do que aqueles que não se exercitam. O exercício é conhecido por estimular o crescimento das células cerebrais através de um processo chamado neurogênese, inundando o cérebro com neurotransmissores que causam prazer, como a dopamina. Indivíduos com um melhor preparo físico no ensino médio mostraram em pesquisas que estão mais propensos a ir para a faculdade e se darem bem nela.

Muitas pessoas não percebem o quão poderoso um exercício rigoroso pode ser sobre a diminuição do estresse e melhora do desempenho cognitivo. O exercício é uma das maneiras mais fáceis de aumentar o seu QI simplesmente porque é gratuito e você pode fazê-lo a qualquer momento que for conveniente.

Remédio para aumentar o QI: estimulantes e nootrópicos

Tomar certos medicamentos podem ajudar a aumentar sua pontuação de QI. O abuso desses substâncias psicoestimulantes e estimuladores cognitivos está se tornando comum nos dias de hoje, porém, para ajudar as pessoas a irem melhor do que a concorrência. Eles ajudam as pessoas a entrar em universidades ou passar em concursos com boas notas. Essas drogas ajudarão você a aprender mais rápido e a reter mais informações, estimulando o poder do cérebro.

Qualquer pílula que aumente sua capacidade cognitiva global vai ajudá-lo a melhorar sua pontuação de QI e desempenho em um teste de QI. Muitos conhecem esses medicamentos e substâncias naturais como “drogas da inteligência”. Porém, este tipo de melhora no QI tem efeitos semelhantes a tomar esteróides para melhorar as habilidades físicas. Se você decidir tomar estes medicamentos para simplesmente melhorar a sua cognição, é necessário saber que o impacto sobre seu corpo será tremendo.

Eventualmente, sua tolerância vai aumentar ao ponto onde estes medicamentos não terão mais efeito e o desmame serpa geralmente mais difícil do que a maioria das pessoas possam admitir. Além disso, esses medicamentos, mesmo os “naturais”, só devem ser usados sob supervisão e recomendação médica. Fuja das roubadas.

Como aumentar o QI: suplementos alimentares

Há uma variedade de suplementos que você pode tomar para ajudar a aumentar o seu QI. Tomando esses suplementos com o auxílio de um nutricionista irá ajudá-lo a aumentar o seu QI, pois deixará seu organismo bem nutrido. Uma das maneiras mais comuns de obter um rápido impulso no QI é beber um pouco de cafeína, porque ajuda a estimular a atividade cerebral. Outros suplementos com efeitos comprovados sobre o QI incluem:

Cafeína e L-teanina: em combinação, essas substâncias ajudam a melhorar o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes.

Creatina: ajuda a melhorar o desempenho cerebral.

Ginkgo Biloba: ajuda a melhorar a atenção.

Ácidos graxos ômega 3: melhoram a memória de trabalho.

Como aumentar o QI

O aumento do QI pode ser feito de várias formas. O importante é fugir dos atalhos fáceis para evitar problemas para sua saúde. (Foto: Brain Training Articles and News)

Como aumentar a inteligência do cérebro: meditação

A meditação pode ajudar a diminuir o estresse, melhorar o humor e estimular a atividade cerebral. Além disso, ela pode aumentar o desempenho da inteligência e aumentar o QI ao longo do tempo. Existem muitos tipos diferentes de meditação que podem ser praticados, mas a Meditação Transcendental é a que tem mais benefícios comprovados. Quase todos os tipos de meditação irão melhorar o funcionamento geral do cérebro e a cognição, por isso, se você já está praticando, o seu QI e cognição deve, continuar a melhorar.

A meditação transcendental envolve sentar-se em um lugar calmo e silencioso com os olhos fechados e focar em um mantra específico. Isso ajuda o cérebro a se concentrar em uma coisa específica de cada vez e pode ajudar a melhorar o foco geral. Embora existam muitos tipos diferentes de meditação, se você quiser melhorar sua pontuação de QI, é recomendada uma abordagem orientada ao foco. Em outras palavras, escolha um tipo de meditação de concentração para os melhores resultados.

Dieta saudável e dietas vegetarianas mostraram melhorar no QI

Pesquisadores descobriram que a dieta desempenha um papel importante no desenvolvimento do QI e do cérebro durante a infância. Se você quiser aumentar a sua inteligência, é melhor evitar comer alimentos processados. Indivíduos que comem uma grande quantidade de alimentos processados ​​tendem a ter menor pontuação de inteligência do que as pessoas que comem mais itens saudáveis e não processados. Os pesquisadores descobriram que a dieta influenciou o QI independentemente de outros fatores.

Outra descoberta interessante foi que os indivíduos que relataram serem vegetarianos tem um QI médio mais alto do que aqueles que não eram vegetarianos. Uma vez que o QI superior está relacionado com: menos obesidade, corações mais saudáveis ​​e uma vida mais longa, alguns pesquisadores sugerem que o vegetarianismo pode desempenhar um grande papel nisso. Porém, mais pesquisas precisam ser conduzidas para que isso se comprove.

Neurofeedback para melhorar a inteligência

Embora não haja muitos estudos ligando neurofeedback com melhorias no QI, há evidências de que pode ajudar a aumentar a inteligência entre os indivíduos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. Pessoas com TDAH tendem a ter ondas cerebrais mais lentas em certas regiões do cérebro, em comparação com indivíduos normais. Treinar seus cérebros para acelerar a produção de ondas cerebrais em regiões específicas pode ajudá-los a performar melhor e melhorar suas pontuações de inteligência.

Apesar do fato de que o neurofeedback não é usado muito além da ajuda com casos de déficit de atenção e hiperatividade, ele tem potencial para melhorar o desempenho cognitivo em um cérebro normal também, ajustando os padrões das ondas cerebrais.

