Para a primeira viagem internacional, os procedimentos de embarque e desembarque podem ser assustadores. Onde você compra a passagem? O que acontece quando você chega ao aeroporto? Você precisa de qual tipo de identificação? Embora as opções e as perguntas pareçam infinitas, não há necessidade de se preocupar pois o passo a passo de uma viagem internacional é muito mais do que apenas o embarque e desembarque.

Longa viagem confortável: a compra da passagem aérea

A maneira mais fácil de pesquisar várias datas e horários de voo é online. Para obter uma ampla ideia das tarifas, use um mecanismo de pesquisa de passagens aérea. Entre na sua cidade de partida, cidade de chegada e datas, e mecanismo retornará uma série de vôos que atendam aos seus critérios. Selecione um para ver horários, conexões e tempo entre vôos. Quando estiver pronto para comprar uma passagem, clique para selecionar e seguir às instruções de compra. Normalmente, as companhias aéreas enviarão uma confirmação por email e um número de bilhete eletrônico. Escreva estes números para referência ou imprima para ter contigo.

O que levar em uma viagem internacional: documentação

Voando internacionalmente, você precisará de seu passaporte com visto para o país de destino (se este exigir), geralmente válido por seis meses a partir da data de partida. Você pode e deve levar outros documentos de identificação oficiais que possuam foto e CPF.

Mala de viagem: verifique as exigências da companhia aérea para viagens internacionais

O passo seguinte é verificar as limitações de bagagem para dimensões e peso. A maioria das companhias aéreas permitem bagagem de mão e bagagem para despachar. Verifique as especificações para a sua companhia aérea visitando o site da empresa e procurando uma seção sobre bagagem. Preste atenção às taxas específicas por bagagem em excesso, os limites de peso e quais bens você pode ou não transportar em sua viagem.

Viagens internacionais

O embarque e desembarque internacionais são procedimentos simples, mas que devem ser conhecido para que você não enfrente problemas. (Foto: The Daily Meal)

Prepare sua bagagem de mão corretamente

Garrafas com líquidos transparentes podem ter certas limitações na bagagem de mão, bem como certos alimentos e outros objetos. Tenha certeza de verificar tudo isso antes de sua viagem, ou você pode acabar sendo expulso do voo por não respeitar às regras de aviação. Todo cuidado é pouco nesses momentos.

Chegue cedo ao aeroporto para o embarque

Permita um tempo extra para chegar ao aeroporto e se familiarizar com o processo. Procure chegar pelo menos três horas antes de um voo internacional ou até mais, se for na alta temporada. Evite ir com seu carro próprio e vá de táxi, Uber, Cabify, 99, ou serviços de transporte semelhantes para chegar ao seu destino mais rápido e sem a dor de cabeça de ter que estacionar seu carro. Carona é também uma opção, se alguém puder te levar para o embarque.

Embarque internacional: o check-in

Siga as indicações para as mesas de check-in e tenha a sua identificação pronta para apresentar. Ele procurará sua reserva, imprimirá cartões de embarque e coletará quaisquer taxas de bagagem para suas malas. Se você não selecionou o assento para o voo, você também pode pedir ao agente um assento de janela ou corredor neste momento. Você será convidado a colocar suas malas na mesa para pesagem, e elas serão marcadas e colocadas em um transportador para serem levadas para o avião. Pegue os seus cartões de embarque e o cartão de identificação do agente.

Desembarque internacional e embarque internacional: verificação de segurança

Essa etapa é feita tanto antes do embarque quanto na imigração, no momento do desembarque ao país de destino. Siga às indicações e dirija-se ao ponto de verificação de segurança, onde você será solicitado a mostrar a sua identificação e cartão de embarque. Uma vez que você estiver na fila, tire seus sapatos e jaqueta e coloque-os em uma caixa de plástico com sua bagem de mão. Se você estiver viajando com um laptop, coloque-o em um compartimento separado e coloque-o no transportador para passar pela máquina de raio x. Espere por um agente chamar você através do detector de metais e atravessar. Pegue seus itens. Alguns procedimentos de segurança podem incluir uma revista ou outros processos, mas em essência, esses são os procedimentos que você vai passar antes da imigração.

Imigração e alfândega no desembarque internacional

Você deve apresentar seus documentos de viagem na imigração do país do destino, bem como os materiais que está carregando em sua mala, geralmente. Na volta, você passará pela imigração e pela alfândega, onde terá de declarar os objetos e bens que comprou no exterior. É nesse momento que você também terá de pagar impostos pelos produtos que comprou, caso eles tenham excedido os valores limite de importação. É bom sempre verificar com a Receita Federal através de aplicativos ou pelo próprio site quais são as limitações de importação.

Encontre seu portão de embarque/desembarque

O seu cartão de embarque deve ter um número de portão nele; Caso contrário, verifique as telas eletrônicas para encontrar seu número de voo e portão, que podem mudar em algumas situações. Siga às indicações para chegar ao seu portão e espere até que um agente solicite o embarque. Cada companhia aérea tem regras diferentes para embarque, portanto pare e leia às instruções no portão antes de embarcar, pois há certos grupos que embarcam primeiro.

No desembarque, é importante saber seu portão de desembarque para ajudar na hora de programar sua chegada ou, pelo menos, saber em qual terminal você vai desembarcar para ajudar a orientar quem for te buscar. Passageiros idosos, grávidas, de primeira classe e da classe executiva desembarcam primeiro.

Colete a bagagem

Quando o seu voo for desembarcado, saia do avião e siga as indicações para pegar sua bagagem. Seu número de voo e sua cidade de partida estarão em uma tela eletrônica. Espere com o restante dos passageiros até que o transportador comece a se mover e sua mala chegue.

Tenha com você sempre um número de contato da companhia aérea, do consulado de seu país, e de familiares para comunicar sobre quaisquer problemas. Se ficar alguma dúvida sobre o processo de embarque e desembarque internacional, não tenha vergonha de perguntar nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!