UF é uma sigla para Unidade da Federação. Esse termo é muito comum ao preencher formulários online e ao fazer documentos de identificação. Compreender melhor o significado e uso da UF vai também te educar um pouco sobre a formação do Brasil como um Estado e nação. Vamos então às explicações?

O que é UF: o significado de federação

O Brasil é um estado federativo. Nos sistemas federais, a autoridade política é dividida entre dois conjuntos autônomos de governos, um nacional e outro subnacional, ambos operando diretamente sobre o povo. Geralmente, uma divisão constitucional de poder é estabelecida entre o governo nacional, que exerce autoridade sobre todo o território nacional, e os governos provinciais que exercem autoridade independente dentro de seus próprios territórios. Dos oito maiores países do mundo por área, sete deles (Rússia, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Índia e Argentina) são organizados em bases federais.

Um estado federado é uma comunidade territorial e constitucional que faz parte de uma federação. Tais estados diferem dos estados totalmente soberanos, na medida em que transferiram uma parte de seus poderes soberanos para um governo federal. É importante ressaltar que, quando os estados escolhem federar, eles perdem sua posição como entidades de direito internacional. Em vez disso, a união federal como uma entidade única torna-se o estado soberano para fins de direito internacional.Um estado federado tem jurisdição administrativa sobre um território geográfico definido e é uma forma de governo regional.

Em alguns casos, uma federação é criada a partir de uma união de entidades políticas, que são territórios independentes ou dependentes de outra entidade soberana (mais comumente um poder colonial). Em outros casos, estados federados foram criados fora das regiões de estados previamente unitários. Uma vez que uma constituição federal é formada, as regras que regem a relação entre os poderes federal e regional tornam-se parte da lei constitucional do país e não do direito internacional.

Nos países com constituições federais, há uma divisão de poder entre o governo central e os estados componentes. Essas entidades – estados, províncias, condados, etc. – são parcialmente autônomas e tem um grau de autonomia constitucional garantida que varia substancialmente de uma federação para outra. Dependendo da forma de descentralização de poderes, os poderes legislativos de um estado federado podem ou não ser anulados ou vetados pelo governo federal. As leis que governam a relação entre os poderes federal e regional podem ser alteradas por meio da constituição federal e, se existirem, incluir também as constituições estaduais.

Mapa do Brasil

As Unidades Federativas do Brasil são os estados e o Distrito Federal. (Foto: Pinterest)

O que significa UF na prática?

Na prática, a Unidade da Federação é uma maneira de distribuir o poder em diversas esferas, descentralizando o que outrora era apenas de um estado ou governante. Dessa maneira, a gestão da nação respeita melhor às particularidades de cada região ao invés de uma única entidade tentar formar uma nação com as mesmas regras, sem respeito às particularidades regionais.

O que significa a sigla UF: os estados do Brasil e suas siglas

No Brasil, temos 26 Unidades da Federação e 1 Distrito Federal. A lista completa é a seguinte:

Acre – AC

Alagoas – AL

Amapá – AP

Amazonas – AM

Bahia – BA

Ceará – CE

Distrito Federal – DF

Espírito Santo – ES

Goiás – GO

Maranhão – MA

Mato Grosso – MT

Mato Grosso do Sul – MS

Minas Gerais – MG

Pará – PA

Paraíba – PB

Paraná – PR

Pernambuco – PE

Piauí – PI

Rio de Janeiro – RJ

Rio Grande do Norte – RN

Rio Grande do Sul – RS

Rondônia – RO

Roraima – RR

Santa Catarina – SC

São Paulo –  SP

Sergipe – SE

Tocantins – TO

Normalmente, esses estados são representados em documentos e formulários pelas suas siglas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!