Basicamente, o neurofeedback utiliza instrumentos, como medidores de ondas cerebrais, para analisar as ondas cerebrais do paciente e a partir daí, adotas cursos de ação, como treinamentos,  medicamentos, e outros processos para ajudar na melhoria dos padrões cerebrais do indivíduo.

Jogos para aumentar a inteligência

Muitas pessoas acreditam que fazer palavras cruzadas e sudokus são capazes de manter o seu cérebro na melhor forma possível. Empresas que vendem jogos para melhorar a inteligência tendem a comercializar o fato de que eles irão ajudá-lo a aumentar o seu QI e tornar você mais inteligente. O que esses jogos tem potencial para fazer é dar ao seu cérebro algum exercício. Eles fazem você pensar e colocar algum esforço mental em prática, o que é uma coisa boa. Mas nem todos funcionam muito bem. Os que tiveram alguma comprovação científica para comprovar a eficácia são:

Treinamento Dual-N-Back: um jogo que usa sua memória de trabalho, e requer tempo e esforço contínuos.

Palavras cruzadas: fazem as pessoas pensar e podem manter seu cérebro estimulado.

Lumosity: e outros sites parecidos, usam práticas científicas comprovadas para trabalhar sua inteligência.

Qebra cabeças e enigmas: brincadeiras que fazem você pensar e se concentrar são boas para o seu cérebro.

Jogos de videogame: em geral, jogos de videogame podem ajudar bastante a melhorar e manter sua inteligência em um rumo de crescimento.

Sudoku: um jogo popular envolvendo lógica e números, pode ajudar a melhorar seu raciocínio.

Jogos de memória: i treinamento de memória pode também ajudar a melhorar o QI.

A maioria desses jogos ajudará a estimular a atividade cerebral, pensamento e memória. Se você estiver indo usar um jogo na tentativa de impulsionar seu IQ, pesquise o programa e determine se pesquisas e outras pessoas demonstraram as taxas de sucesso dos programas.

Ambiente estimulante para melhorar o QI

Para o melhor desenvolvimento de um QI, é necessário crescer em um ambiente estimulante. Muitos acreditam que indivíduos que crescem em um ambiente estimulante tendem a ser mais inteligentes e tem um status socioeconômico mais elevado do que aqueles que não são. Embora a genética desempenhe um papel importante na determinação da inteligência, crescer em um ambiente enriquecido durante os anos de desenvolvimento iniciais de uma pessoa também podem desempenhar um papel importante. Mas quais são os elementos desse ambiente estimulante:

Aprendizagem ativa: aprender coisas novas ajuda o cérebro a aprender e pode ajudá-lo a fazer conexões que antes não eram possíveis. Aprender uma nova habilidade, como xadrez, jogar um esporte, ou um tópico novo de uma matéria podem ajudar o seu cérebro de maneiras que você nunca pensou ser possível.

Novas experiências: além de aprender ativamente ou engajar seu cérebro para aprender coisas novas, novas experiências também podem ajudar a reprogramar e aumentar sua inteligência. Algo como fazer uma viagem a um país estrangeiro, tornar-se fluente em uma segunda língua, e mudar seu estilo de vida terão uma influência sobre o seu cérebro.

Embora a hereditariedade desempenhe um papel importante no desenvolvimento do QI, há evidências de que o ambiente ainda desempenha um papel importante nesse desenvolvimento. É melhor estimular seu cérebro tanto quanto possível enquanto ainda jovem, antes do cérebro atingir a idade adulta. Há diversos estudos que comprovam que ambientes que estimulam a pessoa também aumentam o QI.

Leitura aumenta o QI

A leitura é especialmente importante se você quiser aumentar o QI das crianças. O fato é que a leitura vai estimular o pensamento, estimular o aprendizado de vocabulário novo, e ajudar às pessoas a fazer conexões entre certos eventos, o que é bom para o cérebro.

Teoricamente, material de leitura que é estimulante e desafiador deve ser capaz de ajudar a melhorar a pontuação de QI de uma pessoa. Algumas pessoas pensam que a capacidade de leitura está ligada ao QI, enquanto outros discordam dessa afirmação. Mas no geral, indivíduos que leem mais tem uma tendência a ter um QI maior..

Quanto você pode aumentar seu QI?

Se você já está satisfeito com seu nível de desempenho mental, isso é ótimo. No entanto, se você é uma pessoa que está constantemente tentando melhorar em todos os aspectos afim de tirar o máximo de proveito da vida, então você pode querer experimentar algumas das coisas da lista acima e fazer um esforço consciente para aumentar seu quociente de inteligência .

A melhor maneira de fazê-lo seria fazer um teste de QI antes de praticar esses itens na lista e, em seguida, tomar outro teste, comparando os resultados e determinando se sua inteligência aumentou ou não.

Não pense que você pode se tornar um Einstein praticando os itens dessa lista. Cada pessoa tem potencial para aumentar seu QI se eles trabalharem nisso. O grau de desenvolvimento depende da pessoa. O QI vai aumentar a partir da infância e durante a adolescência e até na idade adulta, mas ele vai chegar a um ponto máximo. Eventualmente, com o envelhecimento e inevitável declínio cognitivo, ele vai diminuir ligeiramente.

Se você estimular continuamente seu cérebro, você pode aumentar seu QI, mas manter este nível aumentado da inteligência no longo prazo é improvável. Se a sua inteligência aumenta um pouco, isso é uma vantagem. Não fique muito triste se você não tem um QI de nível de gênio. Em vez de se concentrar no QI, concentre-se nos outros tipos de inteligência que você possa ter.

Como você trabalha sua inteligência hoje? Qual foi o QI em seu último teste? Qual o QI ideal que você gostaria de ter?