Todos que usam computadores e dispositivos eletrônicos já ouviram falar bytes, megabytes, gigabytes, terabytes  e todos os termos semelhantes. E os bits? Onde se encaixam nessa ordem? Vamos explicar o que é esse termo e como ele está conectado com os outros.

O que é um bit?

Um dígito binário, ou bit, é a menor unidade de dados na computação. Um bit representa um dos dois valores binários, 0 ou 1. Esses valores também podem representar valores lógicos como Ligado e Desligado ou Verdadeiro e Falso. A unidade de um bit é representada por uma letra minúscula b.

O que significa bit na rede?

Na rede, os bits são codificados usando sinais elétricos e pulsos de luz que são transferidos através de uma rede de computadores. Alguns protocolos de rede enviam e recebem dados na forma de sequências de bits. Estes são chamados de protocolos orientados por bits. Exemplos de protocolos orientados por bits incluem o protocolo ponto a ponto.

As velocidades de rede são normalmente citadas em bits por segundo. Por exemplo, uma velocidade de 100 megabits representa uma taxa de transferência de dados de 100 milhões de bits por segundo, que pode ser expressa como 100 Mbps.

Bits e Bytes

Um byte é composto de oito bits em uma sequência. Você provavelmente está familiarizado com um byte como uma medida do tamanho do arquivo ou a quantidade de RAM em um computador. Um byte pode representar uma letra, um número, um símbolo ou outras informações que um computador ou programa pode usar. Bytes são representados por uma letra maiúscula B.

Significado de bits

Bits são a menor unidade de medida em dados, formando a base de toda a informação disponível para equipamentos eletrônicos. (Foto: How Not To Code)

Usos para os Bits

Embora às vezes sejam escritas em formato decimal ou byte, os endereços de rede, como endereços IP e endereços MAC, são representados como bits nas comunicações de rede.

A profundidade de cor nos gráficos do display é geralmente medida em termos de bits. Por exemplo, imagens monocromáticas são imagens de um bit, enquanto imagens de 8 bits podem representar 256 cores ou gradientes em escala de cinza. Os gráficos de cores reais são apresentados em gráficos de 24 bits, 32 bits e superiores.

Números digitais especiais, chamados chaves, são freqüentemente usados ​​para criptografar dados em redes de computadores. O comprimento dessas chaves é expresso em termos do número de bits. Quanto maior o número de bits, mais eficaz é a chave na proteção dos dados. Na segurança da rede sem fio, por exemplo, as chaves WEP de 40 bits provaram ser relativamente inseguras, mas as chaves WEP de 128 bits ou maiores são muito mais eficazes.

Bits não são só para computadores

Cada vez mais produtos utilizam eletrônicos em sua composição. Esses eletrônicos são geralmente programados com sequências de bits para executar tarefas específicas. Por exemplo, a placa central da sua geladeira é programada para ativar o motor quando a geladeira chega a uma certa temperatura. Sua máquina de lavar pode ter programado no sistema com bits em qual momento parar com a ação de bater a roupa e começar a bombear a água para fora da máquina, para depois então começar a centrifugar.

Estamos cercados hoje por bits. Onde você acha que os bits estão em sua casa? Quais dispositivos você usa que são programados e armazenam bits? Vamos ver como esses dados estão em nossas vidas.