Ao pesquisar um serviço de Internet, os fornecedores adoram anunciar um grande número. Esse número, que é a velocidade de download, medida em megabits por segundo ou Mbps e é geralmente o maior dos dois números que definem sua experiência de navegação. É oferecida uma velocidade de upload separada que pode variar de ser a mesma que a velocidade de download em conexões premium da Internet, até velocidades mínimas que mal se parecem com alto desempenho.

O que é velocidade de upload?

Simplificando, as velocidades de upload representam a quantidade de dados que você pode enviar em um determinado segundo. Isso tem um impacto óbvio em tarefas como o envio de email. Mas a largura de banda de upload também é consumida com cada item visto em uma página da Web.

Para baixar uma página da Web ou os elementos individuais, o computador deve primeiro enviar uma solicitação para download. Isso representa apenas uma fração da largura de banda geral necessária para navegar na Web, e é por isso que muitos provedores de serviços de Internet vendem serviços com velocidades de upload em uma fração das velocidades de download.

Velocidade de upload alta

Muitas aplicações modernas colocam uma demanda maior na largura de banda de upload do que no passado. Os jogos online e em tempo real, como o RPG online em massa para multijogadores, exigem uma comunicação bidirecional constante para atualizar seu computador sobre o que está acontecendo no mundo do jogo e para dizer aos outros o que você está fazendo no mundo do jogo.

A voz sobre IP também exige uma boa largura de banda de upload e download durante uma chamada, ou ocorrerão perdas e problemas na transmissão de voz. O mesmo vale para videochamadas.

Se você optar por executar qualquer um dos seus próprios servidores como um servidor Web, de jogos ou de e-mail, a largura de banda de upload disponível limitará seu desempenho para pessoas fora de sua rede.

Upload e download

Entenda o upload e o download para usar melhor sua internet. (Foto: Vrl Clicks)

Velocidade de upload compartilhada

Esses aplicativos com uso intensivo de upload apresentam um problema ainda maior quando vários usuários estão em sua rede. Se a largura de banda de upload for muito pequena, uma única chamada de VoIP poderá causar um atraso em jogos.

Com a família conectando mais aparelhos na rede, mais lenta vai ficando a internet porque o upload é compartilhado entre todos os dispositivos..

Qual é a velocidade de upload ideal?

Em uma residência média, as velocidades de upload ainda representam apenas uma fração de todo o tráfego da Internet. Ir muito baixo pode causar problemas, mas garantir uma taxa de dados mais alta pode custar caro.

Em geral, uma taxa de upload para download de seis para um deve acomodar a maioria das cargas. Para uma taxa de download de 10 Mbps, por exemplo, uma taxa de upload de 1,5 Mbps deve ser suficiente.

No entanto, essa proporção torna-se menor para conexões de largura de banda menor, pois alguns requisitos, como o VoIP, não diminuem à medida que a conexão se torna limitada. Para uma taxa de download de 1 Mbps, uma taxa de upload de 256Kbps ou uma relação de quatro para um é melhor.

Muitas ferramentas online gratuitas estão disponíveis para testar sua velocidade de upload atual. Serviços específicos, como jogos online por meio de consoles de videogame, exigem velocidades de upload significativamente mais altas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!