O que é logradouro

Escrito na categoria "Geral" por Alex Benfica.

O preenchimento de cadastros ou mesmo de dados para envio de correspondência geralmente pede para se preencher o logradouro. Esta palavra feia não dá muitas dicas sobre o que significa. Logradouro ou logradoiro é uma palavra usada para designar um local público qualquer, desde que reconhecido pela administração da cidade.

Esta definição faz com que o logradouro seja o termo usado na busca por CEP oferecida pelos Correios. Pode ser o nome usado para uma rua, avenida, jardim, praças, etc…

Só para você ter uma idéia, no cadastro dos correios logradouro pode significar ainda mais tipos de elementos, como travessa, trecho, setor, sítio, trevo, vale, vereda, viaduto, via, vila, viela, residencial, recanto, quadra, pátio, passarela, núcleo, morro, largo, loteamento, lagoa, ladeira, lago, feira, jardim, aeroporto, área, alameda, campo, colônia, chácara, conjunto, condomínio, esplanada, estrada, distrito, estação rodovia e claro, rua e avenida! São muitas maneiras de citar um endereço e se alguma instituição precisa conhecer todas elas, é o serviço postal.

O q é logradouro

Logradouro – Fique atento ao preencher cadastros

No preenchimento de correspondências e cadastros nem sempre é claro o que deve ser preenchido no campo logradouro. Em alguns casos é o endereço completo, com a rua e número, incluindo o complemento (casa, apartamento, fundos…). Em outros casos é apenas a rua pois há espaço separado para preenchimento do número e do complemento.

A regra geral para não se confundir e preencher incorretamente os cadastros é ler e ver quais campos existem ANTES de começar o preenchimento, assim não há como errar.

No próprio site dos Correios há uma busca de CEP por logradouro que solicita o preenchimento do logradouro que lá é bem separado entre tipo, logradouro e complemento. Não ficam duvidas.

Se o artigo foi útil, compartilhe com seus amigos e se torne assinante para receber outros em seu email.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, jogos, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Palpite Digital onde compartilha conhecimentos desde 2007!