Comprar no AliExpress já é algo que muita gente faz com frequência, mesmo com os atrasos quase intermináveis dos Correios. Uma vantagem do AliExpress também é a proteção ao comprador, que possibilita o reembolso do valor pago por mercadorias que forma extraviadas ou não chegaram até você. Mas como solicitar esse reembolso? Vejamos.

Como pedir o reembolso do AliExpress?

Independente da forma de pagamento utilizada, o reembolso do valor pago pelo AliExpress seguirá o mesmo procedimento: se o produto estiver próximo da data final do período de proteção ao comprador ou se o produto chegou com algum defeito ou parte faltando, você deve entrar no site do AliExpress, fazer o login na sua conta e ir para a parte de “meus pedidos”. Lá, você terá um resumo de todos os seus pedidos. Ao lado de cada pedido, está a opção de “abrir disputa”. Clique nesse link.

Ao abrir a disputa, você vaio para uma nova tela, com informações sobre o pedido. Clique novamente em “abrir disputa” e você vai para uma tela com as opções de “reembolso” ou “retorno dos bens”. Clique na opção de reembolso.

Você será direcionado para outra tela. Nessa tela, na primeira pergunta, você deve colocar a aplicação para um reembolso. Na segunda pergunta, você deve escolher se recebeu ou não o item. Se você recebeu o item, uma terceira pergunta aparece, onde você deve escrever se o reembolso é devido ao item estar danificado, quantidade errada, ou erro na descrição do item. Se você clicar na opção de não ter recebido o item, você pode escolher problemas logísticos, problemas com alfândega ou o envio do produto para um endereço errado. Depois, você tem a opção de escolher o valor do reembolso, mas recomendamos que você sempre coloque o valor total do produto. Por fim, você pode colocar uma breve descrição do problema com o produto, adicionando imagens ou videos para mostrar o problema ou defeito.

Reembolso AliExpress

O reembolso do AliExpress é uma ferramenta que garante que você terá seu dinheiro de volta caso haja qualquer problema no envio ou chegada do seu produto. (Foto: Chrome Google)

É só isso que precisa para o reembolso do AliExpress?

Primeiramente, o AliExpress vai esperar uma proposta de solução por parte do vendedor. Você pode negociar e responder as mensagens, chegando a um meio termo. Se vocês chegarem a uma solução amigável, na tela de disputas em sua página no AliExpress, basta aceitar a solução. Se você não aceitar e o vendedor não der uma nova solução, o AliExpress entra para intermediar a disputa e dar uma solução.

Reembolso AliExpress no Ebanx

Após vencer uma disputa no AliExpress, se você fez o pagamento utilizando o Ebanx, o AliExpress vai comunicar o Ebanx sobre o resultado da disputa  O Ebanx então ficará responsável por intermediar a disputa e reaver seu dinheiro, que virá para seu saldo na sua conta do Ebanx.

Reembolso AliExpress no boleto

Para obter o reembolso de compra feita por boleto no AliExpress, você vai precisar preencher algumas informações para ter o reembolso direto na sua conta bancária. Após o resultado da disputa, basta fornecer seu CPF e número da conta corrente para receber o depósito, que pode demorar até 10 dias úteis para cair na sua conta.

Reembolso AliExpress no cartão de crédito

É estornado na própria fatura do cartão de crédito após ser processado. O prazo para o estorno é de, geralmente, 10 dias úteis até cair na sua fatura. O estorno vai ser contabilizado na fatura do mês seguinte à data em que o estorno ocorreu.

Reembolso AliExpress no PayPal

O reembolso pelo PayPal acontece da mesma forma que o reembolso no Ebanx. Assim que o AliExpress confirmar o reembolso, o PayPal estornará o dinheiro para seu saldo de conta, e você poderá resgatar para sua conta.

Cuidados com os pedidos de reembolso no AliExpress

Os produtos encomendados pelo AliExpress demoram muito mesmo. O prazo médio é de 3 meses. Tente abrir uma disputa apenas quando o produto estiver quase no fim da proteção ao comprador, pois se você abrir disputas demais sua conta poderá ser bloqueada.

Retornar mercadorias é também uma opção, apesar de ser melhor tentar sempre pelo reembolso. Vale lembrar também que problemas com a alfândega nem sempre resultam em reembolsos, portanto tome cuidado!

Ficou alguma dúvida sobre importações pelo AliExpress? Deixe nos comentários suas perguntas e nós iremos responder o quanto antes!